Blog

Blog

23 de dez. de 2011

Escapismo Cinéfilo: Tese - Morte Ao Vivo! E muito mais...


Escapismo Cinéfilo: Tese - Morte Ao Vivo


Os Reality Shows invadiram a telinha. Apesar do conceito parecer "atual", a ideia surgiu ainda na década de 70. Todavia, viu sua expansão nos anos 90. O porquê disto? A simples curiosidade natural de saber um pouco mais sobre a vida alheia. Mas, e quando esta curiosidade não se limita a vida? O mito dos Snuff Films está aí para responder este questionamento. A ânsia por cenas reais mórbidas é tratada de forma inteligente na película de estréia do ótimo Alejandro Amenábar como diretor de longa metragem; Com vocês no Escapismo Cinéfilo...  


Sinopse:
Uma estudante de cinema está escrevendo uma tese sobre a violência audiovisual. Na busca por material, ela depara-se com um fita de vídeo contendo cenas de uma garota sendo torturada. Com a ajuda de um colega logo descobre que se trata de um filme "Snuff". Assim, os dois investigam a origem e os culpados deste.
.
Ficha Técnica:

Título Original: Tesis
País: Espanha
Gênero: Terror e Suspense
Ano: 1996
Diretor: Alejandro Amenábar
Elenco: Todo o elenco pode ser visto AQUI; Os principais são


Ana Torrent - Ángela


Fele Martínez - Chema

Eduardo Noriega - Bosco Herranz


Xabier Elorriaga - Castro

Miguel Picazo - Figueroa

.
Prêmios:
  • Grand Prize of European Fantasy Film in Silver (1997): Diretor Alejandro Amenábar foi o vencedor.
  • CEC Award (1997): Alejandro recebeu o prêmio como melhor artista revelação.
  • Grand Prize of European Fantasy Film in Silver (19997): Indicação de Alejandro Amenábar(Méliès d'Argent 1997 at Brussels International Festival of Fantasy Film).
  • Goya (1997): Foi vencedor nas seguintes categorias = Melhor Edição para María Elena Sáinz de Rozas; Melhor Filme; Melhor Ator Revelação para Fele Martínez; Melhor Diretor para Alejandro Amenábar; Melhor Direção de Produção para Emiliano Otegui; Melhor Roteiro Original para Alejandro Amenábar e Melhor Edição Sonora para Daniel GoldsteinRicardo Steinberg  e Alfonso Pino; Além da indicação na categoria de Melhor Atriz para Ana Torrent .
  • No Festival de Cinema de Gramado - Golden Kikito (1996): Ganhou na categoria Latina de Melhor Atriz para Ana Torrent; Além de ter sido indicado a categoria Latina de Melhor Filme.
  • Mysfest (1996): Indicado ao prêmio de Melhor Filme.
  • Ondas Awards - Film Award (1996): Alejandro recebeu o prêmio como melhor diretor.
  • Prêmio AEC (1997): Ana Torrent recebeu o prêmio como Melhor Atriz cinema.
  • Sanit Jordi Awards (1997): Recebeu o prêmio concedido pelo público na categoria de Melhor Filme.
  • Valdivia International Film Festival (1997): Alejandro Amenábar ganhou o prêmio do público.
.Crítica:
"Me llamo Ángela, me van a matar..."
Por que a violência extrema em audiovisual atraí tanto público? Esta era a pergunta que a universitária Ángela intentava responder em sua tese para a faculdade de cinema. Dona de uma natureza inquisitiva e longe da morbidez, ela desejava traçar um perfil dos interessados e das influências que estas cenas muito violentas geram na sociedade. Para isto, no entanto, ela precisaria mergulhar no universo hardcore da cinefilia. Como este acesso ao extremo era mais restrito - eis que muitas vezes este "gosto" fora percebido até como uma falha de caráter, por assim dizer - pede auxílio a um professor e a um colega (reconhecido por ter fascínio ao estilo). Partindo deste pressuposto, Alejandro cria um roteiro tão surpreendentemente bem amarrado que quase é de se duvidar que o fez  tendo apenas 23 anos.

