Blog

Blog

9 de abr. de 2011

A Labirintite – Sintomas e tratamento!...


A Labirintite – Sintomas e tratamento




 A labirintite é uma doença que pode afetar o equilíbrio e também a parte auditiva, pois os órgãos responsáveis pelo equilíbrio ficam dentro do ouvido e quando estão comprometidos, devido a doenças infecciosas, inflamações, tumores ou por alterações genéticas, as estruturas responsáveis também pela audição podem estar com problemas.
Os principais sintomas da labirintite são a perda de equilíbrio, como já mencionado, tonturas, vertigens, sudorese, náuseas e até mesmo alterações do aparelho gastrointestinal, sendo que às vezes quando a crise está muito agravada, a pessoa não consegue nem ao menos se abaixar, ou deitar, só consegue ficar sentada e sem fazer movimentos bruscos com a cabeça o que piora o quadro.
A doença costuma incidir na idade adulta depois dos 40 ou 50 anos, na maioria das vezes por problemas vasculares ou metabólicos, sendo que alguns problemas de saúde como o diabetes podem antecipar os sintomas.
Para o tratamento da labirintite existem vários tipos de medicamentos, como os vasodilatadores que melhoram a circulação, os labirintos-supressores que evitam a tontura atuando diretamente no sistema nervoso e também medicamentos que atuam evitando também a náusea, vômitos e o mal-estar que acompanha as crises.
Para quem sofre com a doença, tem que tomar cuidado com o álcool, com o estresse e com exercícios que exigem muito esforço, pois tudo isso piora as crises ou faz com que elas apareçam.

Manter-se longe do que desencadeia a crise também é necessário, sendo que em algumas pessoas elas chegam devido a barulhos muito alto, virar a cabeça muitas vezes, ou até mesmo olhar para imagens em movimento. A privação de sono também afeta os sintomas, então previna-se da melhor forma, pois o problema pode ser contido.
Veja mais: