Blog

Blog

5 de dez. de 2011

Tirinhas na internet são diversão que vale a pena


Eles têm uma sacada brilhante, passam tudo para a internet e milhares de pessoas começam a curtir e enviar aos amigos — muitas vezes sem crédito algum. Quase diariamente, continuam desenhando para postar na web. Tudo de graça, sem esperar nada em troca, apenas por diversão. Estamos falando dos heróis que salvam nossas monótonas tardes online: os quadrinistas independentes. 

Seus principais meios de divulgação são Tumblr, blogs, Facebook e Twitter. Grande evolução para quem dependia de revistas independentes com circulação restrita. “Os fanzines, além de terem alto custo, têm alcance limitado. A internet surgiu para resolver os nossos problemas”, diz Ricardo Tokumoto, ilustrador e autor do ryotiras.com. Para o jornalista Andrício de Souza, autor de andriciodesouza.com, a vantagem de trabalhar na web é não depender de aprovação para publicar. “Não acredito que alguém trabalhe da mesma forma de maneira independente e contratado. Um cartunista tem sua obra diluída em um jornal, assim como um colunista tem seu talento diluído numa revista.” 
Além da independência, a internet também abre as portas para quem está começando, como Alexandra Moraes, autora do opintinho.tumblr.com. Não fosse a web, suas tirinhas sequer existiriam. Sem nunca ter desenhado para revistas, ela decidiu se arriscar no Paint e criou os personagens de poucos bits. Hoje, chega a comercializar produtos estilizados dos personagens. “Meu quadrinho surgiu na internet mesmo, porque é onde estou o tempo todo”, diz.
Fonte: Galileu