Blog

Blog

25 de mar. de 2011

O que fazer quando o nariz sangra?...


O que fazer quando o nariz sangra

A sabedoria popular é muito antiga, desde os primeiros indícios do homem na Terra, existem remédios para a cura, são técnicas, métodos, ervas, chás, simpatias e mais um monte de coisas que é muito comum ouvirmos de nossas mães e avós, enfim a cada dia que passa essas sabedorias vão perdendo espaço para os avanços da medicina, muitas coisas podem funcionar e são verídicas, porém há diversas coisas que as pessoas falam sem saber ao certo se é verídico ou não, como por exemplo quando o nariz sangra, a primeira coisa que a maioria das pessoas fazem é inclinar a cabeça para trás, com o objetivo de cessar o sangramento, evitando que ele se escorra, isso gera muita polêmica e esta não é a atitude mais correta a ser tomada.
Mais da metade da população já sofreu ou irá sofrer um sangramento nasal, isso ocorre devido a diversos fatores, o nome científico é epistaxe e pode ocorrer em três partes do nariz, nas paredes laterais do nariz, no septo e na parte elástica que separa as narinas se encontra na frente do septo. As causas do sangramento podem ser por traumatismos, uso de antialérgicos, corticosteróides e descongestionantes, o clima seco causa o ressecamento da mucosa que pode ocorrer o sangramento, temperatura muito baixa, ar condicionado, infecções bacterianas e virais. Ainda há condições sistêmicas que podem causar o sangramento como insuficiência renal, hepática, linfomas, hemofilia e leucemia. Maioria das pessoas inclina a cabeça para trás com medo de que o sangramento não pare, porém maioria dos casos de sangramento é auto limitada, ou seja, tem limite e a solução mais eficaz não é deitar-se ou inclinar a cabeça para trás, desta forma o sangue escorre pela faringe e pode chegar às vias aéreas e até no estomago causando maiores problemas, a medida mais correta é comprimir com o polegar e o indicador a narina, mantendo-a fechada por quinze minutos, segurando com os dedos como uma pinça, durante este tempo é preciso sentar de maneira confortável, não se deve deitar, a cabeça deve ser mantida ereta juntamente com o pescoço, enquanto isso o ideal é não forçar a respiração pelo nariz e manter durante os quinze minutos a respiração pela boca.
Há casos de hemorragia que a técnica deve ser feita por profissionais e com auxilio médico. Se o método não for eficiente e o sangramento não cessar após os quinze minutos é imprescindível procurar um atendimento de urgência médico, na maior parte dos casos de sangramento nasal não há necessidade de consulta médica, porque pode ocorrer por simples fatores e da mesma maneira cessar, porém o sangramento pode significar algo mais sério, por isso se o sangramento persistir procure imediatamente um médico. Muitas pessoas acreditam que a pressão alta e os pacientes hipertensos sofrem com as crises, pode ocorrer de coincidir de este paciente sofrer de sangramento nasal e ser hipertenso, porém os dois problemas não têm ligação nenhuma. Cuide de sua saúde e seu corpo para que não tenha maiores problemas, a ajuda médica é sempre a mais correta e melhor opção.