Blog

Blog

19 de abr. de 2011

Giro pelo mundo da notícia


CUBA - O ex-presidente cubano Fidel Castro confirmou sua renúncia à chefia do Partido Comunista, seu último alto cargo político no país, ao pedir sua exclusão do Comitê Central, segundo escreveu em um artigo divulgado nesta terça-feira pelo portal "Cubadebate". Desde a criação, em 1965, do PC cubano - único partido legal no país -, Fidel era o primeiro-secretário da legenda, principal cargo do sistema comunista. O novo Comitê apontará seu substituto.

"Raúl (presidente Raúl Castro, seu irmão) sabia que eu não aceitaria na atualidade cargo algum no Partido", escreveu Fidel, ao explicar sua ausência no novo Comitê Central do PCC, eleito na segunda-feira durante o 6º Congresso do partido.

 

Aos 84 anos, Fidel sugeriu, em artigo publicado em março, que o presidente do país deveria ocupar este cargo - no caso, seu irmão Raúl, segundo-secretário desde 1965.

 

A questão da liderança tem ofuscado as reformas, desde que Raúl disse em discurso no sábado que o governo estava considerando limitar o período de atuação de futuros líderes - incluindo ele próprio - a dois mandatos de cinco anos.

 

Congresso aprova liberação da compra e venda de imóveis

A mídia estatal anunciou na noite de segunda-feira que o 6º Congresso do Partido Comunista Cubano havia aprovado os planos de reforma de Raúl Castro , aparentemente com alguns ajustes sugeridos durante os debates. Entre as medidas aprovadas estaria a liberação da compra e venda de imóveis. O congresso se encerra nesta terça-feira, quando as medidas aprovadas e a nova direção do partido devem ser apresentadas.

 

Em artigo publicado na capa do jornal "Granma", Fidel disse que a nova geração está sendo chamada a retificar e alterar sem hesitação tudo que deve ser retificado e alterado, e a continuar demonstrando que o socialismo é também a arte de fazer o impossível acontecer.

 

O impossível, segundo ele, é construir e provocar a revolução dos pobres, pelos pobres e para os pobres, e defendê-la por meio século da mais poderosa potência militar que já existiu, uma referência aos Estados Unidos, que mantêm um embargo comercial contra a ilha.

 

Fidel, que raramente aparece em público nos últimos anos, não participou da abertura do congresso. A mídia estrangeira não foi autorizada a acompanhar as sessões.

 

Susto na Espanha

 

Incêndio faz igreja Sagrada Família ser esvaziada em Barcelona

 

Agências internacionais

MADRI - Um pequeno incêndio dentro da igreja Sagrada Família, em Barcelona, obrigou cerca de 1.500 pessoas a deixarem nesta terça-feira o famoso templo, segundo a polícia catalã. O incidente que não deixou feridos teria sido provocado por um homem que ateou fogo à sacristia. O suspeito foi detido.Vários grupamentos do Corpo de Bombeiros foram chamados para combater o incêndio na igreja, que ainda está em construção. De acordo com a política, foram registrados danos pequenos na sacristia e a estrutura do templo não foi afetada.

 

Obra monumental desenhada pelo arquiteto catalão Antonio Gaudí, falecido em 1926, a Sagrada Família foi consagrada pelo Papa Bento XVI no com uma missa solene em novembro do ano passado. Apesar das obras, o templo é aberto a cultos e é um dos pontos turísticos mais visitados da Espanha.

 

Ajuda

 

Otan admite dificuldades em Misurata e UE diz estar pronta para operação humanitária na Líbia

 

Agências internacionais

ROMA e TRÍPOLI - O chefe do comitê militar da Otan, almirante Giampaolo Di Paola, admitiu nesta terça-feira que a aliança está encontrando muitas dificuldades para neutralizar as forças de Muamar Kadafi em Misurata, terceira maior cidade da Líbia e palco de confrontos há quase dois meses entre as tropas do regime e rebeldes líbios. Di Paola disse em Roma que embora a ofensiva internacional tenha imposto "danos significativos" à artilharia de Kadafi, sua força ainda é "considerável".

 

Diante da situação de milhares de civis que estão em Misurata, a União Européia já analisa planos para enviar tropas à cidade líbia e se diz pronta para lançar uma operação militar que garanta o envio de assistência humanitária. Michael Mann, porta-voz da comissária da UE para Relações Exteriores, Catherine Ashton, afirmou nesta terça-feira segundo a rede CNN que a operação será lançada se for solicitada pela ONU.

 

O porta-voz afirmou que não está claro quantos soldados seriam enviados, mas disse que o total seria "menos de mil". O Conselho da UE concordou com a realização da operação humanitária no início deste mês. O objetivo seria "contribuir para o movimentação segura e a retirada de pessoas desalojadas", além de apoiar o trabalho de agências humanitárias.

