Blog

Blog

31 de jul. de 2012

Coliseu vai ser restaurado 73 anos após a última reforma

Coliseu de Roma


O monumento vai continuar aberto durante os trabalhos de restauro que terão início no dia 31 e que deverão durar entre 24 a 26 meses.

Os trabalhos de restauro do Coliseu de Roma, que servirão para reforçar a estrutura de um dos monumentos mais visitados em todo o mundo e para mostrar aos turistas mais 25% da sua superfície, vão ter início no dia 31 deste mês.

Hoje, no decorrer de um encontro para a apresentação das listas de apoio aos candidatos às eleições autárquicas de Roma, que irão decorrer no próximo ano, o presidente da Câmara, Gianni Alemanno, informou que estava confirmada a data do início do restauro, financiado por uma empresa de calçado.

"A 31 de julho começará a restauração do Coliseu. Há 73 anos que não se fazia um restauro total", anunciou Alemanno, do partido conservador O Povo da Liberdade (PDL), de Silvio Berlusconi.

Inicialmente, o Ministério da Cultura italiano tinha previsto o início das obras para a primavera passada, mas uma série de polémicas adiaram os trabalhos cujo custo está estimado em 25 milhões de euros.


 Coliseu de Roma está a ficar inclinado

     Three Days in Italy #12: Inside the Colosseum - Dentro do Coliseu de Roma

     Three Days in Italy #13 Imperial Fora (Fóruns Imperiais de Roma)

     Three Days in Italy #14 - Final (Despedida de Roma)

     COLISEU DE ROMA - ITÁLIA (Colosseum in Rome - Italy)

     Giramundos entrando emocionado dentro do Coliseu de Roma na Itália - www.giramundos.com

     
O Coliseu de Roma, um dos monumentos italianos mais conhecidos, sofreu um desnivelamento de 40 centímetros no lado sul, revelaram hoje as autoridades italianas, antes do início dos trabalhos de restauro do anfiteatro construído no século I.

A causa provável desta inclinação são as «vibrações» provocadas pelo tráfego automóvel, pelo metropolitano e pelos helicópteros que passam diariamente pela zona do monumento, um dos mais visitados a nível mundial, indicaram fontes ligadas ao Coliseu.

Apesar do desnivelamento ter sido detectado pelos especialistas há cerca de um ano, os responsáveis pelo monumento optaram por só agora revelar a informação, uma vez que «não é preocupante».

Segundo as mesmas fontes, nos últimos dois meses uma equipa de peritos tem vindo a medir com sensores o comportamento da estrutura para confirmar as causas desta inclinação e determinar uma possível intervenção.

Esta intervenção poderá ocorrer de forma independente aos trabalhos de restauro do monumento, que deverão começar brevemente, indicaram os responsáveis.

Sobre os trabalhos de restauro, o ministro do Património Cultural italiano, Lorenzo Ornaghi, dará mais pormenores na terça-feira durante uma conferência de imprensa conjunta com o empresário italiano Diego de la Valle, responsável pelo financiamento do projecto.

Durante o processo, cuja realização deverá prolongar-se por três anos, o Coliseu de Roma não irá interromper a sua actividade e poderá ser visitado.

fonte: Sol