Blog

Blog

10 de abr. de 2011

A jovem que sonha em ser escritora!...









- Olá, Meu nome é Aline, tenho 20 anos, nascida na cidade de Curitiba (onde resido atualmente). Sou professora de musica com uma paixão pelo mundo da escrita e suas abrangentes.

 Sua paixão pela leitura começou quando?

- Na infância. Quando pequena gostava de ouvir as histórias que minha mãe me contava, então fui descobrindo esta encantadora forma de ler e criar seus próprios contos, de imaginar aquilo que a leitura relata.

Em sua casa, você teve influencia de sua família?

- Influencia não, Incentivo Sim ! Meus pais sempre nos incentivaram á boa leitura e isso foi de suma importância para a minha decisão em "querer ser escritora". Tenho pra mim que esse incentivo familiar é fundamental para que o jovem se descubra, seja na área da escrita ou não.

Seus textos começaram com o blog, ou já teve outro material publicada?

- Eu sempre escrevi, mas nunca tive interesse em publicar meus escritos. Comecei por pura necessidade de passar para o papel aquilo que ocorria a minha volta. Até que por incentivo de um amigo decidi colocá-los no blog.

Prefere poesia, prosa, ou só sai escrevendo e ver do que vai dar, não se prende a formulas?

- Eu acho válidas todas as formas de escrita, mas particularmente não me prendo a fórmulas ou regras.

Quais os temas que elege para escrever? Pude perceber no site que gosta da vida!
- Costumo dizer que não escolho os temas, eles me escolhem! Gosto de escrever sobre situações cotidianas, minha relação com o mundo e com Deus. A vida em toda a sua complexidade é algo que me fascina. Não escrevo sobre o que não conheço e sim sobre aquilo que vivo e aprendo no meu dia a dia.

Então também foca, nos seus poemas, problemas da atualidade, como por exemplo a poluição? E o aquecimento Global é ou não um mito?

- Eu costumo direcionar meus textos para a Resposabilidade Humana. É fundamental que nos preocupemos com essas questões, já que vivemos num mundo que sofre com essa politica ambiental e descaso. Responsabilidade é saber que cada um de meus atos vai-me construindo e construindo aquilo que me cerca. Todas as decisões deixam marca em mim mesmo antes de deixá-la no mundo.

Usa o twitter para fazer amigos ou se fazer ouvida?

- Os dois. Lá divulgo meu trabalho e também faço amigos que possam acrescentar na minha vida pessoal e profissional.

Livro ou cinema? Comente...

- Livro, porque te dá a oportunidade de recriar a cena imaginada pelo autor e trabalhar sua imaginação. No livro participamos da história, já no cinema somos apenas espectadores do espetáculo.

Na sua opinião HQ como Homem Aranha, ajudam a iniciar um jovem na leitura?

- Não acho que seja uma forma errada de leitura, mas temo que o jovem prenda-se somente nas HQ, deixando de lado outras formas literárias.

Como vê a relação entre a literatura, poesia, prosa…e os jovens?
- Vejo que os jovens têm uma sede de leitura em suas mais diversas vertentes. Em sua maioria gostam de ler algo que relate sua própria vida, seus anseios.

(Gosta então de escrever sobre si?

- Sim. Gosto de escrever sobre mim e a meus sentimentos e minha relação com tudo o que me cerca.

Internauta é preguiçoso para ler? como é sua relação com os leitores do blog?

- Internauta não é preguiçoso para ler aquilo que lhe interessa. É assim com os leitores do meu Blog, muitas vezes o texto é longo e recebo um retorno muito bom porque era aquilo que eles buscavam. O segredo é prender o leitor.

Sua opinião sobre os famoso no twitter... segue algum... eles influenciam em algo sua vida literária.. pq?

- Sigo alguns, mas não influenciam nem na minha vida literária tão pouco no meu pessoal.

Recentemente Paris Hilton teve suas frases eternizadas em um livro, junto com grandes pensadores como confuso, o que acha disso?

- Não vejo problema já que tratasse de um livro apenas de citações. Acharia estranho se ela ganhasse um prêmio por suas citações.

- Não deixe para amanhã... Descubra- se! Porque ir embora é fácil. Difícil é lembrar que, para cada abandono, sempre há alguém que permanece. E é nesse permanecer que está cada gota de sonhos que não foram, de esperanças que não morreram, de tentativas que não falharam. É como Luis Fernando Veríssimo: “embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu”.
Procurando o que fazer na internet? O Minilua é um blog com mais de 3 milhões de visitas no mês, repleto de humor e curiosidades.