Blog

Blog

22 de dez. de 2011

A fantástica fábrica de Zumbis



O pessoal tem me escrito pedindo notícias do curta do zumbi. Então, atendendo a pedidos, aqui estão as últimas novidades do curta.

Fechamos algumas parcerias importantes. Uma das que eu julgo mais importantes diz respeito aos atores. Consegui enfim encontrar o Pedro Azevedo, um cara com formação teatral para interpretar um dos personagens cruciais do curta. Ainda estou tetando achar o cara certo para viver (sim, ele estará no curta) David Carlyle. Este personagem é complicado, porque eu ja tenho o cara na minha cabeça, e está dureza fazer concessão com relação ao visual do David. Mas ontem parece que eu vi uma luz no fim deste tunel, mas ainda é cedo para falar. Se tudo der certo, ficará (pelo menos no visual do David) muito melhor do que eu esperava.
A arma chegou! Felizmente não bloquearam a pistola de bolinhas nos correios. Ela é bem fajuta, (talvez por isso) mas eu dei uma envelhecida nela na base da pintura, e pelo menos a Eliane, empregada aqui de casa, acreditou que era uma arma velha de verdade. Ela teve que pegar na mão pra acreditar que era falsa, então, ou ela quer muito me agradar, ou acho que vai enganar lá no video.
arma A Fantástica Fábrica de... Zumbis
Perdeu! Perdeu!
Eu ja comecei a fazer uns testes ainda bem basicos com a Canon T3i que comprei pro curta. Porra, que tesão de maquina. De cara notei que falta faz uma tele cabulosa, como a que equipava minha camera antiga da Casio, sobretudo para fotografar bichos, que é o que eu realmente gosto de fazer. A lente que vem no kit não é de todo ruim (sempre vejo nego metendo o pau nela, mas talvez por ainda ser muito cru na fotografia, eu não acho que seja tão ruim) de qualquer forma, tenho certeza que minha teoria do “suquinho de lixo” se aplica bem aqui. Como ainda não tenho uma lente realmente cabulosa, talvez não possa julgar convenientemente a qualidade da lente do kit. (É como o cara que só anda de fusca querer teorizar como é passear de Ferrari)
Seja como for, eu notei que uma teleobjetiva boa faz falta, o que me obriga a praticamente montar no bicho para fotografar ele. Este miquinho aqui foi na inaugração da minha T3i com a lete do kit.

miquinho1 A Fantástica Fábrica de... Zumbis
Então eu comprei uma tele de 500mm baseada em espelho, que vai servir para o curta numa tomada bem curtinha de mira telescópica. Tomara que chegue a tempo.

lente500mm A Fantástica Fábrica de... Zumbis
Também comprei finalmente o maldito Rig da DSLR com follow focus. O Rig que eu comprei é este:
POF09Y show3 A Fantástica Fábrica de... Zumbis
Espero que preste.
E como eu ja tinha um tripé de boa qualidade para filme, não precisei comprar um. Acho que em termos de estrutura de rig, o curta se resolve bem com este rig com o follow focus e o meu tripé velho de guerra. Andei pensando em construir um steady cam para acoplar na máquina para umas cenas de corrida, porque meu medo é sacolejar muito a ponto de ficar desconfortável visualmente. No instructables tem umas dicas de como fabricar um e se sobrar tempo (algo que tenho dúvidas se vai acontecer) talvez eu construa um pra ver se ajuda.
No momento em que escrevo este post, tocou a campaínha e era o porteiro com uma caixa na mão. Era o gravador digital de alta sensibilidade estéreo que eu comprei pro curta, pois tive medo de apostar todas as minhas fichas no microfone nativo da câmera. Olha que bacana:


gravador A Fantástica Fábrica de... Zumbis
Dá pra acoplar ele na maquina ou pode ser usado como gravador de campo para produções de orçamento duvidoso como a minha. O bom é que ele ja vem com um cartão de 2Gb micro SD.
Acho que só falta comprar uma lente grande angular e terei fechado o que eu havia previsto para a parte de video e audio do curta. E aí começa a luta pela parte que é muito importante, que é a iluminação. É nessa parte que a venda dos zumbis vai ajudar muito.
Falando na venda dos zumbis, a “fábrica” está em franca produção e o primeiro lote dos 17 zumbis tipo C na linha premium, com cabelo, pintura e caixinha de madeira já estão saindo do “forno”.
Eu fiquei meio desesperado quando notei que hjavia errado a formulação do silicone na fabricação do molde do zumbi C, mas felizmente deu tudo certo e a fôrma não se perdeu.

fabrica de zumbis A Fantástica Fábrica de... Zumbis
fabrica de zumbis 3 A Fantástica Fábrica de... Zumbis
Eu já havia me esquecido da trabalheira MONSTRA que é fazer bonecos em linha de produção para vender. Se não fosse pela vontade de fazer o curta eu acho que teria desistido. Mas isso é bom pra eu dar valor e ver como sou feliz de ter a vida que eu tenho e não a vida de um operário chinês.
Depois de esculpir a matriz, tirar o molde preparar uma quantidade enorme de resina, tingir, fazer cópias no molde, aparar rebarbas, corrigir imperfeições e etc e tal, eu ainda tinha que pintar aquele mundo de defuntos. Pintar é a parte que eu mais gosto, mas quando você tem que repetir centenas de processos complexos mais de 17 vezes, a coisa se torna tão maçante que me vi como o Carlitos em Tempos Modernos. No fim, eu estava quase ficando maluco e trocando altas ideias com os zumbis.

fabrica de zumbis1 A Fantástica Fábrica de... Zumbis
O Aerógrafo até ajuda em muitas partes, mas as tintas que eu uso não são feitas para aerógrafo e com isso ele entope toda hora. Um pesadelo.
Após a etapa de pintura, também customizei as caixinhas personalizadas do zumbi C com um stencil e tinta vermelha. A ideia é deixar a parada meio rústica, como aquelas demarcações que fazem nos muros para indicar áreas contaminadas.
fabrica de zumbis2 A Fantástica Fábrica de... Zumbis
A etapa final é colar os cabelos nos zumbis. Nesta parte foi completamente impossível manter um mesmo padrão, porque eu já estava surtando. Assim, criei diferentes looks de cabelo pra eles, alguns mais grisalhos, uns de cabelos curtos, outros de cabelos brancos, alguns calvos, outros com estilos mais modernos, só não tem zumbi com o modelo “cuia -Justin Bibier”. Mas até modelo Taxi Driver tem. Olha aí:
zumbiCH4 A Fantástica Fábrica de... Zumbis
zumbiCH1 A Fantástica Fábrica de... Zumbis
zumbiCH2 A Fantástica Fábrica de... Zumbis
zumbiCH3 A Fantástica Fábrica de... Zumbis
Nenhum é igual ao outro.
A ideia de variar os cabelos do zumbi C me ajudou a visualizar o que ficará melhor no curta, ja que este zumbi escolhido pelos leitores aparecerá em todo seu glamour funéreo no curta.
Perto do trabalho que deu colar os cabelos, a pintura ficou até parecendo um passeio no parque. Mas o resultado final me agradou bastante. Incrível como os cabelos aumentam o realismo dos bonecos. (obs: Não é cabelo de verdade. É um cabelo sintético, com fios na escala 1:50 que eu importei da China só pra isso)

Bom, é isso. Essa semana começo a enviar os 17 primeiros zumbis do lote limitado de 30. E aproveito a deixa pra mais uma vez agradecer aos leitores que confiaram no projeto e estão apoiando o curta através da compra dos zumbis.
fabrica de zumbis final A Fantástica Fábrica de... Zumbis