Blog

Blog

5 de jul. de 2012

Dinamite foi patenteada há 144 anos.



Em 25 de novembro de 1867, Alfred Nobel conquistou a patente de sua maior invenção: a dinamite. Anos antes, o químico sueco bolou um dispositivo capaz de provocar explosões de maneira controlada, abrindo muitas possibilidades e facilitando o trabalho em áreas como a construção civil.
Para comemorar, nada melhor do que acompanhar alguns exemplos do que a invenção de Nobel proporcionou. A seleção acima contém mais do que estouros provocados por dinamite.

Cientificamente comprovado: filmes de Michael Bay têm mais de uma explosão por minuto

Uma das críticas que o cineasta Michael Bay mais recebe é de que os filmes dirigidos por ele pecam em roteiro e desenvolvimento de personagens, mas abusam de efeitos sonoros e, principalmente, explosões.
Agora, o responsável pela série Transformers e os filmes-catástrofe “Pearl Harbor” e “Armageddon” não tem mais argumentos contra essas críticas: uma série de infográficos feitos pelo site Frankenspace prova que explodir coisas é mesmo a atividade favorita do cineasta: só em “Transformers – O Lado Oculto da Lua”, o longa mais recente de Bay, foram 283 bolas de fogo.
Os outros infográficos mostram a contagem de corpos nos filmes do diretor (que foi maior no segundo capítulo da trilogia dos robôs gigantes), o número de explosões por dólar recebido (quanto mais destruição, mais dólares arrecadados) e até a porcentagem de lucro (bem mais que o dobro do custo de produção de cada longa-metragem). Confira as imagens na galeria abaixo.

Engenheiros usam ciência para provocar uma série de explosões

Vídeo produzido por estudantes da University of British Columbia tenta convencer novatos de que a ciência também pode ser algo divertido.
O que você faz quando é parte do departamento de engenharia de uma universidade e tem diversos elementos químicos sobrando? Você mistura cada um deles e espera que as explosões resultantes não matem ninguém. Para tornar tudo ainda melhor, nada como filmar a experiência e depois divulgá-la através do YouTube.
Foi isso o que fizeram estudantes de engenharia da University of British Columbia durante o evento Fun With Science. Com o objetivo de convencer os calouros de que a ciência não precisa ser necessariamente algo chato e extremamente sério, estudantes misturaram elementos químicos à água com resultados bastante interessantes.
Não sabemos se a produção convenceu alguém a ter mais interesse na carreira científica, mas com certeza serve como prova de que os elementos certos nas mãos erradas podem provocar um estrago considerável. Não é preciso avisar que as experiências mostradas no vídeo não devem ser reproduzidas em qualquer ambiente ou sem a presença de um supervisor responsável.

Explosão de palitos de sorvete [Iberê]

Você já imaginou que palitinhos de madeira podem ser carregados com energia elástica? Confira neste vídeo.
Você acha que é possível transformar simples palitos de sorvete em uma bomba carregadíssima com energia potencial elástica? Este vídeo vai provar que é. Acompanhe os passos da experiência criada por Iberê Thenório para saber como fazer uma verdadeira explosão de palitos de madeira.

Material necessário

  • 50 palitos de sorvete (vendidos em papelaria)

Como fazer

Para criar a explosão de palitos você vai precisar de um pouco de paciência. O principal aqui é saber organizar a “bomba” da maneira correta, o que envolve dispor os palitos exatamente como Iberê Thenório explica em seu vídeo. É a “trança” de palitos que vai fazer com que o sistema gere a energia potencial elástica necessária para que tudo vá pelos ares.

Como você pode ver no vídeo, a brincadeira pode ser utilizada também para fazer “pegadinhas” com seus amigos. Basta deixar os palitos embaixo de alguma coisa que seja necessária para alguém. Assim que a pessoa precisar do item, vai detonar toda a estrutura.
.....
Essa é uma das experiências mais simples que você pode fazer em sua casa. Não envolve fogo, nem substâncias líquidas, por isso a única sujeira que ela gera são os próprios palitos. Por falar neles, tome bastante cuidado para que seus olhos não sejam atingidos.

Como implodir uma lata de refri [Iberê]

Você sabia que calor e pressão atmosférica andam juntos? Então confira uma experiência feita especialmente para provar essa relação.
O Tecmundo está trazendo mais uma experiência de Iberê Thenório para você. Desta vez, vamos ver como é fácil fazer com que uma latinha de refrigerante seja implodida somente com a força da pressão. É um ótimo experimento para entender, na prática, que a pressão atmosférica e a temperatura andam juntas.

Materiais necessários

  • Latinha de refrigerante vazia e lavada
  • Líquido supergelado
  • Fogão
  • Luva de proteção

Como fazer

Realizar o procedimento para implodir a latinha é bastante simples. Você só precisa colocar um pouco de água nela e em seguida colocá-la sobre uma boca acesa do fogão. Quando a água começar a ferver, utilize a luva de proteção para retirar a lata das chamas e a coloque de boca para baixo, no recipiente de líquido bem gelado.

Ela será sugada magicamente – ou quase isso. A água começa a ser evaporada quando é aquecida e, assim que a lata é colocada no líquido frio, a refrigeração acontece de maneira muito rápida. A pressão que o vapor estava fazendo para fora acaba e a pressão interna age fortemente. E é por isso que você vê a latinha sendo implodida.
.....
Viu como é simples? Tudo isso foi mostrado nas aulas de física do colégio, mas com um pouco de experiência visual fica ainda mais fácil de compreender a matéria.