Blog

Blog

25 de abr. de 2011

Roberto Carlos

Cantor brasileiro que mais vendeu discos no mundo

Cantor brasileiro que mais vendeu discos no mundo




Com um total de 120 milhões de cópias, em 50 anos de carreira, o recorde é de Roberto Carlos, rei da música brasileira


Cantor brasileiro que mais vendeu discos no mundo
Roberto Carlos


O rei Roberto Carlos entra para o RankBrasil pelo recorde de Cantor brasileiro que mais vendeu discos no país e no mundo.

Em 2009, o recordista completou 50 anos de carreira, com 120 milhões de cópias vendidas e iniciou uma turnê em comemoração. A primeira apresentação aconteceu em sua cidade natal, Cachoeiro de Itapemirim - ES, no mesmo dia de seu aniversário de 68 anos, em 19 de abril. O show aconteceu no Estádio do Sumaré.

Roberto Carlos Braga é o quarto e último filho do relojoeiro Robertino Braga e da costureira Dona Laura Moreira Braga e na infância tinha o apelido 'Zunga'. O rei aprendeu a tocar violão e piano ainda criança. Aos nove anos, já fazia sucesso como cantor mirim em uma rádio local, interpretando músicas de seu grande ídolo na época: Bob Nelson.

Na segunda metade dos anos 50, o rei se mudou para Niterói – RJ, onde entrou em contato com um novo ritmo musical: o rock, embalado por Elvis Presley, Little Richard, Gene Vincent e Chuck Berry.

Em 1957, Arlênio Lívio apresentou Roberto Carlos a um grupo de amigos que se reunia na Rua Matoso, na Barra da Tijuca – RJ. Lá, ele conheceu Tim Maia, Edson Trindade, José Roberto 'China' e Wellington, onde formou seu primeiro grupo musical 'The Sputnicks'.

Na mesma época, o rei conheceu Erasmo Carlos, outro fã de Elvis Presley, que se tornaria seu maior parceiro musical, rebatizando o conjunto para 'The Snakes', que passou a se apresentar com frequencia em clubes e festas. No final da década de 50, Roberto Carlos gravou alguns compactos e assim iniciava sua carreira oficialmente.

Em 1962, o recordista, com o amigo Erasmo, lançou o álbum 'Splish Splach', com hits próprios que viraram grandes sucessos. No ano seguinte lançou o LP 'É Proibido Fumar' e assim nascia a Jovem Guarda.

No ano de 1965, pela TV Record, ao lado de Erasmo Carlos e Wanderléa, Roberto Carlos começou a apresentar o programa 'Jovem Guarda', que popularizou ainda mais o movimento e consagrou o cantor, que se tornou um dos primeiros ídolos jovens da cultura brasileira.

Mudança de estilo

A mudança de estilo do cantor veio definitivamente em 1969. O álbum 'Roberto Carlos' foi marcado por um maior romantismo em lugar dos tradicionais temas juvenis típicos da Jovem Guarda.

Entre os sucessos deste LP estão 'As Curvas da Estrada de Santos', 'Sua Estupidez' e 'As Flores do Jardim da Nossa Casa', todas em parcerias com Erasmo Carlos. Ainda naquele ano, foi lançado o 'Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-rosa', segundo filme dirigido por Roberto Farias e novo êxito de bilheteria.

Apresentações internacionais


Em 1981, o cantor fez excursões internacionais e gravou seu primeiro disco em inglês. Outros seriam lançados em espanhol, italiano e francês. Também gravou seu disco anual, que contou com sucessos como 'Emoções', 'Cama e Mesa' e 'As Baleias'.

Durante a década de 1990, o sucesso de Roberto Carlos prosseguiu tanto em nível nacional quanto internacional. Em 1994, ele se tornou o primeiro latino-americano a vender mais discos que os Beatles, com mais de 70 milhões de álbuns vendidos.

Tempos difíceis


No ano de 1998, foi diagnosticado um câncer em Maria Rita, esposa do cantor. O recordista teve de conciliar a gravação do disco anual e o apoio à esposa internada em São Paulo.

O disco 'Roberto Carlos 1998', que quase não foi lançado, tinha apenas quatro músicas inéditas, entre elas 'O Baile da Fazenda', uma parceria com Erasmo Carlos e que contou com a participação especial de Dominguinhos.

Em 1999, o agravamento do estado de saúde de Maria Rita, seguido de sua morte em dezembro daquele ano, fez com que o cantor deixasse de apresentar seu tradicional especial de final de ano na Rede Globo e não gravasse seu disco anual.

O retorno do rei


Depois de um período de reclusão, Roberto Carlos retomou sua carreira com a turnê 'Amor Sem Limite', inaugurada em Recife, em novembro de 2000, título da canção feita em homenagem à Maria Rita, de maior destaque no álbum lançado em dezembro daquele mesmo ano.