Blog

Blog

14 de abr. de 2011

Greenpeace pede o fim da exploração do petróleo no mar!...

Greenpeace protesta na Nova Zelândia contra autorização de exploração petrolífera dada pelo governo a Petrobras; governo mandou Marinha intervir.
Ativista do Greenpeace pede fim da exploração de petróleo no mar neozelandês. ©Malcolm Pullman/Greenpeace
O Greenpeace tenta evitar que a Petrobras realize estudos para explorar petróleo no mar da Nova Zelândia. Um grupo de ativistas apoia, há oito dias, a comunidade que vive na bacia de Raukūmara e que sentirá os impactos da instalação ali da indústria petrolífera.

Ontem, a Marinha neozelandesa decidiu intervir, apesar de o protesto realizado ser pacífico. “O governo coloca os direitos de uma companhia internacional acima dos direitos da população local, que está defendendo as águas que os mantêm por gerações”, afirma o coordenador da campanha de clima do Greenpeace no país, Steve Abel.

“O governo neozelandês deve a Petrobras um pedido de desculpas porque a fizeram acreditar que teriam carta branca para agir como quisessem em nossas águas, sem qualquer responsabilidade se algo der errado. Na verdade, a Petrobras foi convidada a vir para cá antes que as pessoas que serão afetadas pudessem dizer se queriam tal indústria em suas águas. E a resposta clara é não.”

O petróleo é uma das fontes de energia mais poluentes, grande responsável pela emissão de gases-estufa na atmosfera, que levam ao aquecimento global. Além disso, a exploração em alto-mar traz riscos à biodiversidade e às pessoas que dependem dos recursos naturais para viver - como aconteceu há um ano no Golfo do México, quando uma plataforma da British Petroleum explodiu matando trabalhadores e lançando milhões de litros de óleo no oceano.