Blog

Blog

13 de abr. de 2011

As pessoas e seu comportamento nas organizações!..


As pessoas e seu comportamento nas organizações



Você recorda quando se deu os avanços da tecnologia? Foi desde a década de 80. A partir dos avanços, surgiu mais um novo problema para a sociedade moderna, lembra qual foi? Foi à supervalorização da máquina que acompanhada de equipamentos inteligentes e cada vez mais modernos, acabou desvalorizando a existência do ser humano como gerador de lucros e conseqüentemente esquecendo o comportamento dele dentro das organizações.

Esse fato gerou como conseqüência um grande impacto para o mundo das pequenas e grandes empresas, pois, mesmo com máquinas de alta tecnologia, foi percebida uma grande queda no rendimento das atividades exercidas pelas pessoas que, de alguma forma, interagiam com essas máquinas, direta ou indiretamente.

Comportamento/empresas

Bem sabemos que cada pessoa se comporta de maneira diferente em uma organização e diversos fatores tais como os ambientais ( representado pelo grupo social, cultura, ambiente físico ); individuais ( representando a infância, adolescência e a fase adulta ) e a própria personalidade afetam nestes comportamentos. Você sabe por que as pessoas apresentam diferenças individuais no desempenho do trabalho? É por dois motivos principais: O primeiro é porque cada pessoa nasceu diferente da outra e o segundo é porque elas no decorrer do tempo passam a ter experiências de vida diferentes.
Nós, humanos, somos seres constituídos de sentimentos e desejos. Esses fatores influenciam muito no comportamento que cada um de nós adotamos dentro de uma organização: Se estivermos felizes, trabalharemos felizes, realizaremos as atividades com prazer, com mais atenção, cuidado, produziremos mais, sem contar que contagiaremos o ambiente no qual estivermos inseridos; Se estivermos tristes e insatisfeitos, a tendência é cair o rendimento, a taxa de abstenção aumentar, reclamarmos o tempo inteiro, além de contaminarmos todo o ambiente de forma que deixemos todo o grupo doente. Você já presenciou situação parecida?! Acredito que sim.

Atualmente, as organizações percebendo que valorizar capital humano é sinônimo de vida organizacional saudável, passaram então a investir pesado neste setor. Percebe-se hoje o cuidado de muitas empresas no bom trato para com os colaboradores e sempre disponibilizando melhores condições de trabalho para sua equipe. Não resta dúvida que esses incentivos refletem nos resultados organizacionais, ou seja, tudo o que foi investido neste setor volta para a organização sob a forma de lucratividade. Vale a pena investir, pois tanto seu colaborador quanto sua empresa ganham neste processo.