Blog

Blog

17 de abr. de 2011

França emite primeira multa por uso de véu em local público


Agências de notícias
PARIS - A polícia francesa emitiu a primeira multa contra uma mulher por usar véu em local público. A mulher foi abordada em um estacionamento de shopping no subúrbio de Paris na noite de segunda-feira, mesmo dia que entrou em vigor a legislação banindo o uso do véu integral nas ruas do país.
..Segundo a polícia, a mulher de 27 anos recebeu uma multa de 150 euros (US$ 216) e terá que assistir a aulas de cidadania francesa durante um mês. Os agentes relataram que a abordagem foi rápida e calma.

Outra mulher, de 35 anos, também foi abordada nesta terça-feira por usar véu em Saint-Denis, no subúrbio de Paris. De acordo com a polícia, ela foi levada para a delegacia, recebeu um advertência, e depois foi liberada.
 
Os dois casos foram os primeiros episódios divulgados publicamente, mas não se sabe quantas mulheres foram abordadas ao redor do país. O governo da França estima que apenas 2 mil mulheres que vivem no país usam o véu integral. A maioria dos muçulmanos no país, no entanto, veem a proibição como um estigma. O islamismo é a segunda maior religião da França, atrás apenas do catolicismo.