Blog

Blog

26 de jul. de 2012

Futebol 2012




 Ponte Preta 1 X 1 Sport
Figueirense 0 X 1 Internacional
Vasco 1 X 0 Botafogo
Náutico 3 X 4 Coritiba
Corinthians 2 X 0 Cruzeiro
Grêmio 1 X 0 Fluminense
Atlético Goianiense 4 X 3 São Paulo
As partidas da Eurocopa de 2012 estão excelentes. Além de um ótimo futebol apresentado pelas seleções, a emoção é um aperitivo a mais nos jogos. Somente a partida entre Rússia e República Tcheca terminou com 3 gols de diferença no placar e apenas Croácia e Irlanda com 2 gols de diferença. Todo o restante dos jogos terminou com a diferença mínima.
Mas o fato descrito não é novidade! Se tem uma coisa que não falta em nenhuma Eurocopa é emoção. Relembre os jogos mais emocionantes da história da competição.
Ps: não fosse a irritante mensagem “Este vídeo apresenta conteúdo de UEFA, que o bloqueou com base nos direitos autorais” que impede a visualização de grandes jogos de todas as edições da Eurocopa, teríamos um material audiovisual muito melhor. Porém, certamente você irá curtir o material que separamos. Fuck Uefa.

Alemanha 0 X  1 Espanha – 2008

O jogo não foi rico em gols, mas não faltou emoção, como praticamente todas as finais da Eurocopa. A Espanha chegou à final da competição em 2008 como favorita e com um time repleto de estrelas, enquanto a Alemanha chegou como surpresa (quando a Alemanha não surpreende?). Mesmo assim as apostas eram bem divididas, afinal, a Alemanha tem muito mais tradição. No entanto, quem ergueu o troféu foi a seleção espanhola, que comemorou um título importante depois de 44 anos em jejum.

Alemanha 3 X 2 Turquia - 2008

Depois de um 3 a 2 nas quartas de final contra Portugal, a Alemanha venceu a Turquia pelo mesmo placar na semi. A Turquia, que chegava apenas como uma zebra, abriu o placar aos 21 minutos da etapa inicial. Cinco minutos depois Schweinsteiger (ô nome difícil de escrever viu) empatou. A partir daí a seleção turca abriu a caixa de ferramentas e começou a tentar a arrancar as pernas dos alemães. O jogo se encaminhava para um empate, mas no final da partida que a coisa ficou emocionante. Aos 33 minutos, a Alemanha virou, 7 minutos depois a Turquia empatou e aos 45 da etapa final o lateral Lahm desempatou o jogo, decretando a vitória e classificação alemã. Infelizmente não temos o vídeo da partida.

Turquia 3 X 2 República Tcheca - 2008

Turquia e República Tcheca não estão entre as melhores seleções do mundo, mas de vez enquando gostam de aprontar contra as tradicionais. A seleção turca já foi 3ª colocada na Copa do Mundo e 4ª na Eurocopa. A seleção tcheca já foi até campeã da Eurocopa e duas vezes vice da Copa do Mundo (ainda como Tchecoslováquia). Na Eurocopa de 2008, ambos os países protagonizaram um dos melhores jogos da competição. Na última rodada da fase de grupos, Turquia e República Tcheca entraram em campo com o mesmo número de pontos e mesmo saldo de gols. Uma vitória simples classificava um dos times. O jogo começou e a República Tcheca abriu dois gols de vantagem, mas com 30 minutos a seleção turca iniciou a reação, conseguindo a virada histórica faltando apenas 2 minutos para o jogo acabar.

Portugal 0 X 1 Grécia  - 2004

A Grécia venceu todos os seus jogos na fase final da Eurocopa por 1 a 0, não seria diferente logo na final, não é mesmo? Contudo, ninguém pode falar que o título não foi merecido. A seleção grega eliminou a França, que havia ganhado a edição anterior, a República Tcheca, que era a sensação da Euro 2004 e já tinha ganhado de Portugal ainda na fase de grupos. A final foi sofrida de acompanhar no primeiro tempo, quando não houve quase nenhuma chance de gol para as duas equipes. Contudo, no segundo tempo a Grécia surpreendeu marcando o primeiro gol do jogo aos 11 minutos. Com isso, o desespero chegou à seleção portuguesa, que era a anfitriã da edição daquele ano. Felipão colocou mais dois atacantes e transformou a partida num jogo de ataque contra defesa. Mesmo assim não foi o suficiente e a seleção grega ganhou a Eurocopa de 2008, sendo uma das maiores zebras da história da competição.

