O dia 14 de fevereiro de 2011 ficará para sempre marcado na história do futebol: o dia em que Ronaldo Fenômeno resolveu parar de atuar como jogador profissional de futebol. Considerado em todo o mundo como um dos maiores jogadores de futebol do mundo de todos os tempos, seu talento conquistou marcas históricas que serão difíceis de serem batidas, como o título de maior artilheiro de todas as Copas do Mundo com 15 gols. Além de campeão mundial pela seleção brasileira em 1994, e 2002, além do vice-campeonato em 1998, sem contar os inúmeros títulos por vários clubes onde atuou.
O carisma do jogador junto do carinho dos torcedores pelo fenômeno é tanto que, segundo pesquisa IBOPE/Nielsen Online, na semana em que anunciou o fim de sua vitoriosa carreira, as menções ao craque nas redes sociais chegaram a 204 mil entre os dias 9 e 16 de Fevereiro. As maiores lembranças ao jogador foram através das palavras “Ronaldo” e “fenômeno”.
Adicionar legendA notícia que logo correu o mundo, fez com que equipes de jornalismo de várias agências de todo o mundo se fizessem presentes na entrevista coletiva onde Ronaldo anunciou oficialmente o fim de sua carreira. Os jornalistas lotaram a sala de imprensa do Corinthians que ficou lotada, a ponto de vários jornalistas ficarem do lado de fora da sala. Jornais do mundo todo destacaram a notícia, como o Jornal argentino “Olé”, que estampou na capa de sua edição digital a manchete “O adeus de um grande”; já o “Marca”, da Espanha, não economizou elogios a Ronaldo e o considerou como “o melhor atacante da história”.


O jogador de 34 anos (18 deles dedicados ao futebol) se despede como um dos principais craques brasileiros da última década. Entre inúmeros agradecimentos aos clubes em que atuou, jogadores, técnicos e torcida, uma das revelações surpreendeu a muitos que assistiam a coletiva, a de que o jogador sofre de um problema chamado Hipotireoidismo, problema que explica sua grande luta contra a balança que o jogador enfrenta nos últimos anos.
Ronaldo iniciou a carreira no São Cristóvão (RJ) e teve passagens por Cruzeiro (MG), PSV (HOL), Barcelona (ES), Internazionale (ITA), Real Madrid (ES), Milan (ITA) e Corinthians. O jogador também participou de quatro copas do mundo (94, 98, 2002 e 2006). Ronaldo fará falta ao mundo do futebol e nós, brasileiros, sentimos muito que a vida não tenha deixado-o atuar por pelo menos mais 30 anos. Craques como o Ronaldo demoram a aparecer, levará um bom tempo para surgir outro semelhante. Igual e superior a ele jamais teremos, isso apenas porque comparações com Pelé nem existem. Ronaldo pôs o Brasil em evidência no cenário mundial do esporte, e por conta dele, nossa seleção foi e é temida por muitas outras equipes. Valeu Ronaldo, o Brasil inteiro te agradece pelas alegrias proporcionadas durante tantos anos!