Blog

Blog

15 de mar. de 2011


Fotos jornalísticas que marcaram a última década!...


As imagens a seguir podem ser um pouco fortes, contendo cenas de violência e tragédia, se preferir não ver clique aqui para voltar para a página inicial.

Já demos adeus a uma das décadas mais agitadas da história, a primeira do século XXI (2001 – 2010). Uma tentativa de retratar visualmente esta década revela que as guerras e calamidades naturais marcaram os anos. Um olhar atento incita a pensar sobre como é complexo o mundo que vivemos.




Avião sequestrado aproxima-se do World Trade Center, pouco antes de colidir com o prédio, em 11 de setembro de 2001, em Nova Iorque.



Uma pessoa cai da torre norte do World Trade Center, no 11 de setembro de 2001, depois de terroristas jogarem dois aviões sequestrados contra os prédios, levando-os ao chão.






Concorde da Air France, voo 4590, decola com fogo à esquerda. O avião caiu logo após a decolagem, matando todas as 109 pessoas a bordo e outras quatro no chão. Um empresário japonês tirou essa foto de dentro de outro avião.






Um menino queniano, aos gritos, vê um policial na porta da sua casa, na favela de Kibera Nairobi, em 17 de janeiro de 2008. Centenas de policiais entraram em confronto com partidários do líder da oposição do Quênia, Raila Odinga.






Repórter do Wall Street Journal, Daniel Pearl, é visto na imagem enviada à órgãos de comunicação. Pearl, um americano de 38 anos de idade, foi sequestrado em Karachi, Paquistão, dia 23 de janeiro de 2002, por um grupo que se autodenomina “O Movimento Nacional para a Restauração da Soberania do Paquistão”. O então presidente, George W. Bush, disse que iria seguir todas as pistas que pudessem resgatar Pearl.






Destroços do ônibus espacial Columbia cruzam o céu do Texas, em 01 de fevereiro de 2003. Pedaços do ônibus, que desintegrou-se, ficaram espalhados a leste do Texas.






Um homem iraquiano observa um soldado norte-americano enquanto cobre o rosto de uma estátua de Saddam Hussein com uma bandeira americana antes de derrubá-la, em 9 de abril de 2003. Momentos depois, a bandeira americana foi removida.






A soldado Lynndie mantém uma coleira amarrada ao pescoço de um preso na prisão de Abu Gharib, em Bagdá, Iraque, em 2003.






Líder iraquiano Saddam Hussein sendo arrastado para fora do seu esconderijo, após sua captura por tropas dos EUA, em 13 de dezembro de 2003, num buraco subterrâneo em uma fazenda no vilarejo de Ad-Dawr. A imagem faz parte de uma série de imagens do ditador deposto não autorizadas para divulgação, que tem circulado nos últimos anos na internet.






Crianças frequentam aulas de balé usando máscaras para se proteger da Síndrome Respiratória Aguda Grave, SARS, em Hong Kong, em 27 de abril de 2003.






Membros da guarda de honra militar, de plantão ao lado do caixão do ex-presidente dos EUA, Ronald Reagan, em 10 de junho de 2004, em Washington.






Uma menina iraquiana de 9 anos se recupera de uma fratura no crânio e duas pernas quebradas. Um veículo do Exército dos EUA colidiu com o carro de sua família. Em 9 de novembro de 2004.






Fotógrafo Arko Datta, da agência Reuters, mostra uma mulher indiana lamentando a morte de um parente na catástrofe do tsunami asiático, em 28 de dezembro de 2004.






Da esquerda para a direita, o presidente norte-americano George W. Bush, sua esposa Laura, seu pai, o ex-presidente George Bush, Bill Clinton e a Secretária de Estado, Condoleezza Rice, no velório do Papa João Paulo II, dentro da Basílica de São Pedro, no Vaticano, em 6 de abril de 2005.






O corpo de uma vítima do furacão Katrina flutuando, em Nova Orleans, 1 de setembro de 2005.






Uma mulher leva o corpo do filho de seis anos, enquanto chora. Ele foi morto quando o carro da família ficou sob fogo por desconhecidos armados em Baquba, capital da província iraquiana de Diyala, 60 km a nordeste de Bagdá, em 16 de setembro de 2007. O irmão de 10 anos do menino ficou ferido no ataque.






O senador Barack Obama é coberto de afagos depois de seu discurso, Minnesota, 3 de junho de 2008.






Peixe permaneceu preso em uma cerca quando a enchente causada pelo furacão Ike recuaram. Em 15 de setembro de 2008.






Garoto carrega irmão nas costas e ambos choram enquanto acontece batalha entre os rebeldes e o exército do Congo, em 6 de novembro de 2008.






Um homem armado, identificado pela polícia como Ajmal Qasab, percorre a estação ferroviária Chatrapathi Sivaji, em Mumbai, India, 26 de novembro de 2008. Qasab, o único atirador capturado depois de um cerco de 60 horas.






Passageiros de um airbus da US Airways esperam ajuda após o avião fazer um pouso forçado nas águas geladas do rio Hudson, em Nova York, em 15 de janeiro de 2009.






Barack Obama momentos antes de sair para ser empossado pelo Chefe de Justiça John Roberts, como o 44° presidente dos Estados Unidos, em 20 de janeiro de 2009.






Filha de Michael Jackson, Paris, é consolada pelos tios no velório do Rei do Pop, no Staples Center, em Los Angeles, em 7 de julho de 2009.






Marines norte-americanos dormindo em buracos, na província de Nawa, Afeganistão, em 8 de julho de 2009.

Fonte: Baratonta