A coluna vertebral é o nosso eixo central do corpo. Além se oferecer sustentação, ela é um duto de feixes nervosos que liga diversos órgãos e outras partes do corpo ao cérebro. Para manter a saúde e da coluna é necessário tomar medidas de precaução e adotar postura correta, tanto no dia a dia como na hora de ir dormir. Pequenas mudanças de hábitos podem fazer com que as dores na coluna diminuam bastante.
Muitas crianças e jovens nos dias de hoje passam bastante tempo em frente ao computador ou vídeo game e dependendo da postura que eles tomam nesses momentos de lazer, a coluna sofre aos poucos uma distorção, e causa um desequilíbrio nesse eixo central do corpo. Muitas vezes tarefas repetitivas como carregar peso ou fazer a limpeza da casa de forma errada também acaba prejudicando, e muito, a saúde das costas.
dores-coluna-cuidados
Os principais tipos de problemas da coluna vertebral são: cifose, lordose, escoliose, artrose e hérnia de disco. A escoliose, por exemplo, é causa pela má postura, distorcendo a coluna para um dos lados, resultado do uso prolongado de apenas um dos lados da coluna, ou por exercer mais força em um desses lados. Geralmente os jovens que ainda frequentam a escola costumam levar mochilas muito pesadas, com peso desnecessário, ou as meninas, que levam bolsas com peso superior ao recomendado penduradas em um dos ombros.
O momento de dormir é outro fator importantíssimo para se evitar problemas de dores na coluna. O mais indicado é se dormir de barriga para cima, com a coluna reta e alinhada. É necessário saber que sempre é possível evitar dores nas costas escolhendo sempre um bom colchão e um bom travesseiro. Geralmente o travesseiro possui o núcleo que proporciona elasticidade e isolamento térmico, e a base de sustentação, que amortece os impactos.
Ao contrário do que muitas acreditam, dormir com a barriga para baixo além de desconfortável atrapalha a respiração. O ideal mesmo é dormir de barriga para cima, e se possível colocar um travesseiro fino embaixo das pernas. Não usar travesseiro muito alto, ou muito fino também é essencial, pois a altura interfere notoriamente na qualidade e no conforto do sono.