Blog

Blog

26 de abr. de 2011

Notícias pelo Brasil e o mundo



Tentativas de suicídio

Trinta presos de Guantánamo sofriam de doenças psiquátricas, revelam documentos divulgados pelo WikiLeaks

RIO - Pelo menos 30 presos mantidos no centro de detenção da base americana de Guantánamo, em Cuba, sofriam de doenças psiquiátricas, revelaram novos documentos divulgados pelo site WikiLeaks e publicados pelo jornal espanhol "El País" nesta terça-feira. De acordo com o material, vários detentos da guerra contra o terror tentaram o suicídio no complexo de segurança dos EUA e ao menos três conseguiram completar o intento em 2006.

Os detentos com problemas psiquiátricos padeciam de depressão e graves transtornos de personalidade, entre outras enfermidades. Apesar disso, eles foram mantidos anos encarcerados antes de ser enviados aos seus países de origem. A busca obsessiva por informações fez com que agentes passassem por cima do delicado quadro de saúde dos presos. A investigação só foi posta de lado quando se comprovou que o estado dos dentetos impedia que fossem obtidas informações de inteligência confiáveis sobre a al-Qaeda e grupos associados à rede terrorista de Osama bin Laden.

Foi o caso de Modulah Abdul Raziq, de 40 anos. Ele permaneceu oito meses em Guantánamo até ser devolvido ao Afeganistão, em 2002. O detento comia as próprias fezes, bebia xampu e passava o dia nu em sua cela com excrementos espalhados pelo corpo. O afegão ganhou a liberdade porque os americanos reconheceram o equívoco da sua prisão. O estado psiquiátrico dele "dificulta a obtenção de informação durante os interrogatórios", revelou o informe secreto em que o general Michael R. Lehnert, do Corpo de Fuzileiros dos EUA, pede a repatriação de Raziq.

Raziq foi detido no Afeganistão por uma força antitalibã e enviado a Guantánamo em janeiro de 2002. De acordo com o documento assinado por Lehnert, nos primeiros interrogatórios foram diagnosticados sintomas de esquizofrenia e outras anomalias psicóticas. O afegão se tornou um problema, segundo o informe do general, já que "suas ações agitam outros detidos e obrigam o pessoal (da segurança) a se concentrar nele". Lehnert afirmou que um tribunal declararia o detento incapaz e que seria "improvável que as autoridades do Afeganistão permitisse que ele voltasse a se unir ao inimigo".

Já o detento Juma Muhamed Abd al Latif al-Dosari, de 38 anos, nascido no Bahrein, passou muito mais tempo campo de prisioneiros. Um documento atribui a ele dezenas de tentativas de suicídio - na última, cortando o pescoço, em dezembro de 2005. O diagnóstico: "Importante desordem depressiva e personalidade limitada". Sua ficha foi fechada em julho de 2006. Dosari passou cinco anos em Guantánamo, onde era considerado de alto risco e de grande valor de inteligência, sendo identificado por um outro detento como cozinheiro da al-Qaeda. Ele foi transferido para a Arábia Saudita.




Pressão sobre Damasco

Potências européias pedem que ONU condene energicamente a Síria e EUA estudam sanções

Agências internacionais
 
WASHINGTON - Os governos de França, Reino Unido e Alemanha pediram na segunda-feira que o Conselho de Segurança da ONU condene de froma enérgica a sangrenta repressão do regime da Síria contra os manifestantes que pedem a renúncia do ditador Bashar al-Assad. As potências europeias apresentaram a outros membros do conselho um esboço de uma declaração pública que será estudado na tarde desta terça-feira pelo órgão das Nações Unidas. Uma fonte do governo dos EUA disse que o país apoia a declaração condenando a reação síria aos protestos que já deixou cerca de 350 mortos.

Ontem, o governo dos EUA sinalizou que estuda a adoção de sanções contra Damasco.

- A violência brutal usada pelo governo da Síria contra seu povo é completamente deplorável - disse o porta-voz do Conselho Nacional de Segurança, Tommy Vietor. - Os EUA estudam as opções disponíveis, inclusive sanções, para responder à repressão e deixar claro que este comportamento é inaceitável - acrescentou.

As medidas, que poderão congelar os bens dessas autoridades e bani-los de fazer negócio nos EUA, provavelmente ocorrerão na forma de uma ordem executiva assinada por Obama, disse uma autoridade americana.

A decisão final sobre o momento exato para tal medida, porém, ainda tem de ser tomada. Não havia informações se Assad estará entre os alvos das sanções, como solicitado por grupos de defesa dos direitos humanos.

As sanções marcariam uma escalada na resposta dos EUA aos esforços de Assad para reprimir uma insurreição que já dura um mês contra seu governo autocrático de 11 anos. Até agora, a resposta de Obama se limitou a um palavreado duro, mas houve pouca ação concreta contra o governo sírio, em contraste com a participação de Washington na campanha aérea liderada pela Otan contra o líder líbio Muamar Kadafi.

Washington está preocupado com sua capacidade limitada para influenciar Damasco, aliado próximo do Irã, inimigo dos EUA. O governo americano está cauteloso para não se envolver ainda mais militarmente no mundo muçulmano, onde já trava longas guerras no Iraque e no Afeganistão.

Apesar disso, autoridades americanas buscam novas formas de pressionar o governo de Assad, enquanto tropas e tanques sírios se movimentavam em Deraa na segunda-feira, onde os ativistas antigoverno dizem que ao menos cinco pessoas foram mortas.

      

Corpos ficam espalhados por ruas de Misurata após batalha sangrenta na Líbia

Agências internacionais

ARGEL - Corpos jaziam espalhados na cidade líbia de Misurata, controlada pelos rebeldes, e médicos sofriam para conseguir cuidar dos feridos nesta segunda-feira, depois de uma das batalhas mais sangrentas durante dois meses de cerco, segundo rebeldes e moradores.
Na sequência de um ataque intenso de bombardeios durante a noite, as pessoas saíram de suas casas na manhã seguinte para ver cenas de devastação causadas pelas forças de Muamar Kadafi com mísseis e tanques.

Médicos disseram que mais de 20 pessoas foram mortas na batalha do domingo e 28 na de sábado. Um porta-voz dos rebeldes disse que o número de mortos pode ser maior.

Três corpos foram carbonizados de maneira irreconhecível por conta do bombardeio durante a noite e um garoto de 10 anos foi morto enquanto dormia. Mas, segundo os residentes, muitos ataques não atingiram os seus alvos. Eles acrescentaram que o ataque parou quando os aviões da Otan sobrevoaram a cidade.

- Corpos de soldados de Kadafi estão espalhados por todos os lados, nas ruas e nos prédios. Não sabemos dizer quantos. Eles estiveram aqui por dias - disse por telefone Mohammed Ibrahim, um morador que teve seu primo morto no fim de semana.

As forças do ditador disseram que deixariam Misurata no fim da semana passada para entregar a região para as tribos locais, confirmando que os ataques da Otan tinham afetado os soldados.

Os rebeldes, então, comemoraram a vitória prematuramente no sábado. Em poucas horas, Misurata viu uma das maiores batalhas do cerco na qual centenas de civis foram mortos na cidade que virou um símbolo de resistência contra Kadafi.

Misurata era a única grande cidade da parte ocidental do país que ainda estava nas mãos dos rebeldes, e se as tropas de Kadafi fossem retiradas de lá seria um revés significativo para eles.

Moradores disseram que as forças leais ao governo foram retiradas da rua Trípoli, palco das batalhas recentes, para a periferia da cidade, de onde partem para ataques esporádicos quando os aviões da Otan não estão à vista.

No entanto, os moradores não sabem confirmar se o Exército saiu da cidade definitivamente.

No principal hospital de Misurata, os médicos sofreram para cuidar dos feridos. Um porta-voz dos rebeldes, Sami, disse que a situação humanitária está piorando rapidamente.

- É indescritível. O hospital é muito pequeno, está lotado com feridos, a maioria em condições criticas. A comida disponível na cidade também está diminuindo. O estado da cidade está deteriorando por conta do cerco de dois meses - disse em entrevista à Reuters por telefone.


Fuga por túnel

Rebeldes libertam mais de 500 presos no Afeganistão

Agências internacionais
KANDAHAR - Insurgentes cavaram um túnel em direção à principal prisão da província de Kandahar, no sul do Afeganistão, e libertaram centenas de presos, incluindo vários de seus comandantes, informou nesta segunda-feira um funcionário do governo da província.

- Temos a informação de que centenas de talibãs conseguiram escapar da prisão - disse Zalmay Ayoubi, porta-voz do governo de Kandahar.

Um porta-voz da Força Internacional de Assistência para a Segurança (Isaf, na sigla em inglês) não pôde confirmar imediatamente a informação. Os talibãs disseram que 541 prisioneiros escaparam por um longo túnel cuja construção demorou meses.

"Mujahedins começaram a cavar um túnel de 320 metros até a prisão que foi concluído após um período de cinco meses", indicou um comunicado do Talibã.

Os talibãs disseram que o túnel cuidadosamente planejado foi completado na noite de domingo, com centenas de insurgentes escapando durante um período de quatro horas e meia.

"Mujahedins depois enviaram veículos aos prisioneiros que foram conduzidos a destinos seguros", disse o comunicado.


Ação de 'inimigos'

Irã diz ter detectado segundo ataque com vírus de computador e vê 'guerra cibernética'

Agências internacionais
TEERÃ - O Irã foi alvo de um segundo vírus de computador em uma "guerra cibernética" promovida por seus inimigos, disse nesta segunda-feira o comandante de Defesa Civil do país. Gholamreza Jalali disse à agência de notícias semi oficial Mehr que o novo vírus, chamado "Stars", estava sendo investigado por especialistas.

- Felizmente, nossos jovens especialistas conseguiram descobrir esse vírus e o vírus Stars está agora em laboratório para mais investigações - disse Jalali, segundo a agência.

Ele não especificou qual era o alvo do Stars nem o impacto que ele pretendia ter.


- As características particulares do vírus Stars foram descobertas - disse Jalali. - O vírus é congruente e harmonioso com o sistema (de computador) e, na fase inicial, causa pequenos danos e pode ser confundido com algum arquivo executável de organizações governamentais.

Para governo, vírus descoberto em 2010 em usina nuclear ainda representam risco
Jalali alertou que o vírus Stuxnet, descoberto em computadores na usina nuclear de Bushehr no ano passado, ainda representam um risco real. Alguns especialistas o descreveram como o "primeiro míssil cibernético teleguiado" que tinha como alvo o programa nuclear iraniano.

Autoridades iranianas afirmaram ter conseguido neutralizar o Stuxnet antes de ele conseguir causar os danos planejados na instalação nuclear. Essas autoridades responsabilizaram Israel e os Estados Unidos -que acreditam que o Irã busca desenvolver armas nucleares- pelo vírus. O Irã afirma que seu programa nuclear é totalmente pacífico.



Guru

Milhares prestam última homenagem ao líder religioso Sathya Sai Baba na Índia
Agências internacionais
PUTTAPARTI, Índia - Milhares de devotos compareceram nesta segunda-feira ao ashram do guru hindu Sathya Sai Baba, um dia depois de sua morte . O corpo do líder religioso foi colocado em uma redoma de vidro em seu ashram em Puttaparti, na Índia.
O corpo do Líder ficará no local até terça-feira, e um funeral com honras de estado está previsto para a quarta-feira. Sai Baba, de 84 anos, era um dos mais populares líderes religiosos da Índia, considerado por milhares de seguidores como o Deus vivo

Sai Baba estava internado há um mês e respirava com ajuda de aparelhos. Ele morreu de falência múltipla dos órgãos, por conta de complicações no coração e pulmões, informou a imprensa local.

Seus seguidores, estimados em número de seis milhões, incluem líderes políticos indianos, empresários e estrelas de Bollywood.

A morte causou a tristeza dos devotos. Centenas de milhares de fiéis são esperados para o funeral do líder, conhecido por seus cabelos encaracolados e suas vestes na cor de açafrão.
Sai Baba nasceu Sathyanarayana Raju em Puttaparti, em 1926. Aos 13 anos, anunciou que era a reencarnação de um líder religioso do século 19, venerado tanto por hindus quanto por muçulmanos. Ele arrebatou milhões de seguidores mundo afora com seus ensinamentos que eram um misto das duas crenças, que recitava com uma fala sempre suave.
O guru também dizia ter o poder de materializar objetos como anéis e relógios, habilidade desqualificada por seus críticos como meros truques para enganar as pessoas. Os fiéis, porém, acreditavam que ele tinha ainda a capacidade de curar doentes terminais.

Graças às doações dos fiéis, muitas delas de milionários convertidos à sua crença, Sai Baba construiu em Puttaparti um hospital, uma universidade, hotéis e até um aeroporto privado. Sua fundação também mantém um serviço de alimentação para a população carente. Em 2004, ex-seguidores o acusaram de pedofilia e abuso sexual, mas as acusações nunca foram investigadas


Venezuela deporta para Colômbia chefe de comissão das Farc

Agências internacionais
BOGOTÁ - A Venezuela deportou na segunda-feira para a Colômbia o líder da comissão internacional das Farc na Europa, responsável por conseguir apoio financeiro e político para o grupo guerrilheiro, disse o presidente Juan Manuel Santos.
A prisão de Joaquín Pérez, também conhecido como Alberto Martínez, aconteceu no fim de semana no aeroporto internacional de Caracas, onde ele chegou procedente de Frankfurt, na Alemanha, depois de uma solicitação telefônica do presidente colombiano ao seu colega venezuelano, Hugo Chávez, que havia se comprometido a combater a presença da guerrilha em seu país.

- É a figura das Farc mais importante na Europa e há muito tempo estávamos atrás dele. É outra demonstração de que Chávez está cumprindo sua palavra e o agradecemos - disse Santos ao jornal "El Tiempo".

Recentemente, o presidente colombiano afirmou que não existe evidência de acampamentos guerrilheiros na Venezuela.

Chávez, acusado no passado de ter ligações e de permitir a presença de líderes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e do Exército da Libertação Nacional (ELN) na Venezuela, já entregou a Bogotá rebeldes e narcotraficantes.

De acordo com fontes de segurança, Pérez -com mais de 30 anos de militância nas Farc- coordenava apoio financeiro e político ao grupo rebelde na Itália, Alemanha, Espanha, Holanda, Suécia, Bélgica e Noruega.

Também era o encarregado da difusão da propaganda das Farc na Europa através da Agência Nacional pela Nova Colômbia (Anncol), um meio de comunicação do grupo guerrilheiro na Internet, e conduzia as relações com organizações como o ETA, na Espanha.

Chávez e Santos retomaram as relações diplomáticas e comerciais em agosto de 2010, após uma crise desencadeada no governo do ex-presidente Álvaro Uribe, que acusou Caracas de permitir a presença de chefes rebeldes na Venezuela.





Manifestação

Juízes federais que aderirem à paralisação marcada para esta quarta-feira terão salário descontado

BRASÍLIA - Os juízes federais que aderirem à paralisação da categoria, marcada para esta quarta-feira em todo o país , terão o dia descontado do salário. A decisão foi tomada nesta segunda-feira pelo Conselho da Justiça Federal, por sugestão do presidente, ministro Ari Pargendler. O presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Gabriel Wedy, chamou a determinação de "ilegal e inconstitucional". Ele anunciou que a entidade vai recorrer, mas ainda não decidiu a qual órgão.

" Os juízes federais não estão fazendo greve, e sim uma paralisação"

- O ato do conselho é ilegal e inconstitucional. Os juízes federais não estão fazendo greve, e sim uma paralisação. A Justiça ficará aberta o dia todo na quarta-feira. Todos os casos urgentes serão atendidos, sem exceção. Ainda que fosse uma greve, é um direito assegurado a todo cidadão brasileiro desde a redemocratização do país, está escrito na Constituição de 1988. Na Europa, esses movimentos jamais foram declarados ilegais - afirmou Wedy.

A paralisação foi marcada para cobrar mais segurança para os juízes que atuam contra o crime organizado, melhoria na estrutura de trabalho, igualdade de direitos com o Ministério Público e reajuste salarial. A categoria pleiteia 14,79% a mais na folha de pagamento para esse reajuste, conforme projeto de lei de iniciativa do Supremo Tribunal Federal (STF) que tramita na Câmara desde o ano passado.

Wedy afirmou que, embora a Constituição federal preveja reajustes anuais, em seis anos teria havido apenas uma revisão dos salários da categoria. A decisão pela paralisação foi tomada por 83% dos juízes federais.

"O objetivo do movimento é a luta por um Judiciário independente que ofereça uma Justiça mais acessível, rápida e que não permita impunidade em benefício do povo brasileiro", diz nota da Ajufe.

Em Brasília, a manifestação terá debates programados com presidentes dos sindicatos de juízes de Portugal, Espanha e Itália. Wedy explicou que a categoria vai se reunir novamente em 90 dias para analisar se as negociações avançaram e, com base nisso, decidir se entra em greve ou não.

- Vamos continuar conversando com o STF, com o Congresso Nacional e com o governo para que se resolva o impasse - disse ele.



Debandada
Fundador do PSDB, Feldman anuncia saída do partido
SÃO PAULO - Um dos fundadores do PSDB, o ex-deputado Walter Feldman (SP) anunciou nesta segunda-feira que vai deixar o partido. A iniciativa engrossa um movimento iniciado na semana passada com a debandada de seis vereadores da capital paulista.

Feldman não informou qual será o seu novo partido, mas é provável que reforce as fileiras da legenda criada pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o PSD . Ele é secretário de esportes da prefeitura paulistana e, na próxima quarta-feira, deixará o cargo para assumir um posto recém-criado por Kassab. O ex-deputado será um correspondente da prefeitura em Londres para acompanhar a preparação para as Olimpíadas de 2012. Os Jogos Olímpicos de 2016 serão no Rio de Janeiro.

" Decidi sair do PSDB porque esse não é o PSDB que fundamos. O partido está se desviando do seu caminho "
- Não existe nenhuma vinculação entre a minha saída e o PSD. Decidi sair do PSDB porque esse não é o PSDB que fundamos. O partido está se desviando do seu caminho - afirmou Feldman.

Feldman liderou movimento que levou parte do PSDB a apoiar, em 2008, a reeleição de Kassab em vez do candidato tucano, Geraldo Alckmin, à prefeitura de São Paulo. O racha deixa até hoje sequelas. Com a eleição de Alckmin para governador e a chegada de seus aliados ao comando do partido na capital, a ala ligada a Kassab se viu ameaçada. Feldman assumiu que a sua saída é resultado dessa disputa interna.

- O que eles fizeram com os vereadores é um crime. Como um partido parlamentarista exclui da sua direção municipal a maior bancada da capital? Esse não é o meu partido - disse Feldman.

Depois de sete mandatos consecutivos como deputado federal, sendo seis deles pelo PSDB, Feldman foi derrotado na eleição do ano passado.

Truculência

Requião se irrita com pergunta sobre aposentadoria e toma gravador de repórter
BRASÍLIA - O senador Roberto Requião (PMDB-PR) tomou o gravador de um repórter da Rádio Bandeirantes, na tarde desta segunda-feira, ao ser questionado sobre sua aposentadoria como ex-governador do Paraná. O episódio foi testemunhado por um grupo de repórteres.

