Blog

Blog

29 de nov. de 2012

Erupção Solar em 27 de novembro 2012 (1557 UT), produzindo um alargamento, último suspiro solar M1.6, pode chegar na terra em 1 e 2 de dezembro 2012


Último suspiro : manchas solares deterioração AR1618 (para não ser confundido com o das manchas solares cresce AR1620) entrou em erupção em 27 de novembro (1557 UT), produzindo um alargamento último suspiro solar de classificação M1.6 na Escala Richter de Flares . Solar Dynamics Observatory da NASA gravou o flash de radiação ultravioleta extrema:
O filme mostra uma nuvem de plasma torcida voando para longe do local da explosão, mas apenas temporariamente. Gravidade do sol puxou a pluma de volta à superfície estelar antes que pudesse escapar. Radiação UV extremo desta explosão criou algumas ondas de ionização na atmosfera da Terra acima da América do Norte e Europa. Caso contrário, a explosão não foi geoefetivas.

                                         
       

A Classificação de Flares de raios-X solares
ou "Sopa de Letrinhas Solar Flare"

Uma tempestade solar é uma explosão no Sol que acontece quando a energia armazenada em campos magnéticos retorcidos (geralmente acima de manchas solares) é subitamente liberada. Flares produzir uma explosão de radiação em todo o espectro eletromagnético, desde as ondas de rádio a raios-x e raios gama.
Os cientistas classificam erupções solares de acordo com o seu brilho de raios-x na faixa de comprimento de onda 1-8 Angstroms. Há três categorias: classe X-flares são grandes, pois eles são os principais eventos que podem desencadear apagões planeta em toda a rádio e tempestades de longa duração de radiação. Classe M chamas são de tamanho médio, pois eles podem causar blecautes de rádio breves que afetam polar da Terra regiões. Tempestades de radiação menores, por vezes, seguem um alargamento M-classe. Comparado com X e M eventos de classe, c-Class flares são pequenos, com poucas consequências perceptíveis aqui na Terra.

Esta figura mostra uma série de erupções solares detectados pelos satélites NOAA, em julho de 2000:

Cada categoria de raios-x chamas tem nove subdivisões que vão desde, por exemplo , C1 a C9, M1 a M9, e X1 a X9. Nesta figura, as três chamas indicados registada (a partir da esquerda para a direita) X2, M5 e X6. O flare X6 desencadeou uma tempestade de radiação em torno da Terra apelidado o evento do Dia da Bastilha.

Buracos coronais: 28 de novembro 2012 


O vento solar flui do orifício indicado coronal deve chegar à Terra em  1 e 2 de dezembro 2012.
Crédito: SDO / AIA.

Fonte:http://spaceweather.com/