Blog

Blog

16 de dez. de 2011

Título de mulher mais baixa do mundo vai para Jyoti Amge



Durante certo tempo, Bridgette era a grande campeã. Ironicamente, claro, já que o título que a norte-americana de 22 anos conquistou foi de a menor mulher do mundo. A pequena mede 69 centímetros de altura, e está no livro dos recordes Guinness. Não é pra menos.
Não bastando ser a maior mulher pequena do mundo, com o perdão do trocadilho, ela tem um irmão, Brad, que mede 98 centímetros, e forma com ela a dupla de irmãos vivos mais baixos do mundo. Ambos nasceram com nanismo osteodisplásticos primordial de Majewski tipo 2.
No entanto, o reinado de Bridgette estava com os dias contados, e acabou-se. Acontece que a indiana Jyoti Amge acaba de completar 18 anos, distribuídos em 62,8 centímetros de altura.
Quer relembrar e ver quem é a jovem? Clica aqui.

Com somente 57.5 centímetros e com seu ciclo de crescimento completo aos 15 anos de idade, Jyoti Amge de Nagpur, Índia, é menor do que a média de bebê de dois anos e também detentora do recorde de menor garota do mundo, de acordo com o Livro Indiano dos Recordes. Nascida em 16 de dezembro de 1993, essa notável garota pesa apenas 5 quilos e é resultado da condição mais comum de nanismo, a Acondroplasia. Ela nunca irá crescer mais que isso.
Menor_Garota_1
Jyoti é pequena demais para usar garfo e faca comuns, então ela come em pratos especiais, dorme em uma pequena cama customizada e tem que arranjar jóias e roupas feitas especialmente a ela.
Menor_Garota_10

Até mesmo o banho é tomado em escala miniatura, necessitando de degraus especiais para ajuda-lá a entrar na banheira e um pequeno balde para se lavar.
Menor_Garota_2
Jyoti ao lado do seu vizinho que tem 1 ano de idade!
Essa menina extraordinária, por incrível que pareça, estuda em uma escola comum, a Bhartiya Vidya Niketan em Nagpur. Seus colegas de classe da mesma faixa etária a tratam como uma delas; ela senta em uma mesa e cadeira em miniaturas.
Menor_Garota_3
Jyoti com suas colegas de sala de aula
Menor_Garota_4 Jyoti em sua carteira adaptada
Jyoti não é infeliz por seu tamanho e aproveita o status de celebridade que sua altura a trouxe. "Eu sou orgulhosa de ser pequena. Eu amo toda a atenção que eu chamo. Não tenho medo de ser pequena e não me arrependo. Sou igual às outras pessoas. Como igual a você, sonho igual a você. Não me sinto diferente." diz ela.


Menor_Garota_9
Jyoti conversa com seus amigos no celular, como qualquer outro adolescente.
Seu tamanho também traz benefícios – Jyoti é uma mini-celebridade na sua cidade natal, aonde as pessoas se amontoam para vê-lá, e alguns ainda a tratam como divindade. Ela até chegou a gravar um álbum com sua estrela do pop indiana favorita, o cantor de rap Bhangra Mika Singh.
A pequena Jyoti tem grandes ambições de algum dia entrar em cena como atriz de Bollywood. "Eu adoraria trabalhar em uma grande cidade como Mumbai, atuar em filmes e viajar para Londres e para os EUA." Diz nossa pequena Indiana.
Menor_Garota_5

Menor_Garota_6 Jyoti com sua família
Menor_Garota_7
Aqui conseguimos imaginar o tamanho desta simpática menina
"Não consigo me separar dela nem por um dia que seja. Eu amo ela muito. Ela me faz orgulhosa." Diz seu pai Kishanji, de 52 anos de idade. "Muitos gurus vêm para vê-lá e abençoá-la. Eles rezam por sua felicidade e longa vida."
Menor_Garota_8
Voltando da Escola com seus irmãos
"Quando Jyoti nasceu, ela parecia ser normal. Apenas ficamos sabendo de seu problema quando ela fez cinco anos. Nós consultamos um especialista e ele disse que ela teria esse tamanho por toda sua vida." diz sua mãe Ranjana.
"Jyoti é pequena mas é linda, nós a amamos muito."
Menor_Garota_11

Nota: Essa é uma anã que me da orgulho de falar sobre ela.
Pelo que notei na matéria ela não é nenhum pouco fresca é uma verdadeira batalhadora.
Se todos os anões fossem assim acho que não seriamos alvo de tanta curiosidade!


O título de menor mulher do mundo, de acordo com o Guinness, passou para a jovem. Para que pudesse fazer parte do livro dos recordes, a garota foi medida três vezes em um intervalo de 24 horas, já que o tamanho pode variar levemente durante um dia. Mas isso não aconteceu: Jyoti é mesmo a mulher mais baixa do mundo.


A jovem, que parece uma criança de tão pequena, recebeu seu certificado com muita alegria, e comentou estar muito contente com este recorde. Ela sofre de acondroplasia, forma mais comum de nanismo, e tal doença a mantém presa em um corpo do tamanho de um bebê de quatro meses. Sua estatura pequena, no entanto, não impede que seus sonhos sejam imensos: a garota sonha em seguir carreira no cinema de Bollywood, como afirma seu pai. E, como se sabe, sonhar não tem medidas, certo?