Blog

Blog

24 de abr. de 2011

João Pessoa - Capital das Acácias


Capital mais verde do BrasilCapital mais verde do Brasil


A recordista é João Pessoa, que conta com mais de sete quilômetros quadrados de floresta


Capital mais verde do Brasil


João Pessoa é considerada a capital mais verde do Brasil e das Américas, com um média de 54,7 árvores por habitante. A cidade é também notável pelo clima agradável, pela beleza de suas praias e especialmente pelos monumentos de arquitetura e arte barroca, muito bem conservados.

O pessoense aprendeu a preservar a natureza e a plantar árvores, o que transformou a cidade num vasto tapete verde. Além das ruas e bairros arborizados, João Pessoa possui, dentro da cidade, duas reservas de Mata Atlântica, que funcionam como um verdadeiro pulmão, fornecendo o oxigênio necessário e impedindo o avanço da poluição.

A primeira delas fica no bairro central do Róger, o Parque Arruda Câmara, ou a 'Bica', como é popularmente conhecida, devido à presença da Fonte Tambiá no local. Um misto de jardim zoológico e reserva florestal, a 'Bica' possui exemplares raros de nossa fauna e flora e animais exóticos de outros continentes. O bucolismo de sua paisagem a transforma em um ponto turístico.

A outra reserva florestal, Mata do Buraquinho, recentemente parte dela foi transformada em Jardim Botânico. Com cerca de 515 hectares de mata virgem, é cortada por riachos e fontes naturais. A Mata do Buraquinho é um verdadeiro tesouro para João Pessoa, enriquecendo seu ar e mantendo sua temperatura em níveis agradáveis, mesmo no verão.

A mata é totalmente preservada e cercada para evitar sua depredação e serve como local de estudo para pesquisadores que se preocupam com a preservação da qualidade do meio ambiente.

Redação: RankBrasil