Blog

Blog

1 de dez. de 2011

Brinicle: O dedo da morte filmado pela primeira vez



O lado belo mortal da natureza, em versão congelante. Assim pode ser definido o brinicle, um fenômeno raro que acontece nos mares gelados dos pólos e que foi filmado pela primeira vez por uma equipe da rede de televisão BBC na Artártida.

Brinicle: O dedo da morte, filmado pela primeira vez

Também conhecido como dedo da morte, o fenômeno parece mais com uma coluna de gelo descendo ao fundo do mar e congelando instantaneamente tudo que toca. Ela se forma a partir do derretimento da água de iceberg, que em contato com a água salgada muito mais fria do mar acaba congelando colunas por onde flui concentrações altíssimas de sal misturado à água. Por ser mais densa que a água em volta, o brinicle se espalha para baixo até tocar o solo do fundo, quando congela tudo ao redor, inclusive animais marinhos como estrelas do mar e ouriços.
Você pode ver esse incrível fenômeno da natureza no vídeo abaixo. As imagens foram aceleradas para dar uma idéia melhor de como acontece o brinicle. Qualquer semelhança deste fenômeno com esta cena do filme ‘O Dia Depois de Amanhã’ se trataa de mera coincidência.




Via Jornal Ciência