Blog

Blog

26 de jul. de 2012

O trauma e a macumba de Muricy Ramalho

 Muricy Ramalho

Muricy Ramalho é o melhor treinador brasileiro da atualidade. Quem contesta isso, deve se calar ao ver o currículo dele. São nada menos que 4 Campeonatos Brasileiros (2006, 2007, 2008, 2010) e 1 Libertadores (2011) . Além disso, foi eleito o melhor treinador do Brasil por cinco anos seguidos a partir de 2005, quando treinava o Internacional, que só não foi campeão por causa dos polêmicos escândalos de arbitragem daquele ano.
Porém, Muricy tem um grande trauma: enfrentar brasileiros na Libertadores. Já foram 5 eliminações para 5 times diferentes. No único ano que o treinador conseguiu o título da principal competição das Américas, o Santos não enfrentou nenhuma equipe brasileira. O estudo sobre essa série de frustrações do treinador ainda revelou uma grande coincidência (ou uma possível macumba): Desde 2007, todos os times que eliminaram as equipes de Muricy chegaram até a final e tiveram que se contentar com o vice campeonato. Será que o mesmo vai se repetir este ano com o Corinthians?
Relembre os fracassos de Muricy Ramalho contra os brasileiros na Libertadores:



Ano: 2006
Carrasco: Internacional
Fase: Final


O trauma de Muricy Ramalho começou em 2006, enfrentando o seu ex clube. O São Paulo chegou à final da Libertadores pela segunda vez seguida e novamente contra um brasileiro. Em 2005 o tricolor venceu o Atlético Paranaense, mas Muricy ainda não era o treinador da equipe paulista. Em 2006, o São Paulo até conseguiu eliminar um clube brasileiro: o Palmeiras, pelas oitavas de finais. Depois passou por Estudiantes e Chivas Guadalajara até enfrentar o time gaúcho na final. Nas partidas decisivas, o time de Ricardo Oliveira, Lugano, Mineiro, Rogério Ceni, etc, não foi páreo para o Inter de Rafael Sóbis, que marcou dois gols na partida de ida e praticamente definiu o confronto.




Ano: 2007
Carrasco: Grêmio
Fase: Oitavas de final


Um ano depois do desastre de 2006, algo bem semelhante aconteceu novamente contra um time gaúcho. Não na final, mas nas oitavas. O São Paulo, que chegava com status de atual campeão brasileiro e vice campeão da Libertadores,  sucumbiu diante do Grêmio de Diego Souza, Tcheco e Tuta. O tricolor paulista até venceu o primeiro jogo por 1 a 0, mas no segundo perdeu por 2 a 0 e deu adeus ao sonho do tetra. Para consolar o treinador mais vitorioso do Brasil, o Grêmio perdeu na final para o Boca Juniors. Iniciava aí uma “macumba” de Muricy contra os seus algozes?




Ano: 2008
Carrasco: Fluminense
Fase: Quartas de final


Em 2008 umas das eliminações mais marcantes de todas. O trauma por ter sido vice em 2006 foi grande por ser uma final, em 2012 por ter sido contra um rival, já 2008 foi bem traumatizante devido a dramaticidade da partida e da reviravolta nos minutos finais. O São Paulo ganhou o jogo de ida por 1 a 0 no Morumbi. Na segunda partida começou perdendo e empatou aos 25 minutos do segundo tempo. Com o empate o São Paulo se classificava e poderia até tomar um gol para passar de fase. Tomou o primeiro um minuto depois e aos 46 sofreu o terceiro, naquele que foi um dos jogos mais emocionantes da Libertadores. Algumas semanas depois, pela segunda vez seguida, o time que eliminou Muricy acabou perdendo na final. Dessa vez o Fluminense perdeu para a LDU nos penaltys.




Ano: 2009
Carrasco: Cruzeiro
Fase: Quartas de final


Ano novo, vida nova. Certo? Errado. O São Paulo chegou à Libertadores de 2009 cheio de moral, como tricampeão do Campeonato Brasileiro, fato até então inédito (se considerar que o Campeonato Brasileiro começou em 1971). Porém, mais uma vez o tricolor paulista ficou pelo meio do caminho nas quartas de final. Dessa vez o carrasco foi o Cruzeiro, que venceu o primeiro jogo por 2 a 1 no Mineirão e ainda ganhou de 2 a 0 no Morumbi, totalizando 4 a 1 no confronto. Depois dessa eliminação, a diretoria são paulina demitiu o treinador. Mais uma vez, o algoz de Muricy chegou até à final da principal competição sulamericana e acabou derrotado. Uma vez, ok. Duas, estranho. Três é muita coincidência. #muricymacumbeiro.





ps: Claro que falar que Muricy é macumbeiro é uma GRANDE brincadeira. Temos total respeito e admiração pelo treinador, mas que o fato é bastante curioso, isso é. Será que vai acontecer este ano novamente com o Corinthians?