Blog

Blog

26 de abr. de 2011

Proezas


Mergulho raso da maior altura

O mergulho de grandes alturas em águas rasas é uma manobra na qual se salta de uma plataforma e cai de barriga numa piscina inflável com apenas 30cm de água instalada sobre um colchão com 25cm de espessura. Em 2000, o dublê Danny Higginbottom (EUA) tornou-se recordista nessa prática, ao saltar de 8,86m de altura no Therme Erding Spa, nos arredores de Munique, Alemanha, em 1/4/2000. Danny quebrou seu próprio recorde duas vezes em 2004, alcançando 8,95m. Em 22/10/2005, o ex-DJ americano Darren Taylor se tornou o novo recordista ao saltar de 10,30m de altura em Denver, Colorado, EUA. Como seu antecessor, Darren desafia-se constantemente, tendo superado seu recorde oito vezes. Em 20/3/2009, na feira LA County Fairgrounds (FAIRPLEX), na Califórnia, EUA, Taylor saltou de 10,91 m, em tentativa filmada para o programa Time Warp, do Discovery Channel. 

Mais espadas engolidas

Alguns recordes só podem ser quebrados por determinados tipos de pessoas – o engolimento de espada é um exemplo. Nossas regras para a categoria foram formuladas de acordo com as diretrizes e técnicas da Associação Internacional de Engolidores de Espada (SSAI), estabelecendo que apenas profissionais certificados podem ser recordistas. Existem três recordes principais nessa categoria: mais espadas engolidas (masculino); mais espadas engolidas (feminino); e mais pessoas engolindo espadas ao mesmo tempo. Por envolver mais gente, este último recorde é particularmente perigoso, pois os desafiantes correm o risco de ter seu esôfago perfurado se as espadas deslizarem. Apenas duas pessoas quebraram o recorde de mais espadas engolidas simultaneamente neste século: o engolidor australiano Matt Henshaw, que excursiona como uma das atrações de um show de bizarrices, engoliu 14 espadas ao mesmo tempo no dia 6/4/2000 em Fremantle, Perth, Austrália Ocidental. Essa conquista ficou praticamente intocada por quase oito anos até que seu compatriota, o artista performático Chayne Hultgren, o "Caubói Espacial", engoliu 17 espadas de uma vez no Parque Calder, em Melbourne, Austrália, em 28/3/2008. Com uma empreitada cortante como essa, e dado o número incrivelmente reduzido de pessoas dispostas a tentar quebrar esse recorde, é provável que ele permaneça intocado por muito tempo. 



Maior estrutura de cartas de baralho

Em 6/11/1999, o maior castelo de cartas, construído no saguão do cassino da praça Potsdamer, em Berlim, Alemanha, tinha 7,71m de altura. O americano Bryan Berg provou sua supremacia nessa categoria popular e disputada ao quebrar sucessivamente o recorde por mais de dez anos, desde os anos 1990, com estruturas sempre colossais. Formado em design, Berg desenvolveu uma carreira como empilhador de cartas, construindo castelos cada vez mais complexos – inclusive uma réplica da Gotham City de Batman – como parte de campanhas e eventos de divulgação. A única tentativa feita por Bryan para a conquista do recorde de castelo mais alto aconteceu na feira estadual do Texas, em 16/10/2007, quando ergueu um castelo de cartas sem suportes laterais com 7,86m de altura. Mas o empilhador já é detentor do recorde de maior estrutura de cartas, uma réplica do castelo da Cinderela com 4,22m de altura, 3,6m de largura e 2,61m de profundidade, que construiu no Walt Disney World, em Orlando, Flórida, EUA, no dia 12/12/2004. Dado o domínio de Bryan com as cartas, esses recordes não serão quebrados por outra pessoa por um bom tempo.