Blog

Blog

17 de abr. de 2011

Colômbia diz que Venezuela não abriga mais acampamentos das Farc


Agências de notícias
BOGOTÁ - O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, disse nesta terça-feira que a Venezuela não abriga mais acampamentos rebeldes. Acusações do ex-presidente colombiano Alvaro Uribe de que a Venezuela estava dando refúgio a guerrilheiros das Farc levou a uma quebra nas relações entre os dois países vizinhos no ano passado.

Chávez me assegurou em muitas ocasiões que ele não iria permitir a presença de terroristas em seu território
- O presidente Chávez me assegurou em muitas ocasiões que ele não iria permitir a presença de terroristas em seu território - disse Santos em declaração publicada no site da Presidência.
Região dos combates mais intensos

Uribe afirmou no ano passado que 1.500 membros das Farc estavam posicionados em uma área montanhosa da Venezuela, próxima da fronteira colombiana. Santos afirmou, porém, que o governo verificou que os acampamentos não existem mais.

Para o presidente, a Venezuela está cumprindo a promessa de prevenir que rebeldes da Farc cruzem a fronteira. Segundo ele, o fato de Caracas ter entregue dois guerrilheiros do grupo ELN na segunda-feira mostra esse compromisso.
 
Rebeldes usam normalmente as fronteiras aduanas para escapar do Exército colombiano, causando tensões entre os Estados Unidos, aliado da Colômbia, e a Venezuela. Ano passado, Washington criticou Chávez por supostamente estar abrigando rebeldes marxistas.
Embora o comércio entre os dois países não esteja totalmente recuperado, as relações entre Colômbia e Equador, de uma forma geral, têm melhorado significativamente desde Santos tomou posse em agosto. No sábado, Santos e Chávez se encontraram pela terceira vez numa tentativa de restaurar as relações comerciais.