Blog

Blog

24 de dez. de 2011

A Santa Ceia

.
.
ceia realizada por Jesus antes da crucificação não é só o jantar mais famoso da história, tornou-se o marco do cristianismo. No entanto,  como acontece com tudo o que cai nas mãos dos homens, foi interpretado ao bel prazer de cada segmento religioso criado. Algumas interpretações mais sóbrias, outras mais absurdas e surreais.
Esta criatividade toda, tanto das religiões quanto dos pintores, surge de um jantar dado por Jesus aos seus  discípulos, especificamente na festa judaica da páscoa, está  numa das  cartas que o apóstolo Paulo enviou aos que professavam a fé cristã em Coríntios, uma cidade comercial da Grécia.
Jesus passou sua vida em luta aberta contra a religiosidade burocrática, mercantil e literal, que os religiosos teimavam em construir, coisa bem parecida com o nosso tempo, só que hoje se  apoderaram desta mensagem também e criaram uma vastidão de religiões, onde a Última Ceia é baseada na interpretações de suas próprias  hermenêuticas.
A influência deste episódio é tão inseparável da fé cristã que praticamente todos os grandes pintores criaram a sua versão. Eles reorganizavam a cena a fim de melhor transmitir o que imaginavam. Por exemplo, a opulência da refeição é enriquecida de uma pintura para outra.
Inclusive, pelo menos 52  pinturas da Santa Ceia foram usadas para uma pesquisa sobre o aumento da oferta  de alimentos no mundo,  publicada no International Journal of Obesity.
A pintura, a fotografia, enfim toda a arte, antiga e moderna se rendeu aos encantos da mais famosa refeição de todos os tempos. Abaixo uma mostra de artistas de todas as épocas.
.
.
Carl Heinrich Bloch
David LaChapelle
Domenico Ghirlandaio
El Greco
Fra Angélico
Giacomo Raffaeli
Jaime Baco Jacomart
James Smethan
Joos Van Cleve
Le Nain
Leonardo da Vinci
Marithe Francois Girbaud 
Fotografia
Marsden Hartley
Pascal Adolphe Dagnan
Peter Paul Rubens
Philippe de Champaigne
Salvador dali
Antônio Falbo
Jacobo Bassano
Tintoretto
Palma il Vecchio
Vicente Juan Macip
.
.
Fontes: publishers of The Grove Dictionary of Art. Liechtenstein Museum. Museo del Prado – Madri. 

     A Última Ceia