Blog

Blog

30 de abr. de 2011

Sexo!...



Você sabia que alguns povos praticavam a castração para impedir a manifestação de doenças?

No século V a.C., romanos e gregos castravam meninos para evitar a ocorrência futura de hérnias. Já os franceses acreditavam que a castração poderia curar reumatismo, lepra e gota. Enquanto isso, os americanos, até o início do século passado, praticavam-na rotineiramente em doentes mentais e epilépticos.

Você sabe como surgiu a tradição da luz vermelha nas portas de bordéis?

As lanternas vermelhas usadas para simbolizar as casas de prostituição tiveram sua origem com os chineses, que colocavam lamparinas vermelhas de bambu e seda na entrada de suas "casas de vinho". As "casas de vinho" eram bares onde se praticava a prostituição de forma ilegal. Posteriormente, imigrantes chineses disseminaram o costume por diversas partes do mundo, especialmente na Califórnia.

O que é dorafilia?

Dorafilia, adoração por pele ou couro, é considerada um fetiche, quando manifestada durante o sexo. O tato ou o cheiro do couro dão a muitos uma sensação de poder. Para alguns, isto é explicado pelo fato de se assumir inconscientemente a personalidade do animal, cuja pele é vestida. Conta-se que Nero, o imperador que incendiou Roma, vestia-se com uma pele de animal e incorporava bichos ferozes para abusar sexualmente de pessoas amarradas em estacas.

O que acontecia se um homem não realizasse suas funções de marido e falhasse na geração de uma criança?

Nesses casos, a Igreja introduzia um grupo especial de investigadores particulares. O grupo era composto por mulheres experientes que verificariam as genitálias do marido para ver se eram apropriadas, se não eram deformadas, enfim...se havia motivos que impedissem a consumação do casamento. Se os motivos existissem, o casal poderia se separar.

Masturbação causa loucura?

Masturbar-se sempre foi uma prática polêmica e repudiada pela igreja. Na Antiguidade, estimular-se sexualmente era tolerado. Os greco-romanos desestimulavam esse comportamento até os 21 anos. Os antigos egípcios acreditavam que um ato de masturbação do deus Atum criou o universo. Para a cultura judaico-cristã, qualquer prática que não levasse à procriação foi, durante anos, severamente punida. Durante o período da Inquisição, o "masturbador" poderia ser considerado herege e condenado à fogueira. No século XVIII, a masturbação virou doença grave. O suíço Tissot lançou em 1760 uma condenação científica dessa prática. Atribuíam à masturbação a loucura, ataques epiléticos, cegueira, cãibras, pêlos nas mãos, espinhas. Hoje, apesar do preconceito sobre a questão, entende-se a masturbação como uma prática para conhecimento do corpo, do prazer e das emoções.

O que causa as ereções noturnas?

A ereção noturna é involuntária e ocorre durante o período de sono mais profundo. Um sonho erótico pode estimular a ereção ou, até mesmo, provocar uma ejaculação noturna, conhecida como polução. A ereção matinal, percebida ao acordar, é causada pelo enchimento da bexiga que comprime a próstata e os nervos responsáveis pela ereção.

Você sabia que fazer sexo com uma mulher menstruada já foi motivo de penitência?

Na Idade Média, a Igreja, ao lado do senhor feudal, era a principal força da sociedade. Claro que regulava a vida do homem naquele período. Isso inclui a vida sexual. Havia normas de condutas para os casamentos "legítimos". Nada de sexo às quartas, sextas-feiras e aos domingos. Nada de sexo durante a gravidez nem trinta noites depois da gravidez. E aqueles que mantivessem relações com sua mulher durante "sua doença mensal" tinham de fazer penitência por vinte dias.

Você sabe que aparelhos já foram inventados para impedir a masturbação?

Várias foram as invenções para se proibir essa prática. Uma delas é a atadura anti-masturbação, do dr. Lafond. Os órgãos genitais eram escondidos embaixo de envelopes que permitiam a excreção da urina. Por baixo disso, um cofre de ouro ou de prata, que tinha a forma e o tamanho do pênis, vestia-o e o garantia a salvo de qualquer tentação. Outra invenção foi um detector de ereção ligado a um fio que ficava ao lado do quarto dos pais de um jovem. Quando havia ereção, um sino tocava. Quanto às mulheres, havia a extirpação do clitóris foi preconizada na Europa, principalmente durante o período vitoriano, na Inglaterra. O clitóris era queimado a ferro quente.

Você sabe para que as máscaras serviam?

Inicialmente, as máscaras eram um instrumento para as prostitutas ocultarem a sua identidade. Com o passar do tempo, elas se popularizaram entre as mulheres das classes altas. Nos bailes da corte, as máscaras eram uma forma de diversão, que abrangia desde meros flertes até mãos errantes, impensáveis para os padrões morais da época. Os bailes, após mais de um século de existência, foram então censurados pelos líderes religiosos.

Você sabia que o prato macarrão à puttanesca faz referência à prostitutas?

O conhecido molho de massas foi criado na cidade italiana de Nápoles e existem duas versões para a origem do nome puttanesca. A primeira diz que as prostitutas locais teriam inventado a receita porque era rápida e podia ser feita nos intervalos entre um cliente e outro. A segunda versão afirma que o odor agradável do prato atrairia clientes que passassem perto dos prostíbulos.


Você sabe quem eram as ninfas?

Para os antigos gregos, eram jovens e lindas divindades secundárias, que habitavam os bosques, o mar e as fontes. Acreditava-se que eram as responsáveis por propiciar a fertilidade e a harmonia no mundo, e serviam aos principais deuses com suas doces e espirituosas brincadeiras em sedutores festejos. A palavra ninfa passou a designar uma linda e jovem mulher; passou a designar também jovens mulheres dotadas de um apetite sexual insaciável.

Você sabe qual é a origem do nome orquídea?

O nome orquídea deriva da genitália masculina. Orchidaceae, como é chamada a família da planta, significa testículos em grego e pode ter suas origens em uma antiga noção de que a flor possuía qualidades afrodisíacas.