Blog

Blog

28 de abr. de 2011

A maior batata doce do Brasil


Jornal Metas: 

A maior batata-doce do Brasil

Jornal Metas: A maior batata-doce do Brasil

Jornal Metas: A maior batata-doce do Brasil
Batata-doce de seis quilogramas, colhida no bairro Coloninha, pode ser a maior do Brasil, em comparativo com dados de site de recordes brasileiros.


O morador da Rua Henrique Gorish, 139, no bairro Coloninha, Augusto Hélio Tomaselli, colheu a maior batata-doce do Brasil. Segundo o site www.rankbrasil.com.br, a maior hortaliça já colhida em solo brasileiro foi de 4,2 quilogramas, em Xanxere, aqui no estado de Santa Catarina.


Parece que o solo catarinense é bom para esse tipo de plantio, pois a hortaliça colhida por Augusto pesava 6,185 quilogramas, quase dois quilos a mais que o recorde nacional.

Como contou ao Jornal Metas, o próprio Augusto fez o plantio na horta nos fundos de sua casa e quando foi roçar o terreno verificou o alimento de tamanho e peso exuberantes.

Para que ninguém duvidasse de sua batata, Augusto levou o alimento ao supermercado e na balança digital provou o peso da hortaliça.

Para se ter uma noção do tamanho desta hortaliça, são necessárias 29 batatas de 121 gramas para se chegar ao mesmo peso.

A terra bem adubada facilita o crescimento da hortaliça e devido aos elementos orgânicos, ela brota e cresce sem nenhuma dificuldade, como vimos no caso da batata-doce do bairro Coloninha.


Batata-doce


Esta hortaliça é a quarta mais consumida no Brasil, principalmente entre os meses de maio e agosto. É rica em carboidratos, vitamina A, vitaminas do complexo B e sais minerais, como: cálcio, fósforo e ferro. Tem sua origem no continente americano. A principal vantagem é que não precisa de grandes cuidados no seu cultivo.