Blog

Blog

26 de mar. de 2011

Ortorexia o que é?...


Ortorexia o que é?

Cuidar da alimentação é muito importante, se preocupar com a qualidade dos alimentos, procurarem incluir alimentos saudáveis no cardápio diário, esta preocupação tem aumentando na sociedade atual, porém ainda é pouco comparando com milhões de pessoas que se alimentam de forma errada, os estímulos para ter uma vida mais saudável são muitos, as informações são mostradas através de documentários na TV, em jornais, revistas, entre muitos outros meios de comunicação, porém tudo isso tem seu lado positivo e negativo, o objetivo de mostrar que a alimentação balanceada, livre de gorduras, calorias e rica em nutrientes é para que as pessoas se conscientizem que é preciso moderação para tudo, tudo em excesso pode oferecer algum malefício e efeitos colaterais e mesmo o que pode ser muito benéfico. Há alguns anos surgiu a ortorexia, um transtorno alimentar que tem atingido muitas pessoas aparentemente saudáveis e é um distúrbio psicológico que pode causar a depressão e o estresse.
A obsessão é o principal sintoma de quem sofre a ortorexia, é muito comparado com a bulimia, mas a diferença entre os dois distúrbios é que a ortorexia a obsessão é pela alimentação saudável, desta forma o paciente permite-se a alimentação, a bulimia não, tudo que é ingerido é descartado através do vômito forçado ou estimulado. Estas pessoas permitem-se alimentar apenas de alimentos saudáveis, não comem alimentos feitos por estranhos, em restaurantes e bares inspecionam os alimentos preparados, checa o rótulo dos alimentos industrializados analisa calorias, nutrientes e tudo que pode oferecer algum dano a sua saúde. Pais que sofrem a ortorexia tendem a criar seus filhos rigorosamente e podem até estimular distúrbios e síndromes nestas crianças. As conseqüências deste distúrbio alimentar afeta principalmente a socialização, as pessoas tendem a se afastar, se distanciando dos amigos, familiares causando o isolamento, capacidades e desempenho, nos estudos e na escola podem começar a diminuir devido à ocupação total dos pensamentos voltados para a alimentação.
A obsessão causada pelo distúrbio tem o objetivo de ser rigoroso com si mesmo e com as pessoas mais próximas, para as pessoas é visto como um ato correto é desde que não se torne uma obsessão cheia de restrições e regras, esta pessoa pode estar sujeita a riscos, doenças como anemia e a deficiência por certo nutriente. O tratamento é uma combinação de psicoterapia e da terapia nutricional, ou seja, o acompanhamento nutricional e psicológico. São poucas as pessoas que possuem o distúrbio que procuram ajuda profissional pelo fato de entenderem esta obsessão como uma postura correta quando na verdade seu corpo pode estar saudável, porém sua mente danificada por pensamentos repetitivos, preocupações, limites, restrições e obsessão. A alimentação saudável é necessária, porém não são apenas os alimentos que podem garantir qualidade de vida, sozinhos eles tem seus benefícios reduzidos, é necessário combinar a boa alimentação com hábitos saudáveis, prática de atividades físicas, moderação e bem estar.