Blog

Blog

5 de dez. de 2011

Direitos iguais uma pinoia!


Mais uma discussão acirrada ocorrida em sala de aula. Nós, alunos de psicologia não temos mais o que debater:

Descubra por que a mulher não conquista seu espaço na sociedade

Há tempos observa-se que as mulheres vêm ganhando cada vez mais espaço e destaque na sociedade – isso é indiscutível. Esse espaço, aos poucos conquistado por ela, deriva da gradual masculinização da própria: usa calças, faz trabalhos que antes sós homens faziam, fica com dois, três rapazes na noite e emite outros comportamentos que, como estes sequer eram pensados que uma mulher pudesse fazer há 100, 200 anos atrás. Todavia ainda existe muita coisa que se deve alcançar apesar do avanço significativo, especialmente no último século.

Bom, como eu já disse, nós estávamos em sala de aula a debater essa “violência” à mulher (termo altamente irônico): “Ah! por que o homem pode e a mulher não pode?”. E a resposta é simples: é claro que pode! Mas o superego deixa? Os valores e costumes (ainda) estão impregnados no nosso modo de pensar e ver o mundo. E não adianta crucificar a nós, meros homens, por não dar abertura, por que as mulheres também têm grande parcela de culpa.

É como a situação ocorrida que gerou a maior polêmica: se a garota está afim do garoto, por que ela não o convida para beber, para dançar ou para um jantar romântico? (ela pagando tudo do bolso dela, é claro). “Mas isso é obrigação do homem” – diz a donzela em perigo. E é aí que eu capturo o ato falho!


Quem falou que isso é obrigação do homem/ então quer dizer que para sair nas madrugadas, trabalhar fora de casa, votar, beber e cair na gandaia você quer direitos iguais, por outro lado para pagar um uísque ou até mesmo uma latinha de cerveja da mais barata que tem no bar, nem que seja a de R$0,99 você dá pra trás? Cadê os direitos iguais? Vocês são é muito espertas pro meu gosto: só querem saber do bônus, agora, o ônus que se lasque morro abaixo. É claro que não vamos generalizar, eu mesmo conheço mulheres que me atrevo a chamar de corajosas, que convidam o homem pra sair, pagam ou pelo menos dividem a conta e tudo mais. Veja bem que meu foco não está nessas, mas sim na grande maioria que só quer saber das vantagens da igualdade.


É bem verdade que as práticas culturais da nossa sociedade induzem o homem a ficar com vergonha quando uma mulher paga alguma coisa pra ele (o inútil orgulho machista). Mas isso não impede as valentes, corajosas e valorosas mulheres a lutar por igualdade de gênero. Mas elas querem saber disso? Fazem de conta que nem sabem de nada (e algumas poucas continuam a sugar o cara, até que ele volte pra casa sem nada na carteira).
Mas não se preocupem que ainda temos muito tempo para “A Vingança!”, quando serão os homens a lutar por direitos iguais, de tão “pra frente” que as mulheres vão estar. Na verdade "mais pra frente ainda" é o termo correto.