Blog

Blog

8 de abr. de 2011

Osteoporose – prevenção e tratamento!...


Osteoporose – prevenção e tratamento
A osteoporose é uma doença caracterizada pela diminuição progressiva da massa óssea com diminuição da resistência dos ossos gerando um maior risco de fraturas, em presença de traumas de baixa energia ou menor impacto. São duas as formas de osteoporose, a fisiológica ou primaria e a secundária, geralmente causadas por outras doenças.

O diagnóstico da osteoporose é clinico, visto que é uma doença multifatorial e não uma doença bem definida devendo-se fazer um bom exame clinico coletando dados como historia familiar, perda de altura, baixa ingestão de cálcio na infância, sedentarismo na juventude e idade adulta, menopausa precoce, uso de determinadas medicações e a existência de doenças associadas.
A forma de prevenção da osteoporose é desde a infância com medidas como, hábitos saudáveis de vida, alimentação rica em cálcio, atividade esportiva constante (exercícios de grande tensão muscular são os mais indicados, como vôlei, basquete), exposição ao sol e também com o avançar dos anos, é necessário, às vezes a reposição de cálcio e vitamina D que ajuda absorver o cálcio no organismo.
Para realizar o tratamento da osteoporose nas pessoas em que a osteoporose já está instalada, é preciso estacionar a perda do osso, para que se possa recuperar massa óssea. Existem drogas que ajudam a alcançar este objetivo que são os bisfosfonatos, que são medicamentos que tem em seu principio ativo uma substância capaz de se ligar fortemente ao osso e impede a reabsorção óssea, assim o osso pode se tornar mais resistente e o paciente não sofre com as fraturas freqüentes geradas pela osteoporose.