Blog

Blog

1 de mar. de 2011

Síndrome do Asperger características!...


Síndrome de Asperger características

Saúde 24/02/11 Natália
A síndrome de Asperger ou transtorno de Asperger é um problema que atinge as pessoas logo na infância, muito comparada com o autismo por possuir alguns sintomas parecidos e ter o mesmo tratamento, mas a diferença entre esta duas síndromes está em alguns comportamentos, como a comunicação que no caso uma pessoa autista é algo quase que impossível já quem sofre com a síndrome de asperger se comunica bem, porém é incapaz de entender a linguagem corporal, porém ainda possui algumas restrições e não considerado uma pessoa sociável. O autismo é considerado como um sintoma desta síndrome em níveis de intensidade ela é uma espécie de autismo mais leve. Um dos sintomas mais comuns é a obsessão por algo, o interesse por um único assunto, tópico ou objeto, isso faz com que o paciente ignore completamente outras coisas que não lhe interessam ou que não tenham nada a ver com o que tem obsessão, veja outros sintomas muito comuns desta síndrome que tem afetado muitas crianças:
Atitudes e movimentos descoordenados e desajeitados falta de capacidade motora;
Dificuldade de socialização, interação social com outras pessoas e a falta de comunicação;
Sensibilidade no sistema sensorial como ao sabor, som, luz e textura;
 Rituais repetitivos;
Rotina obsessiva;
Peculiar na linguagem;
Habilidades em algum esporte, em desenhar e cálculos;
Pensamentos lógicos e técnicos.
Em muitas crianças pode acontecer de não haver um diagnostico, porque pode ser confundida com outros comportamentos ou mesmo a personalidade da pessoa, porém é necessário analisar todas as atitudes e o comportamento, o mais ideal é não fingir que nada está acontecendo com seu filho, porque caso isto acontece quem sofrerá no futuro será ele mesmo, o adulto com esta síndrome se torna ansioso, tem dificuldade de encontrar emprego, angustiado entre muitos outros problemas que afetam diretamente o convívio social e a interação que é indispensável para uma pessoa que deseja seguir uma carreira e ser bem sucedido. O diagnostico feito na infância é muito mais fácil e eficaz, na fase adulta é quase impossível porque mesmo sabendo que há algo de errado com si próprio o adulto tentará de todas as maneiras esconderem seus erros da mesma maneira que uma pessoa considerada saudável tem a dificuldade de assumir que errou ou mesmo que admitir tal defeito. A criança ainda não tem noção de comportamento social e por isso o diagnostico se tornam muito mais fácil e importante, as crianças com esta síndrome não necessitam de cuidados especiais apenas estímulos diferentes e o acompanhamento profissional.
A principal dificuldade do portados de SA é a dificuldade em se expressar seu estado emocional e de não compreender a expressão de outras pessoas. Eles não são capazes de nem se quer olhar nos olhos enquanto conversam, não possuem senso do sentido denotativo da palavra, não são capazes de interpretar falas de ironia, metáforas, gírias, sarcasmo, indiretas, entre outros. Possuem ainda comportamento agressivo e podem magoar as pessoas sem perceber já que sofrem com a falta de empatia. Observe os sintomas mais comuns e procure um especialista para tratas o portador de Asperge da melhor maneira possível.