 

A agência da ONU para alimentação informou nesta terça-feira que começou a enviar comida para cidades líbias afetadas pelos confrontos, incluindo Trípoli. A capital voltou a ser alvo de bombardeios da Otan nesta terça-feira, assim como a cidade natal de Kadafi, Sirta. Misurata também foi atacada nesta terça, mas pelas forças de Kadafi.

 

Ofensiva

Otan faz ataques a Trípoli e à cidade natal de Kadafi na Líbia

RABAT - Aviões de guerra da Otan lançaram ataques aéreos na capital líbia Trípoli e na cidade natal do líder líbio Muamar Kadafi, Sirta, nesta terça-feira, informou a televisão estatal.

Em Bruxelas, a Organização do Tratado do Atlântico Norte disse que a aliança atacou instalações de comando e controle das forças de Kadafi, incluindo o quartel-general de uma brigada no sul de Trípoli na noite de segunda-feira.

A emissora líbia Al-Jamahiriya disse: " "As cidades de Trípoli e Sirta foram alvos de bombardeios da agressão cruzada colonial durante as primeiras horas da terça-feira".

 

A TV estatal acrescentou que a Otan também bombardeou a região de Al-Habra na cidade de Al-Aziziyah "pouco tempo atrás", informou sem dar mais detalhes.

 

Um comunicado da Otan disse que vários ataques aéreos na segunda-feira tiveram como alvo a infraestrutura de comunicações e o quartel-general da 32a brigada das forças de Kadafi.

 

"A Otan vai continuar sua campanha para degradar as forças do regime de Kadafi que estejam envolvidos em ataques em andamento contra civis", disse o comandante da operação da Otan, general Charles Bouchard, no comunicado.

 

Movimento pró-democracia

 

Revolta na Síria é uma 'insurreição armada', diz ministério

 

Agências internacionais

AMÃ - A revolta na Síria é resultado de uma "insurreição armada", disse o Ministério do Interior do país do Oriente Médio nesta segunda-feira, após milhares de manifestantes pró-democracia terem realizado marcha na cidade de Homs exigindo a saída do presidente Bashar al-Assad.

 

"O curso dos eventos anteriores(...) revelaram que (os eventos) são uma insurreição armada por grupos armados pertencentes às organizações salafistas, especialmente nas cidades de Homs e Banias", informou o ministério em comunicado.

 

A nota oficial pediu aos cidadãos sírios para "relatarem ações terroristas".

 

WIKILEAKS: EUA negam tentativa de enfraquecer o governo da Síria

 

Nesta segunda-feira, ativistas de direitos humanos afirmaram que 17 pessoas morreram na repressão aos protestos de domingo em Homs, a cerca de 165 quilômetros de Damasco. Milhares de pessoas compareceram aos funerais nesta segunda-feira e voltaram a exigir a renúncia de Assad.

 

Programa de TV aponta falhas em livro e gera dúvidas sobre trabalho de indicado ao Nobel da Paz

NOVA YORK, EUA - Um trabalho considerado inspirador e que foi contado no livro "A terceira xícara de chá: a história de um homem que combateu o terror com escolas e livros no Afeganistão e no Paquistão" teve várias falhas reveladas por um programa de TV. Segundo o "60 Minutes", da CBS, parte das escolas que teriam sido fundadas pelo americano Greg Mortenson estão vazias, foram construídas por outras pessoas ou não recebem fundos. Há ainda dúvidas sobre a aplicação de doações, que teriam partido até do presidente Barack Obama para a instituição de Mortenson. As dúvidas caem sobre um trabalho que arrecadou milhões de dólares, rendeu palestras e inclusive consultoria ao Pentágono.

 

O livro se tornou um bestseller e conta a história da tentativa fracassada de Mortenson de escalar a montanha K2. Ao descer, o montanhista diz ter se perdido e chegado exausto à aldeia de Korphe, no Paquistão. Tratado pelos moradores, ele prometeu construir uma escola em retribuição. A partir daí, ele criou o Instituto para a Ásia Central (CAI, na sigla em inglês), que já arrecadou US$ 60 milhões em doações, inclusive de Obama, que destinou US$ 100 mil de seu prêmio Nobel da Paz à fundação. O CAI informou na declaração de renda de 2009 ter construído 54 escolas no Afeganistão, atendendo a 28.475 estudantes - 21.165 deles meninas. No site do instituto, os números são maiores: 170 escolas com 68 mil alunos.

 

Mas uma viagem à região revelou uma versão diferente. Pessoas contaram que ele não se perdeu no K2 e que só visitou Korphe em 1994. O "60 Minutes" contesta a versão do sequestro do montanhista no Paquistão em 1996, ao voltar à região. Alguns dos citados como seus captores negaram pertencer ao Talibã e que tivessem sequestrado Mortenson. O programa visitou ainda 30 das 54 escolas listadas em 2009: metade estava vazia, fora construída por outros ou não recebia ajuda alguma há anos.