DECISÃO: TJ mantém pensão de R$ 24 mil a Roberto Requião, ex-governador do Paraná.

Indagado que providência seria tomada pelo Senado diante do fato, o presidente da Casa, José Sarney, limitou-se a dizer que desconhecia o fato.

- Eu não conheço esse fato. O senador Requião é um cavalheiro deve ter havido um mal entendido. Ele não deve ter feito isso - disse Sarney.

Por volta das 15h40m o senador publicou em seu microblog Twitter: "Acabo de ficar com o gravador de um provocador engraçadinho. Numa boa, vou deletá-lo".

" O senador Requião é um cavalheiro deve ter havido um mal entendido"
.Logo depois, continuou tuitando: "Uma boa discussão , o jornalista pode tudo. Seu direito de agredir não tem limite. Quem não concordar é atropelado pela corporação?"

Mais tarde, o senador ainda completou: "O jornalista agressor esta conseguindo o sucesso que pretendeu, e a " catigoria" esta alvoroçada. A discussão é boa."

Procurado em seu gabinete, nem o governador e nem o assessor foram encontrados. A secretária não soube informar o ocorrido, mas confirmou que o gravador foi entregue e que o jornalista disse que ficou sem o cartão de memória.


Reunião

Presidentes da Câmara e do Senado tentam acordo para votar vetos
BRASÍLIA - O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), se reuniu nesta segunda-feira, com o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), para discutir redução do prazo para votação de todos os vetos presidenciais que tramitam nas duas casas - em torno de 1.400 - até o próximo dia 11 de maio. Segundo Sarney alguns vetos já estão até ultrapassados.

" Temos 600 vetos para a LDO, ou seja, era LDO do ano passado"
- Alguns deles não têm nenhuma significação. Estão até ultrapassados, como ocorre com a maior parte. Temos 600 vetos para a LDO, ou seja, era LDO do ano passado - disse o senador.

Outro assunto discutido no encontro foi sobre a delegação do Parlamento brasileiro no Mercosul que está acertada para ser constituída na próxima terça-feira.

- Temos que ter uma representação dos deputados e senadores e acertamos que no dia 3 nos votaremos a resolução feita pelas duas mesas das duas casas e constituiremos a delegação do Brasil que vai atuar no Mercosul – afirmou.


Mundo sustentável

Ministra do Meio Ambiente defende os ambientalistas às vésperas da votação do novo Código Florestal
FORTALEZA - Em plena negociaçao com o Congresso Nacional para votação do novo Código Florestal, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, saiu em defesa dos ambientalistas nesta segunda-feira. Disse que não é "tolice" a defesa de um mundo mais sustentável e que é "isolando" os radicais que o governo está chegando ao consenso em torno desse debate.

- Nao é tola a colocação de ninguém que queira construir um mundo mais sustentavel, que queira construir um mundo de convergència, de inclusão de todos. Isso nao é tolice, isso é sabedoria, Isso é dedicação. Isso é vontade de construir e realizar. O preconceito em relação a questão ambiental deve ser colocado de lado. Ninguem é fundamentalista quando se discute a vida. Cuidado com isso. A politica ambiental é uma politica que trata da qualidade de vida. É isso que ela quer dizer. De todos.a espécie humana pode ir embora e o planeta permanence. A discussão é de outra natureza. É o momento de construir convergência, propiciar diálogo de construir realmente soluções, de isolar os que são mais radicais. Quando você isola os mais radicais, você consegue construir a convergencia. E isso está acontecendo hoje no debate no goveno federal sobre o Código Florestal - disse a ministra ao falar na abertura da Semana Nacional da Caatinga, na Assembléia Legislativa do Ceará.

