Muito se tem falado nos inúmeros investimentos que o Brasil receberá por conta da Copa do Mundo de 2014  a qual será realizada aqui, como também sobre investimentos para as Olímpiadas. Grandes obras serão realizadas em áreas de infraestrutura, segurança, saúde, hotelaria, profissionalização e capacitação de pessoal para atuarem durante e pós-eventos, e que certamente irão proporcionar até mesmo uma melhoria de vida para muitos brasileiros. Mas será que haverá um legado que realmente poderá ser útil após estes eventos?
Um Copa do Mundo de fato encanta a todos os brasileiros, como país que mais ama o futebol e que tem até mesmo o envolvimento com a vida através deste esporte; no que diz respeito ao bem estar que ele proporciona, todos ficamos felizes em receber um evento deste porte. Entretanto, precisamos salientar que o total de gasto a ser investido em tudo o que engloba uma Copa é absurdo em contexto de Brasil.

copa-2014-legado-brasil



Temos condições de realizar a maior festa do futebol mundial? Sim! Temos certeza! Mesmo assim, precisamos ou nossa política pública precisa rever o fato desses investimentos só serem postos em prática a partir de um evento externo e não por uma necessidade interna. Existirá um legado após esses eventos milionários? Temos potencial para que isto ocorra, mas talvez o problema seja a consciência de nossos políticos; veja, por exemplo, a questão da segurança pública, todos nós sabemos que após a Copa, a segurança voltará a ser aquela situação jogada ao vento, onde os brasileiros são vítimas das leis frouxas e de bandidos que não respeitam nem a própria mãe. Isto é fato!


Saúde, este é outro assunto que parece ter um investimento maior apenas quando os olhos do mundo se voltam a um grande evento esportivo, pois no dia a dia o brasileiro morre na porta dos hospitais sem ser atendido se quer por uma enfermeira.
Com relação à infraestrutura, teremos um legado à altura de um país com mais de 190 milhões de habitantes e que caminha para ser a décima economia do mundo? Difícil de responder pois estamos estagnados quanto a investimentos consideráveis nessa área de tal forma que, quando chove, muitas cidades param, mas os governos não movem uma palha para mudar esta realidade. Sem contar que o trânsito é um caos e nunca muda, pelo contrário, só piora a cada dia.


Temos um bom potencial para realizar uma grande Copa do Mundo, entretanto, se não soubermos traçar bem um plano de um legado que de fato exista, certamente iremos gastar muitos bilhões, iremos usufruir durante o evento e depois voltaremos a ser o que éramos antes: habitantes de uma terra quase sem dono e com administradores incompetentes e sem a sensibilidade de trabalhar pelo povo brasileiro.