Blog

Blog

22 de abr. de 2011

AMAZÔNIA


Amazônia

Maior quelônio de água doce do mundo


Com uma média de vida acima de 100 anos, a tartaruga-da-amazônia pode pesar até 60kg


A tartaruga-da-amazônia é o Maior quelônio de água doce do Brasil. Da família pelomedusídeos, a tartaruga fluvial é encontrada no rio Amazonas e seus afluentes.

É uma espécie de grande porte. Uma tartaruga adulta pode chegar a medir até 1,5m de comprimento e 60cm de largura, e pesar até 60Kg.

Seu casco tem formato oval e os ossos são cobertos por um escudo córneo. A carapaça geralmente é preta acinzentada e o dorso é amarelo, com manchas escuras na parte ventral.

Possui patas curtas e potentes: a anterior tem cinco unhas e a posterior, quatro. A cabeça é achatada e pequena. A recordista também é conhecida pelos nomes de araú, jurará-açu e tartaruga verdadeira.

A tartaruga possui inimigos naturais quando filhotes, que são os urubus, as piranhas, os jacarés, os jaús e alguns peixes grandes.

A época de reprodução destes répteis vai de setembro a dezembro. A tartaruga enterra uma média de 60 a 100 ovos em um buraco de 44 a 56cm de profundidade, espalhando areia para cobri-los e camuflar o local.

Dentro de 45 a 60 dias nascem as tartaruguinhas, que imediatamente correm para o rio. O local da postura é chamado tabuleiro.

Os filhotes se alimentam de pequenos peixes e plantas aquáticas. O alimento preferido das tartarugas adultas são as frutas, que variam conforme os meses do ano, devido à época de amadurecimento.

Caracteristicas

Nome vulgar: tartaruga-da-amazônia

Classe: Reptilia

Ordem: Chelonia

Família: Pelomedusidae

Nome científico: Podocnemis expansa

Distribuição: norte do Brasil, Guianas, Venezuela e Colômbia

Habitat: baías dos grandes rios

Hábito: diurno

Comportamento: grupo

Longevidade: acima de 100 anos

Época reprodutiva: outubro a março

Reprodução: incubação - 250 dias

Alimentação na natureza: vegetais e peixes

Alimentação em cativeiro: vegetais, peixes, carne moída e ração

Causas da extinção: seus ovos e filhotes são utilizados como alimento pelos moradores da região Amazônica.