Blog

Blog

12 de abr. de 2011

Energia renovável


Energia renovável

Entrevista: Entenda tudo sobre Energia Renovável! Por Concurso Universitário de Jornalismo CNN  |  08/04/2011 Conversamos com Álvaro Araújo, Diretor Geral da Energimp, empresa que vem atuando no setor de energia eólica desde 2005, e é maior geradora deste tipo de energia no Brasil.
Confira o bate-papo!

Concurso: De que forma o investimento público e privado têm se empenhado para tirar do papel projetos que possam posicionar o país como referência na produção de energia limpa?

Álvaro Araújo: Os investimentos em projetos de energia limpa e renovável têm trazido efeitos positivos sobre a economia brasileira, proporcionando e alavancando o desenvolvimento de novas tecnologias e a criação de novos empregos.

Do ponto de vista do setor público, os investimentos no setor de energia renovável vêm se traduzindo em apoio político estabelecendo marcos regulatórios estáveis que proporcionam segurança para o investimento privado, tais como o planejamento e a realização de leilões anuais para a contratação de energias renováveis.

O setor público também é um importante parceiro na disponibilização de recursos financeiros através do Banco Nacional de Desenvolvimento Social e Econômico BNDES.

Além disso, é importante que o setor público realize investimentos em infra-estrutura de forma a facilitar a logística de transporte e acesso às áreas de construção dos projetos de energia renovável. Os incentivos fiscais, desonerando a cadeia produtiva também são um importante apoio para investimento privado.

A iniciativa privada tem sido responsável pelo crescimento sustentável de fontes de energia alternativa, provocando o desenvolvimento de novas tecnologias e redução dos custos de investimentos, proporcionando uma geração de energia com custos competitivos para os consumidores.

Concurso: Qual é, de fato, o potencial do Brasil quando se fala em fontes de energia renovável?

Álvaro Araújo: Energia renovável é a energia que se obtém através dos recursos naturais como sol, vento, chuva, marés e calor, que são naturalmente reabastecidos, ou seja, são consideradas inesgotáveis. As mais conhecidas são: a energia solar; energia eólica; energia hidráulica; maremotriz; biomassa; e energia geotérmica.

Em 2008, aproximadamente 19% do consumo mundial de energia veio de fontes renováveis. No Brasil a matriz energética é predominante renovável, sendo que aproximadamente 70% são provenientes de energia hidráulica e 0,81% proveniente da energia eólica. Apenas 29% da geração de energia são provenientes de fontes não-renováveis. O gráfico a seguir apresenta essa relação.


Observa-se que nossa base energética é predominante hidráulica, e muitos ainda vêem a geração de energia por fontes alternativas como uma iniciativa isolada, incapaz de atender à grande demanda de um país como o Brasil. A utilização de energias alternativas não pressupõe o abandono imediato dos recursos tradicionais, mas sua capacidade não deve ser subestimada.

A energia solar é praticamente inesgotável, e pode ser utilizada para a produção de energia elétrica através de painéis solares, células fotovoltaicas e concentradores solares com espelhos planos. No Brasil, a quantidade de sol abundante durante quase todo o ano estimula o uso deste recurso, faltando apenas incentivos do Governo para que essa tecnologia possa ser utilizada em grande escala devido ao seu alto custo de implantação.

A Energia Eólica é a energia obtida pela atmosfera em movimento e tem sua origem na associação entre energia solar e rotação planetária. O Atlas Eólico Brasileiro elaborado em 2003, pelo Ministério das Minas e Energia - MME, revela a existência de extensas áreas com potencial promissor para o aproveitamento de eólio-elétrico em todas as regiões do Brasil de aproximadamente 143 GW. Hoje, esse potencial pode ser maior em função das novas tecnologias e altura das torres.

Concurso: Em que patamar estamos hoje? O que ainda falta?

Álvaro Araújo: Atualmente, podemos falar de uma grande quantidade de fontes renováveis dentro da matriz energética brasileira, sendo aproximadamente 70% renovável e tendência de alta nos próximos anos em função de importantes fontes alternativas, tais como energia eólica, solar e biomassa.

Concurso: Falar um pouco sobre a Energimp e os empreendimentos ativos ou em processo de ativação no país.

Álvaro Araújo: A Energimp atua nas áreas de engenharia de desenvolvimento, preparação de novos projetos, venda de energia, gestão de desenvolvimento dos projetos em construção e gerenciamento dos contratos de compra e venda de energia. A Energimp vem atuando no setor de energia eólica com projetos em diversas etapas de desenvolvimento. Dentro da carteira de empreendimentos da Energimp, 99,6 MW estão em operação no estado de Ceará, 221 MW em fase final de construção no estado de Santa Catarina, 362 MW em início de construção também no Estado do Ceará e 120 MW também em início de construção no estado do Rio Grande do Norte.

Concurso: Por que é importante nos preocuparmos com este tema?

Álvaro Araújo: A preocupação pelo desenvolvimento das energias renováveis e alternativas é um processo natural dos quais todos os países desenvolvidos estão se avocando.

A instabilidade política dos países portadores das maiores reservas de petróleo, tem provocado constantes aumentos de preços no petróleo, associado ao efeito estufa provocado pela queima destes recursos não renováveis. Estas são razões suficientes para investir no desenvolvimento de fontes de energia renováveis e alternativas.

Além disso, com os recentes acontecimentos no Japão torna-se necessário uma ampla discussão sobre fontes de energia de uma maneira geral. A energia nuclear, apesar de ser uma fonte alternativa eficaz, é cara e gera resíduos radioativos que são extremamente perigosos para os seres humanos.

Concurso: Por que ainda muita gente não sabe exatamente ou se confunde quando falamos em energia renovável?

Álvaro Araújo: Na maioria dos países do mundo, o modelo energético, é baseado no consumo de combustíveis fosseis, ou seja, petróleo, gás natural e carvão. O principal problema deste modelo, é que os recursos naturais não são renováveis, além de ocasionarem muitos danos ao meio ambiente, como a poluição atmosférica, causadores do efeito estufa.

A falta de informação clara e o medo de novas tecnologias levam as pessoas, em geral, a se posicionar contra a instalação de fontes alternativas na região.

As empresas de geração de energia eólica e de outras fontes de energia renováveis necessitam realizar uma maior divulgação dos seus projetos junto à comunidade local, informando os benefícios deste tipo de empreendimento para a comunidade e para o Brasil.