O texto aprovado em comissão especial no ano passado é defendido pela bancada ruralista, mas não tem apoio de deputados ambientalistas. As propostas de mudanças na legislação ambiental brasileira têm pontos polêmicos, como a redução das áreas de reserva legal em propriedades rurais, que diferem dependendo da região do país.

Sobre o código florestal, a ministra disse que o governo tem uma proposta convergente entre os Ministérios do Meio Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Agrátio, além de ter ouvido órgãos estaduais, igreja e até agricultores familiares. E que a única preocupação do governo é ter uma lei que resolva o passivo do código florestal, mas que olhe para o futuro.

"O Brasil tem dois pré-sais: o do petróleo e o da Biodiversidade. Saibam disso"

Em defesa de uma agenda pelo desenvolvimento sustentável, a minstra disse que o Brasil tem dois pré-sais - o do petroleo e o da biodiversidade. E precisa dar respostas para os quatro principais problemas que estão na pauta de todos os países nesse século: as mudanças climáticas, a segurança energética, a segurança alimentar e a conservação da biodiversidade.

- Eu terei que conservar a biodiversidade porque a biodiversidade não é so bichinhos e plantinhas como as pessoas às vezes se refereem. É uma riqueza. O Brasil tem dois pré-sais: o do petróleo e o da Biodiversidade. Saibam disso. O País mais rico em biodiversidade do planeta será responsável por dar respostas sólidas de preservação e conservação da vida no planeta, disse citando como exemplo disso a matriz energética do Brasil que chamou de limpa.

De acordo com a ministra, é "equivocada" a idéia que opõe ambientalistas ao desenvolvimento. Segundo ela, em nenhum momento a agenda ambiental é formulada para impedir o desenvolvimento, mas para apoiar ações que se mostram sustentáveis do ponto de vista ambiental, ecológico e social dos chamados ativos ambientais.

- Esse debate, quando se fala que ambientalista é contra o desenvolvimentista, é um debate que interessa a poucos. Não interessa à maioria, disse.

Izabella Teixeira afirmou ainda que é possíoel convergir essas duas agendas e que o desenvolvimento que é feito fora disso revela-se perverso em todos os sentidos, "da Amazônia ao Pantanal".

- O que nos deparamos muitas vezes é com árvores sendo abatidas e sendo vendidas por cino reais, por dez reais, e que o madereiro vende no Sul por R$1.000, R$1.200,00. Isso é a realidade do País

Ou pessoas que suprimem a vegetação da caatinga para ter um retorno energetico pífio frente ao que poderia estar sendo discutido e perdendo a riqueza da sua propriedades. E depois vão abandonando e migrando a áreas mais remotas e chegando a essa situação. É o mais pobre que fica mais penalizado com essa situação.

Segundo a ministra, um dos desafios de sua Pasta é contribuir para a redução das desigualdes sociais através da conservação do meio ambiente.


Protesto

Manifestante protesta dentro do Palácio do Planalto
BRASÍLIA - Uma mulher, com uma criança no colo, protestou, na manhã desta segunda-feira, contra a falta de habitação para a população carente. Descontrolada, Eliane dos Santos Silva estava próxima da rampa do salão nobre que dá ao terceiro andar, onde fica o gabinete da presidente Dilma Rousseff, gritava, aos prantos:

- Só rico tem direito. Pobre não tem direito.

Ela disse que é de São Bernardo do Campo, na região do ABC paulista, e criticou o prefeito Luiz Marinho pelo que chamou de "péssima administração". De acordo com Eliane, ela chegou a Brasília utilizando caronas. A manifestante foi contida por seguranças, que lhe ofereceram um copo de água, e a conduziram para um anexo do Palácio do Planalto.

Não foi o único protesto do dia contra o governo. Na Praça dos Três Poderes, em frente ao Palácio do Planlato, cerca de 20 manifestantes, ao som de vuvuzelas, exigiam ser atendidos também por Dilma. Eles queriam ser reintegrados à Aeronáutica. Eles fazem a mesma manifestação há uma semana.



