Blog

Blog

22 de abr. de 2011

Oscar




O Oscar é o maior prêmio do cinema mundial. Ainda que o troféu represente um cavaleiro careca que veste apenas uma espada para tapar as partes íntimas, a estatueta é o artigo mais cobiçado de Hollywood. Mas os indicados são muitos e nem todos podem sair contemplados. As vezes, injustamente. Estes nunca receberam a cobiçada estatueta do cinema mundial.



Peter O'Toole

10. Peter O’Toole

O veterano ator irlandês tem em seu currículo filmes do calibre de Lawrence da Arábia (1962), Calígula (1979) e O Último Imperador (1989), tendo sido indicado ao Oscar por oito vezes. Em todas essas cerimônias, saiu de mãos vazias, mas, em 2003, foi recompensado com um Oscar honorário por sua contribuição à história do cinema.

John Malkovich

9. John Malkovich

Em filmes como Ligações Perigosas (1988) e Na Linha de Fogo (1993), este ator americano provou seu talento a ponto de muitas pessoas quererem ser John Malkovich. Sua versatilidade e irreverência o tornaram um dos atores mais queridos de Hollywood, tendo sido indicado ao Oscar duas vezes, nenhuma delas com sucesso.

Fred Astaire

8. Fred Astaire

Sua carreira começou aos cinco anos, em vaudevilles e na Broadway. No cinema, foi o maior dançarino de todos os tempos, tendo feito A Roda da Fortuna (1953) e Cinderela em Paris (1957). Em 1950, recebeu um Oscar honorário por sua contribuição ao cinema, mas sua primeira e única indicação veio apenas em 1974, como coadjuvante. Não levou…

Tim Burton

7. Tim Burton

Maestro das maiores bizarrices protagonizadas por Johnny Depp no cinema, o diretor Tim Burton fez trabalhos tão estranhos quanto memoráveis, como Edward Mãos de Tesoura (1990). Nunca foi indicado a melhor diretor, tendo apenas seus filmes ganhado indicações. Já está mais do que na hora do Oscar se render ao seu exotismo.

Stanley Kubrick

6. Stanley Kubrick

Currículo invejável: 2001 – Uma Odisseia no Espaço (1968), Laranja Mecânica (1971) e O Iluminado (1980), entre outros. Seus filmes figuram em qualquer roll de grandes obras do cinema e seu nome entre os grandes diretores. No entanto, nenhuma de suas quatro indicações ao Oscar de melhor diretor se converteu em uma estatueta dourada na estante.

Leonardo DiCaprio

5. Leonardo DiCaprio

Assim como sua amiga Kate Winslet, Leonardo DiCaprio vem fazendo ótimos filmes depois do estrondoso sucesso de Titanic. Kate, que até 2008 figuraria nessa lista, já conseguiu se livrar da maldição da falta de Oscar. Leonardo, que já foi indicado por três vezes, ainda não. Corre que ainda dá tempo, Leo!

Johnny Depp

4. Johnny Depp

Para as bizarrices de Tim Burton darem certo é preciso de um ator talentoso e versátil capaz de sustentar personagens tão exóticos. E este ator é Johnny Depp. Com três indicações ao Oscar de melhor ator (duas para principal e uma para coadjuvante), o astro ainda não conseguiu levar para casa a sua mais do que merecida estatueta.

Alfred Hitchcock

3. Alfred Hitchcock

Não há aposto melhor para Hitchcock: mestre do suspense, de filmes memoráveis como Os Pássaros (1963), Janela Indiscreta (1954) e O Homem que Sabia Demais (1956). Foi indicado cinco vezes a melhor diretor e inexplicavelmente não venceu por Psicose (1960). Levou um Oscar honorário em 1968, que agradeceu com apenas um “thank you”.

Marilyn Monroe

2. Marilyn Monroe

Símbolo sexual de toda uma geração e personificação da diva de Hollywood, Marilyn Monroe teve uma vida curta, mas suficiente para nos dar obras memoráveis como Os Homens Preferem as Loiras (1953) e O Pecado Mora ao Lado (1955). Nem seu clásico vestido branco esvoaçante foi indicado. Marilyn foi completamente ignorada pela Academia.

Charles Chaplin

1. Charles Chaplin

Maior nome do cinema americano, Chaplin nunca ganhou um Oscar competitivo, apesar das indicações a roteiro e ator por O Grande Ditador (1940). Porém, teve a honra de receber por duas vezes um Oscar honorário: em 1929, primeiro ano da premiação, pela versatilidade e genialidade; e em 1973, por sua incalculável contribuição ao cinema.