Blog

Blog

4 de nov. de 2012

Músicas!... Sucessos que o Brasil canta!



Segredos Musicais - Alegria, Alegria (Caetano Veloso)



“ Alegria, Alegria ” de Caetano Veloso é  uma das músicas, se não a mais, importante da história da música brasileira.  Lançada em 1967, marcou o Tropicalismo e a luta contra a ditadura que se encontrava no auge aqui no Brasil. “ Alegria, Alegria “ trazia uma sonoridade jamais vista na época, o uso das guitarras chamou muita atenção, totalmente inspirado nos Beatles, que se encontravam no ápice. “ Alegria, Alegria “ é um clássico, é Rock ( um dos primeiros ), poesia, livro, filme. 

Veja alguns trechos :
Caminhando contra o vento
Sem lenço e sem documento
No sol de quase dezembro


Eu vou...



Caminhando contra as leis regidas na épocas ( ditadura ) “

O sol se reparte em crimes
Espaçonaves, guerrilhas
Em cardinales bonitas


Eu vou...



Espaçonaves, guerrilhas é uma referência aos militares, e o sol se reparte aos crimes cometidos pelos próprios "


Em caras de presidentes
Em grandes beijos de amor
Em dentes, pernas, bandeiras


Bomba e Brigitte Bardot...



Brigitte Bardot foi uma famosa atriz que interpretou uma das Marias no filme Viva Maria no século XX. No filme ela conhece um líder revolucionário socialista e acaba se tornando líder de uma revolução contra o ditador local ".

Eu tomo uma coca-cola
Ela pensa em casamento
E uma canção me consola
Eu vou...


" A canção retrata bem a juventude daquela época. " Eu tomo uma coca - cola " ( influência do EUA, capitalismo ), " Ela pensa em casamento " ( a liberdade, pois naquela época quem escolhiam  o casamento de seus filhos, eram os pais ).

Nada no bolso ou nas mãos
Eu quero seguir vivendo, amor
Eu vou...
Por que não, por que não...
Por que não, por que não...
Por que não, por que não...



 " Esses são os trechos mais marcantes da música,  e nelas prevalece o direito e livre expressão da humanidade. Todos nós somos livres para poder seguir nossas vidas. Porque não ? "

A música apareceu no segundo disco do músico e entrou para a história para se tornar um hino da cultura brasileira. 
Veja a seguir a versão original :


E uma versão acústica maravilhosa, que chegou até me arrepiar.

Stones surpreendem fãs em Paris



Centenas de fãs tiveram a oportunidade de conferir a aparição inusitada dos Rolling Stones na noite da última quinta-feira (25) no Trabendo, casa com capacidade para 700 pessoas, localizada na zona norte de Paris. A apresentação foi anunciada em cima da hora, via Twitter, e nomeada pela banda como “um show de aquecimento”. Adquiridos por apenas 15 euros, 350 ingressos foram colocados à venda durante a manhã, algumas horas antes do show, e esgotaram em poucos minutos.


Ao longo de 1h20 sobre o palco, a banda interpretou 12 canções, começando pelo clássico “Road 66”, seguido por outros hits como Start me up, Miss you e a inédita Doom and Gloom. Eles não se apresentavam juntos ao vivo desde 2007, quando encerraram a turnê do álbum “A Bigger Bang”, lançado em 2005. O concerto de quinta-feira foi organizado em sigilo e surpreendeu a todos, já que a tão aguardada volta do grupo aos palcos estava prevista para novembro, em Londres, conforme anunciado.

Set list:
Route 66
It’s Only Rock ‘n’ Roll (But I Like It)
Shattered
When the Whip Comes Down
Champagne & Reefer
Doom & Gloom
Miss You
Start Me Up
Midnight Rambler
Tumbling Dice
Jumpin’ Jack Flash
Brown Sugar

Confira um trecho do show:

Vanusa? Vanusa!





Se você for como eu que nasceu nos anos 90, é possível que tenha tomado conhecimento de quem é Vanusa depois daquele episodio infeliz em 2009 na assembléia legislativa em São Paulo, onde a cantora aparece completely high e comete então uma sucessão de imprevistos, que a meu ver nada patriótico, trouxe uma estética bem legal para o hino. Nada demais, nada através, Vanusa esclarece que seus medicamentos para labirintite lhe causaram algumas confusões que resultaram em um pacote de pilhérias televisivas. E como a lei da entropia reina em nosso mundo, no ano seguinte outro episodio parecido ocorre com ela em Manaus, sabe-se lá em que contexto.

   O fato, é que para quem conhece o trabalho de Vanusa há mais tempo, como nossos pais, por exemplo, bem sabem que a cantora não chega mais aos pés de quem ela foi no passado. Nossa musa tinha os pés no rock n’ roll mesmo que você não considere a jovem guarda como rock.

   Não posso falar com propriedade sobre a carreira da autora porque eu conheço muito pouco do trabalho dela. Mas mesmo em pouco tempo já pude dar de cara com ótimos trabalhos. Vejamos essa canção abaixo com uma pegada bem heavy:

   E pasmem-se. Observem a semelhança entre essa música da Vanusa e Sabbath Bloody Sabbath:


   Pesquisando na internet percebi que há diversas discussões, porém não se sabe ao certo quem plagiou quem. O fato é que não consegui achar a data de lançamento do álbum da Vanusa, a não ser o etéreo 1973. Porém, não me espantaria se o plágio tivesse partido do Sabbath, uma vez que gringos vez ou outra copiam os riffs da terra do pau brasil.

   De qualquer forma, faz-se notar a qualidade musical que Vanusa já não mostra gana para possuir. E hoje, só podemos esperar mais um tropeço dela a ser explorado por programas saturados de humor pobre e repetitivo.