Blog

Blog

2 de abr. de 2011

Capacete com airbag para ciclistas!...


Capacete com airbag para ciclistas



Depois dos pedestres, os elementos mais frágeis do trânsito são os ciclistas. Embora estejam à disposição deles inúmeros itens de segurança, poucos se equipam o suficiente para evitar traumas mais fortes em caso de acidente. Capacete então, só é visto na cabeça de ciclistas profissionais. Para tentar remediar um pouco essa situação, estudantes da Univerdade Técnica de Lunds, na Suécia, criaram uma espécie de capacete com airbag embutido para proteger a cabeça e o pescoço em caso de acidentes.

Capacetes com airbag para ciclistas

Denominado Hwding, a peça na verdade parece mais um cachecol hi-tech, com um dispositivo capaz de detectar e diferenciar uma colisão da movimentação brusca da bicicleta, comum na condução desse tipo de veículo. Para fazer funcionar esta porção eletrônica, o Hwding conta com uma bateria recarregável via USB.

O princípio de funcionamento do Hwding é semelhante ao dos airbags para automóveis: detectada a coisão, um cilindro cheio de gás hélio é acionado, inlfando o airbag em um décimo de segundo. Ele permanece inflado pelo tempo suficente de proteger o ciclista das conseqüências do acidente.

O único senão é que, ao preço inicial de 260 libras, o equipamento não tem reposição: usou, só outro. Para esses casos, a empresa que vai produzir a equipamento estuda dar descontos para os clientes que precisem trocar seu Hwding usadoVeja como ele funciona no vídeo abaixo:

Fonte: Techtudo