Portugal 2 x 2 Inglaterra – 2004

Esse foi o jogo mais marcante da Eurocopa de 2004. A seleção da casa recebeu a Inglaterra, que abriu o marcador logo aos 3 minutos com a eterna promessa Michael Owen. A seleção portuguesa só foi empatar aos 38 minutos da etapa final, levando a partida para a prorrogação. No segundo tempo extra, Portugal virou o jogo levando sua torcida ao delírio. Contudo, 5 minutos depois, Frank Lampard empatou o duelo e o jogo foi para os pênaltis. Na decisão das penalidades, a maior estrela do futebol inglês, David Bechkam, decepcionou e isolou a primeira cobrança. Aquele jogo estava marcado para brilhar a estrela do criticado goleiro Ricardo, que só foi convocado graças à teimosia de Felipão. O goleiro defendeu sem luvas a cobrança de Vassell. Como se não bastasse isso, bateu o pênalti decisivo e converteu. Incrível. Épico. Quis o destino que algo bem semelhante acontecesse de novo nas quartas de final da Copa do Mundo de 2006.

Países Baixos 2 X 3 República Tcheca - 2004

A seleção dos Países Baixos (composta por Bélgica e Holanda) não chegou como favorita na competição, pois a Holanda nem sequer havia se classificado para a Copa do Mundo de 2002. Porém, a seleção holandesa é sempre respeitada e dessa vez não poderia ser diferente. Ainda na fase de grupos abriu 2 a 0 na seleção tcheca, com gols de Nisteroy e Bouma, ainda com 18 minutos do primeiro tempo. O jogo parecia que ia virar uma goleada, mas a República Tcheca foi valente e virou a partida faltando 2 minutos para o fim. A seleção dos Países Baixos não se classificou para as oitavas de final e a República Tcheca era a sensação da Euro 2004 até ser eliminada pela Grécia na semifinal.

Portugal 3 X 2 Inglaterra – 2000

O grupo A da Eurocopa de 2000 era o chamado grupo da morte, com as seleções da Alemanha, Inglaterra, Portugal e Romênia. As seleções inglesa e alemã, obviamente, chegaram como favoritas. E adivinhe quem se classificou… Isso mesmo, as seleções portuguesa e romena. Na partida de estréia de Inglaterra e de Portugal, Scholes e McManaman abriram 2 gols de vantagem logo aos 18 minutos do primeiro tempo. No entanto, Portugal virou com Figo, J. Pinto e Nuno Gomes. Começava alí a freguesia inglesa diante da seleção de Portugal.

Iugoslávia 3 X 3 Eslovênia – 2000

Esse jogo foi a partida de maior reação na história da Eurocopa. A Iugoslávia (país que nem existe mais) perdia de 3 a 0 para a Eslovênia até os 22 minutos do segundo tempo, quando Milosevic iniciou a reação. Graças ao empate a seleção iugoslava conseguiu se classificar para as quartas de final e acabou sendo goleada por 6 a 1 contra a seleção dos Países Baixos. Ou seja, essa reação toda aí não adiantou de nada, mas vale ser lembrada.

Iugoslavia 3 X 4 Espanha – 2000

Mais um jogo da Iugoslávia com um número incrível de gols. Dessa vez a seleção do país que desmembrou em outros 6 (Eslovênia, Croácia, Bósnia, Macedônia, Montenegro e Sérvia) sofreu a reação. A Espanha, que precisava de vencer para se classificar no grupo, começou perdendo o jogo, empatou, tomou gol, empatou e tomou gol. Cansado desse lenga lenga, a seleção espanhola virou o jogo nos acréscimos, dando números finais à partida com o segundo maior número de gols da história da Eurocopa.