Tratar de snuff - que para quem não sabe são aqueles filmes onde uma morte real é filmada - sem cair numa mesmice e ainda ser capaz de transpirar questionamentos filosóficos não é para qualquer um, e digo isto tanto no quesito criadores quanto telespectadores; Afinal, apesar do filme em si não ser pesado e manter um bom ritmo, causa certo incômodo ao cogitar a trivialidade da vida, além do crescimento da insensibilidade, bem como a compararação com a nossa sociedade de consumo.
Um dos pontos que mais aprecio no filme é que as personagens não são rasas, todas possuem o "bem" e o  "mal" bem delimitados. A dualidade inerente resta muito bem explorada pelo diretor. Exemplo disto são duas cenas que ocorrem na praça de alimentação da faculdade: Num primeiro momento aparece Ángela com seus fones de ouvido escutando música clássica; Cenas mais tarde, ela se mantém na mesa habitual usando os mesmos fones, só que agora os sons são de gritos gravados da maldita fita snuff que encontrou. Ela não consegue parar de ouvi-los. A mesma persona de boa índole é capaz de acessar o seu lado mais sombrio, com asco e fascínio.

As aparências também são uma ótima forma de elucidar as incongruências, sendo que aqui destaco a personagem de Chema. O estudante de cinema é admirador de violência e pornografia, um tanto desleixado e agressivo no trato - aqui a direção de arte acertou em cheio ao montar seu apartamento -, todavia, aos poucos vamos conhecendo o lado mais "doce" dele, como na cena em que ele recita O Aniversário da Infanta de Oscar Wilde. Detalhe, Fele Martínez que arrasou no papel de Chema era estreante. Aliás, todo o elenco foi muito bem escolhido e dirigido.
Para mim, entretanto, o momento que mais me fez refletir foi a seqüência final da película. Sem muitos diálogos e com uma câmera acompanhando os protagonistas resumiu a conclusão pessoal do diretor, sem deixar de levantar outros diversos pontos. Calma, não vou contar ela aqui não...

Só afirmo isto:
Sabe quando acontece aquele acidente na estrada e nossos olhos simplesmente não evitam encarar?
Neste filme você também não irá desviar o olhar.
Classificação:

Onde Encontrar

Por ser um filme mais antigo e talvez não tão conhecido, encontrei bastante dificuldade em localizar o produto em sites nacionais. Todavia na Amazon é possível encontrar nas seguintes versões:
Trilha Sonora:

Alejandro - genial como ele só - além de escrever e dirigir o filme, compôs sua canção tema homônima; Como não localizei o áudio em específico, coloquei este  vídeo com um trecho do filme aonde é possível curtir bem a música. No mais, ouça agora:

Escapismo Cinéfilo


"Já acendeu a luz do cinema,
E agora vai começar a minha vida"


Segundo o Dicionário Priberam, Escapismo significa a  "Atitude de fuga ao quotidiano ou a uma realidade específica". A minha forma de escapar da rotina e liberar meus monstros é através do Cinema. Assim, fica fácil de notar como surgiu o Escapismo CinéfiloNeste espaço destino-me a uma paixão minha; o Cinema. Quem acompanha o blog sabe quão grande é o meu encantamento pela 7.ª Arte. Todavia, enquanto me limitava a listasespeciais e poesias sobre a temática, agora me atentarei a "resenhar" películas.

Todas as postagens seguirão um mesmo modelo - trazendo a ficha técnica completa, o trailer, uma crítica com classificação, onde encontrar e algumas músicas da trilha sonora -  e serão semanais.

A classificação é feita conforme as imagens que seguem; 
Para conferir algum filme, basta escolher a categoria abaixo:

Escapismo Cinéfilo: Suspiria


Ter um pesadelo é algo angustiante. Nada tem início, nada tem fim, é uma sequência incessante de imagens, pessoas, experiências que fazem de você uma vítima do inconsciente. Geralmente só conseguimos provar desta sensação durante o sono mesmo. Contudo, alguns raros cineastas possuem a fórmula precisa de sons e imagens capazes de nos transportar ao infame momento, dentre eles temos Dario Argento e o seu aclamado Suspiria.


Sinopse:
A americana Susan é convidada a ingressar em uma elegante e antiga academia de Balé européia. Logo que  chega percebe que algo estranho rodeia o ambiente. Aos poucos vai descobrindo que a escola nada mais é do que uma fachada para uma associação macabra de, o que acreditar ser, bruxas.  

Ficha Técnica:

Título Original: Suspiria

País: Itália
Gênero: Terror e Suspense
Ano: 1977
Diretor: Dario Argento
Elenco: Todo o elenco pode ser visto AQUI; Os principais são
.

Jessica Harper - Suzy Bannion

Flavio Bucci - Daniel

Miguel Bosé - Mark

Alida Valli - Miss Tanner
..
.