 

Candidata Fujimori "jura" que não anistiará pai se eleita

 

Agências de notícias

LIMA (Peru) - A candidata à Presidência do Peru Keiko Fujimori, filha do ex-presidente Alberto Fujimori, jurou na segunda-feira que, se eleita, não irá anistiar seu pai, que cumpre uma pena de 25 anos na prisão por abusos de direitos humanos e corrupção. 

Fujimori, uma deputada de 35 anos que enfrentará em 5 de junho o nacionalista Ollanta Humala no segundo turno da eleição presidencial do país, afirmou, além disso, que se conquistar a Presidência, "nunca" voltará a cometer os erros do governo de seu pai, que exerceu o cargo entre 1990 e 2000.

Fujimori fez as declarações no momento em que parte da imprensa local divulga informações sobre uma eventual anistia do ex-presidente, preso em um quartel da polícia em Lima, caso ela vença as eleições.

"Eu juro por Deus que não vou anistiar Alberto Fujimori", disse Keiko Fujimori, ao responder às inquietudes dos jornalistas sobre o tema.

 


A deputada afirmou que "condena" os erros cometidos durante o governo de seu pai, como os atos de corrupção e violações dos direitos humanos.

 

Mas ao mesmo tempo exaltou as realizações obtidas pelo ex-presidente, como a estabilidade econômica e a pacificação do país depois de sofrer a violência guerrilheira do Sendero Luminoso.

 

"Acredito que devemos olhar para o passado com objetividade, mas sem rancores. E o que chegar à Presidência trabalhará sem ódios, convocando a todos, olhando para o futuro, e aqueles erros que foram cometidos, que nunca mais voltem a ocorrer", acrescentou.

 

O ex-presidente Fujimori foi destituído no final de 2000 e depois viveu diversos anos no Japão e depois no Chile, de onde foi extraditado ao Peru em 2007 e condenado por vários delitos.

 

Meio-Oeste e Sul

Número de mortos após passagem de tornados pelos EUA passa de 40

Agências internacionais

RIO - O número de mortos nas tempestades e tornados que atingiram o sul dos Estados Unidos nos últimos dias passou de 40 neste domingo. Segundo a emissora NBC, 47 pessoas morreram em seis estados do sudeste. No sábado, quatro pessoas morreram na Virginia - ao menos uma delas criança - e 64 ficaram feridas. Um tornado também arrancou o telhado de uma escola, derrubou árvores, bloqueou diversas estradas e danificou linhas de energia, deixando mais de 9 mil pessoas sem energia no estado.

 

A Carolina do Norte registrou o maior número de vítimas, com 22 mortos e mais de 80 feridos. No estado, passaram 62 tornados somente na madrugada de domingo. Danos significativos foram relatados em pelo menos 15 municípios, e a falta de energia afetou mais de 200 mil pessoas. Três das vítimas estavam em um trailer que foi destruído. A governadora Bev Perdue declarou estado de emergência. Segundo ela, na noite de sábado o número de pessoas sem luz caiu para 143 mil.

 

- Esse tipo de acontecimento na Carolina do Norte é pouco comum devido à intensidade e à frequência dos tornados - disse à rede o meteorologista Jacqui Jeras. - Isso não acontece muitas vezes nessa parte do país.

 

Um tornado atingiu Berkeley, na Carolina do Sul, destruindo uma igreja e ferindo seis pessoas. Tempestades provocaram alertas em Richmond, Washington DC e Baltimore. Mais de 100 tornados passaram pela região nos últimos dias. Equipes de emergência trabalhavam para avaliar danos nos estados de Geórgia, Mississippi e Alabama enquanto a tempestade se movia em direção às Carolinas do Norte e do Sul e à Virginia.

 

Sete pessoas morreram no Alabama. Duas outras mortes já tinham sido registradas em Oklahoma e nove no Arkansas. No Mississippi, uma pessoa morreu e seis ficaram feridas. As tempestades atingem o Meio-Oeste e o Sul dos EUA desde quinta-feira.

Atentado

 

Carros-bomba matam nove na entrada da Zona Verde em Bagdá

 

Agências internacionais

BAGDÁ - Dois carros-bomba explodiram perto de um posto de controle de segurança em uma das entradas da Zona Verde, em Bagdá, nesta segunda-feira, matando nove pessoas e ferindo ao menos 23, informou uma autoridade do setor de segurança. Os ataques marcam um dia de violência na capital do Iarque, onde outros dois ataques a bomba e um assalto a uma joalheria deixaram outros três mortos e 15 feridos.

O porta-voz da segurança de Bagdá Qassim al-Moussawi disse que dois carros-bomba explodiram na hora do rush da manhã em uma fila de veículos na entrada oeste da Zona Verde, onde estão localizados prédios do governo e embaixadas estrangeiras, no Centro de Bagdá.

Os veículos estavam carregados com grande quantidades de explosivos e foram detonados perto de duas carreatas que levavam um comandante do Exército e uma autoridade do conselho presidencial do Iraque, disse Moussawi. Ainda não está claro se eles eram alvos do ataque.