Rússia 3 X 3 República Tcheca – 1996

O confronto foi eletrizante não só pelo placar, mas por ser a terceira partida da fase de grupos e, por isso, já definir as duas equipes que passariam para a próxima fase da competição. Os Tchecos estavam empolgados após vencerem a Itália, já os russos ainda não estavam matematicamente eliminados. A R. Tcheca começou vencendo o jogo e abriu 2 a 0 na primeira etapa, com Suchopárek e Kuka. No segundo tempo, a Rússia partiu para cima e virou o jogo de forma espetacular com Mostovoi aos 4 min., Tetradze aos 9 e Beschastnykh, aos 40 min da etapa final. Com o resultado momentâneo, a República Tcheca estava sendo eliminada, até que Šmicer fez o gol de empate faltando apenas 2 minutos para o fim do jogo. Era a classificação heroica do time que acabou chegando à final da Euro naquele ano.

República Tcheca 1 X 2 Alemanha (final) – 1996

A grande final foi uma prova de que o grupo C da Eurocopa de 1996 reuniu grandes seleções, responsáveis pelos maiores duelos da competição. No jogo decisivo, muito equilíbrio e uma primeira etapa muito disputada. E foram os tchecos que abriram o placar aos 14 minutos da etapa final, com Berger. A Alemanha partiu para o ataque com todas as forças e conseguiu o empate, aos 33 min, com Bierhoff. A partida foi para a prorrogação e não demorou muito para o mesmo Bierhoff fazer mais um, dessa vez o gol de ouro, aos 5 minutos, e decretar o título alemão.

Dinamarca 2 x 2 Holanda (penaltis semifinal) – 1992

A partida válida pela semifinal da competição europeia foi decidida na marca da cal. Com a bola rolando, um emocionante 2 a 2. A Dinamarca saiu na frente logo aos 5 minutos, com Larsen, mas a Holanda empatou com Bergkamp aos 23 min. E 10 minutos depois Larsen colocou os dinamarqueses novamente em vantagem. Quando faltavam apenas 4 minutos para o final do jogo, a Holanda empatou com Rijkaard. A partida foi decidida somente na disputa de pênaltis. A Dinamarca converteu todas as cobranças e viu o craque holandês Van Basten errar sua cobrança. Assim não, Van Basten! A seleção dinamarquesa foi para a final e sagrou-se campeã vencendo a Alemanha. Ficava eternizado alí a Dinamáquina.

Holanda 2 X 1 Alemanha – 1988

Outra semifinal que não poderia ficar de fora dessa listas. A partida só teve gols na segunda etapa e começou com a Alemanha balançando as redes, com Matthäus , de pênalti, aos 15 min. A Holanda empatou também de pênalti com R. Koeman, aos 34 min. Mas a virada veio com Van Basten, faltando míseros 2 minutinhos para acabar o jogo. Um jogaço cheio de grandes craques.

França 3 X 2 Portugal  - 1984

As semifinais de 1984 foram de duas grandes seleções e um teste para cardíacos. Durante os 90 minutos iniciais, o placar foi de 1 a 1, com gols de Domergue para a França, aos 24 minutos, e Jordão, aos 34 minutos do segundo tempo. Com o jogo na prorrogação, o torcedor pôde acompanhar 3 gols nos 30 minutos decisivos, com  Jordão marcando outro logo aos 2 minutos para os portugueses e Domergue também deixando novamente sua marca aos 9 da etapa finalíssima e empatando para a França. Mas o grande gol foi mesmo do craque Platini, que fez seu gol faltando 2 minutos para a prorrogação se encerrar. Resultado: 3 a 2 e festa dos franceses que foram à final.

Tchecolováquia 1 X 1 Itália (9 X 8 nos penatis, 3o lugar) – 1980

Esse jogo foi válido pela disputa da terceira colocação da Eurocopa de 1980 e ficou marcado pelo do número de gols na disputa de pênaltis. Simplesmente 17 gols feitos ao todo. O mais incrível é o fato de ter tido 18 cobranças e apenas um pênalti não ter sido convertido. Sem dúvidas foi muito emocionante e é uma pena não termos encontrado o vídeo da partida.

Thecoslováquia 2 X 2 Alemanha (final) – 1976

Essa foi uma das finais mais emocionante da história da Eurocopa. A Tchecoslováquia abriu dois gols de vantagem ainda no primeiro tempo. A Alemanha foi valente e conseguiu o empate no último minuto da partida levando a decisão para os pênaltis. Nas cobranças, os tchecos levaram a melhor e conseguiram o título mais importante do país, que hoje está dividido em República Tcheca e Eslováquia.


O assunto é Rugby: Rede Social E.C. entrevista BH Rugby