Blog

Blog

13 de abr. de 2011

Disfonia Infantil – Há cura?!...


Disfonia Infantil – Há cura?

Disfonia infantil, o que é isto?  Ao pronunciar a palavra parece algo de outro mundo, mas garanto a você que já deve ter presenciado um filho de seu amigo, do seu vizinho e quem sabe algum parente seu apresentando este problema. De uma maneira bem prática, a disfonia é a ausência da voz. Ela provoca uma mudança na voz da criançada de forma a provocar alteração na qualidade vocal. Quando a criança tem este problema, sua voz apresenta-se de forma bastante rouca ou áspera.
 Disfonia/infantil

Se você está enfrentado este problema, calma, para este caso temos o tratamento fonoaudiológico cujo objetivo é adequar a qualidade vocal e a respiração, eliminando, assim, as tensões. Neste tratamento, a criança aprende a falar mais devagar, além de desenvolver uma fala mais articulada. Concluído o tratamento, a reabilitação vocal do paciente é garantida.

Caro leitor, o médico otorrinolaringologista é o mais indicado para realizar a avaliação desse caso, pois ele analisa se há necessidade de intervenção cirúrgica como também a viabilidade de um tratamento fonoaudiológico. Salientamos também que há casos em que o médico aconselha orientação psicológica à criança e/ou família com o propósito de evoluir o processo terapêutico.

Agora fique atento aos meios preventivos: Se sua criança apresentar problemas respiratórios constantes, é preciso acompanhamento médico, pois tais alterações podem ocasionar voz mais nasalizada, rouca e dificuldades respiratórias; Evite o abuso vocal e situações que provoquem o desenvolvimento da disfonia; Crianças, pais e professores precisam estar informados sobre a importância da saúde vocal e sua manutenção.

Por isso, o melhor remédio é a prevenção. Caso perceba qualquer alteração na voz de sua criança, procure imediatamente um médico especialista no assunto.