Alterações à vista

Comissão estudará mudanças na tramitação de propostas orçamentárias

Agência Brasil
BRASÍLIA - A Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional vai estudar a possibilidade de mudanças nas normas que regulamentam a tramitação de propostas orçamentárias, que estão em vigor há quatro anos. A comissão criou um grupo de trabalho formado pelos relatores da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), do Orçamento e do Plano Plurianual e de outros parlamentares para, em 40 dias, apresentar sugestões que modifiquem a resolução.

A criação do grupo de trabalho foi proposta pela senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), que será a relatora do Plano Plurianual (PPA 2012/2015). Ela defende que as emendas dos parlamentares se tornem compatíveis com os programas governamentais. Para a senadora, muitas vezes as dificuldades na execução das emendas parlamentares são causadas pelo descompasso com as ações do governo.

O grupo de trabalho poderá apresentar outras sugestões à comissão visando a alterar a resolução em pontos que julgar necessário. O grupo poderá propor mudanças em critérios adotados pelos relatores setoriais ao rejeitarem emendas parlamentares e à desproporção no número de emendas de bancadas. Isso porque estados com 11 parlamentares têm direito a quase o mesmo número de emendas de bancadas que estados com mais de 50 parlamentares.


Segurança Pública

Rio recebeu mais verba do Pronasci entre 2008 e 2010; cinco estados concentram mais da metade dos recursos
RIO - O estado do Rio de Janeiro foi a unidade federativa que mais recebeu recursos, entre 2008 e março de 2010, do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça. Além disso, cinco estados concentraram 54% dos recursos repassados. Os dados são do Tribunal de Contas da União (TCU) divulgados nesta segunda-feira. O programa tem como objetivos prevenir, controlar e reprimir a criminalidade, coordenando ações de segurança pública e de políticas sociais, em um trabalho conjunto entre órgãos federais, estaduais, distritais e municipais, envolvendo famílias e comunidades.

Só o Rio de Janeiro recebeu R$ 140,2 milhões, o que corresponde a 14% de mais de R$ 1 bilhão transferidos a estados e municípios, informou nesta segunda-feira a diretora técnica da Secretaria de Controle Externo do TCU, Márcia Lima de Aquino, ao citar dados de levantamento de auditoria do órgão encarregado de fiscalizar o programa. O estado foi seguido por Rio Grande do Sul (R$ 128,9 milhões - 13%), São Paulo (R$ 114,2 milhões - 11%), Goiás (R$ 79 milhões - 8%) e Bahia (R$ 76,5 milhões - 8%) dentre os estados que mais receberam recursos do Pronasci. A maior parte das despesas do programa foi utilizada em ações como o pagamento do benefício Bolsa-Formação (R$ 981 milhões), para a qualificação de trabalhadores de baixa renda da área de segurança; aquisição de equipamentos como helicópteros e armas (R$ 304 milhões); construção de penitenciárias penais especiais (R$ 216,5 milhões); e a implantação de Gabinetes de Gestão nos municípios.

Márcia Aquino disse ainda que o relatório preliminar do TCU aponta algumas fragilidades na execução do Pronasci, como a falta de informações sobre as ações no Sistema de Informações Gerenciais e de Planejamento do Governo Federal (SIGPLAN), além da ausência de relatórios avaliativos com indicadores que possibilitem a mensuração de resultados, a exemplo do índice de sensação de segurança e as taxas de homicídios nos estados contemplados pelo programa.

- Quando se tem um programa em operação, a primeira coisa que a gente quer saber, que conhecer, é sua efetividade. Sentimos deficiência nesse procedimento de apresentação de indicadores - disse.

Outro problema apontado pela diretora está na estrutura do próprio Ministério da Justiça que, de acordo com Márcia de Aquino, não possui recursos humanos suficientes para a execução das ações do Pronasci.
- O volume de recursos é significativo e o Ministério não tem uma estrutura adequada - assinalou.
Ela informou que o relatório teve como objetivo obter informações