Prêmios:
  • Saturn Award (2002): Indicado na categoria de Melhor Relançamento em DVD de um Filme Clássico.
  • Saturn Award (1978): Indicação de Joan Bennett como Melhor Atriz Coadjuvante.

Crítica:
You want to kill me! You want to kill me! Hell it's beyond that door... The living dead!
Garanto que muitos dos que leram a sinopse sem conhecer o trabalho de Dario já tiveram dúvidas sobre a qualidade do filme. Não duvidem! Mas, também  não esperem um roteiro redondinho, bem montado, quanto menos atuações inesquecíveis. Não, a película foi montada com a intenção de causar uma sensação direta no seu apreciador, por tal outros elementos ganham primeira importância: As imagens e o som.

Num período onde O Exorcista fez questão de trazer o terror para nós, como se estivesse iminente em nosso cotidiano; Argento criou um ambiente improvável, misterioso e distante - como aqueles antigos castelos góticos repletos de monstros. Justamente nesta "climatização" da trama que a visão peculiar do diretor torna-se pungente.
Com ares surrealistas o filme traz cores exorbitantes - aplicando muito bem o technicolor de três cores. O elemento visual cria através de filtros e uma excepcional direção de arte - abusando da estilização e tons pastéis para as locações - sensações distintas, escolhendo para o quarto dos professores tons vermelhos, para o das alunas é amarelo, enquanto o azul gira nos ambientes educacionais da academia de balé, já nos externos o verde faz a vez.

Não bastando esta preocupação técnica com o magnífico da fotografia, Dario faz questão de buscar pontos inusitados para a colocação da câmera - como se as tomadas entrassem e saíssem de um móvel, por exemplo. Na tentativa de seguir o olhar de determinada personagem, acaba-se por desnortear o telespectador; O que, no caso do terror sensorial, é perfeito.
Como eu mencionei anteriormente, Suspiria é uma experiência audiovisual de horror, então, no que tange ao elemento sonoro temos a fabulosa música composta por Goblin (banda italiana de rock progressivo) em toda a película. A composição é tão perturbadora e estridente que mesmo sem o acompanhamento visual atormenta. No filme em ocasiões a trilha é tão alta que abafa o som do grito, dando uma impressão incômoda.

Creio que o maior objetivo de Dario Argento era o de conduzir o telespectador para aquela viagem do filme, conseguindo isto através de cenas de cores impactantes, estética estilizada, tomadas improváveis e amplas, finalizando com a sonorização alta por entre suspiros. Enfim, surrealismo total!  

Ainda que no final a falta de respostas e os furos no roteiro estejam lá, recomendo esta experimentação. Como disse antes, raras são as obras capazes de recriar a desnorteante angústia de um pesadelo.
Classificação:



Onde Encontrar:

Apesar de ser uma obra conhecida, em algumas lojas on line o produto encontra-se indisponível. Todavia, consegui localizar em DVD e em Blu-Ray nos seguintes sites:

Trilha Sonora:

Ao contrário do que normalmente se ouvia na época onde a soundtrack clássica imperava, Dario fez questão de conversar com a banda de rock progressivo Goblin para a composição. O resultado foi uma combinação aterradora de sons em crescente, suspiros e mistérios; Ouça agora:

Escapismo Cinéfilo: Dublê de Anjo


Para quem é fã de uma loucura básica, repleta de magia, cores vivas e um "q" de releitura da realidade... este é o seu filme!

Sinopse:
Num hospital ocorre o encontro inesperado da adorável menina Alexandria e do dublê desgostoso da vida Roy Walker. Ele envolve a pequena com uma história fantástica misturando com maestria realidade e sonhos. O universo criado por Roy parece ter respingos de surrealismo e banhando em cores. A amizade que surge não é tão descompromissada quanto o dublê sugere, a sua vida e escolhas passam pelo crivo da menina.

Ficha Técnica:
Título Original: The Fall
País: Estados Unidos/Índia/Reino Unido
Gênero: Musical, Histórico e Drama
Ano: 2006
Diretor: Tarsem Sigh
Elenco: Todo o elenco pode ser visto AQUI; Os principais são


Catinca Untaru - Alexandria



Lee Pace - Roy Walker/Black Bandit

Justine Waddell - Enfermeira Evelyn/Irmã Evelyn


Kim Uylenbroek - Médico/Alexandre, O Grande

Aiden Lithgow - Mensageiro de Alexandre