campeonato-brasileiro-2012
O problema começou praticamente no dia em que o Corinthians anunciou sua saída do Clube dos 13. Isto ocorreu apenas 1 dia antes da divulgação das novas regras para a concorrência dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro de 2012 até o ano de 2014. A direção do Corinthians preferiu negociar separadamente com aquelas empresas interessadas na transmissão dos jogos do Corinthians.
Mas o problema estava só começando, porque a partir daí, vários outros clubes, integrantes do Clube dos 13 resolveram por tomar o mesmo caminho do Corinthians.
Mas o problema estabelecido estava longe de um fim, pelo contrário, iria complicar ainda mais. E foi que aconteceu quando a Rede Globo anunciou que não iria mais participar da concorrência que seria realizada pelo Clube dos 13.


O Grêmio foi o primeiro a fechar contrato com a Rede Globo, para ter os jogos do Campeonato Brasileiro 2012 na emissora. Outros vários clubes já anunciaram ter fechado acordo também, com a emissora, mas o valor até o momento não foi divulgado. O CADE não tem como intervir, apesar de ter solicitado os contratos para serem analisados, mas muito pouco, ou quase nada, poderá ser feito. Este ano, tudo continua como antes, com Rede Globo e Bandeirantes fazendo a transmissão. Toda esta confusão é a respeito das transmissões realizadas a partir do próximo ano.


O presidente do Clube Atlético Mineiro, Alexandre Kalil, já deixou claro seu repúdio ao contrato com a Rede Globo, de forma especial, pelo valor estabelecido.
E agora, mesmo sabendo o desfecho da história, todos aguardam uma solução para o problema. Os torcedores não querem é perder os jogos e continuarem torcendo diante da TV, quando não puderem comparecer aos estádios, mas questionam até que ponto não seria melhor, uma concorrência mais leal, o que poderia vir a melhorar a qualidade das transmissões e cobertura.