Blog

Blog

25 de dez. de 2011

As músicas mais tocadas de Roberto Carlos!... E mais um filme de louvor ao nascimento de Jesus!

Jovem Guarda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Artistas da Jovem Guarda em show na década de 2000.
Jovem Guarda foi um movimento surgido no final da década de 1950, que mesclava música, comportamento e moda. Surgiu com um programa televisivo brasileiro exibido pela TV Record, a partir de 1965. Ao contrário de muitos movimentos que surgiram na mesma época, a Jovem Guarda não possuía cunho político.
Os integrantes do movimento foram influenciados pelo Rock and Roll da década de 1950 e 1960 e pela precursora do rock no país, Celly Campello. Com isso, faziam uma variação nacional do rock, batizada no país de "Iê-Iê-Iê"(expressão surgida em 1964, quando os Beatles lançaram o filme "A Hard Day's Night", batizado no Brasil de "Os Reis do Iê-Iê-Iê"), com letras românticas e descontraídas, voltada para o público jovem. A maioria de seus participantes teve como inspiração o rock da década de 1950/60, comandado por cantores como Elvis Presley e bandas como os Beatles.

 História

A expressão Jovem Guarda começou a ser usada com a estréia do programa de auditório que tinha esse nome, na TV Record, em 1965. Foi tirada de um discurso de Lenin, onde dizia "O futuro pertence à jovem guarda porque a velha está ultrapassada". Foi comandado por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa que apresentavam ao público os principais artistas ligados ao movimento. O programa tornou-se popular e impulsionou o lançamento de roupas e acessórios. O movimento foi identificado como do público jovem, porém, agradou pessoas de todas as idades.
Muitos consideram o fim do movimento juntamente com o fim do programa, em 1968, mas podemos dizer que se estendeu até meados de 1970.
Entre os artistas do movimento destacaram-se Nalva Aguiar, Celly Campelo, Roberto Carlos, Erasmo Carlos,Wanderléa, Vanusa, Eduardo Araújo, Silvinha, Martinha, Arthurzinho, Ronnie Cord, Ronnie Von, Paulo Sérgio, Wanderley Cardoso, Bobby di Carlo, Jerry Adriani, Rosemary, Leno e Lilian, Demétrius, Os Vips, Waldirene, Diana, Sérgio Reis, Sérgio Murilo, Trio Esperança, Ed Wilson, Evaldo Braga e as bandas, Os Incríveis, Renato e Seus Blue Caps, Golden Boys e The Fevers. Entre os principais sucessos estão "Quero Que Vá Tudo Pro Inferno"; "Festa de Arromba"; "Pare o Casamento"; "Garota do Roberto"; "Biquíni Amarelo"; "Meu Bem"; "Eu Daria a Minha Vida"; "O Bom"; "Roda Gigante"; "Rua Augusta"; "Namoradinha de um Amigo Meu"; "Ternura"; "O Caderninho"; "Tijolinho"; "Feche os Olhos"; "A Festa do Bolinha"; "O Bom Rapaz" e "Menina Linda". A partir dos anos de 1990, regravações da Jovem Guarda feitas por outros grupos fizeram sucesso entre os adolescentes.


A seguir, as 10 campeãs. Entram na conta as execuções em rádios, shows e afins, inclusive por outros cantores. O ranking, elaborado pelo Ecad, cobre o período de agosto de 2001 a fevereiro de 2010. Prepare o lenço, pois são tantas emoções.


Por Milene Chaves


Roberto Carlos - Nossa Senhora




Nossa Senhora
A década de 1990 marca duas fases de Roberto Carlos, a religiosa e a de ode às mulheres – ele fez música para as gordinhas, baixinhas e até as de óculos. Essas, no entanto, não fizeram tanto sucesso quanto as religiosas. Em 1993 veio a canção em homenagem à Nossa Senhora, uma das mais conhecidas desse repertório específico. Foi feita em parceria com Erasmo Carlos e entrou na categoria das músicas que não podem faltar em shows e, principalmente, nos especiais de fim de ano, apresentados pela Globo desde 1974.

     Quando eu quero falar com Deus




Quando eu quero falar com Deus
Ainda da fase religiosa, esta foi feita com Erasmo em 1995. É considerada uma resposta de Roberto a Se Eu Quiser Falar com Deus, que Gilberto Gil compôs para o rei. Este teria recusado gravá-la por entender que seu Deus era diferente do de Gil. As letras entregam o bom duelo. Gil diz “Se eu quiser falar com Deus/ Tenho que ficar a sós/ Tenho que apagar a luz/ Tenho que calar a voz”. Já Roberto canta “Quando eu quero falar com Deus, eu apenas falo/ Quando eu quero falar com Deus, às vezes me calo”.

     Roberto Carlos - Canta - É preciso saber viver.mp4





É preciso saber viver
Roberto e Erasmo assinam essa canção, parte da trilha do filme Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-Rosa, de 1969, em que Wanderléa é a mocinha, Roberto é o herói e Erasmo… o amigo, oras. Ficou famosa a regravação feita pela banda Titãs, em 1998.

     Roberto carlos & xororò - arrasta uma cadeira





Arrasta uma cadeira
De gênero sertanejo, foi gravada no álbum de 2005 com Chitãozinho & Xororó. Mas a composição foi feita 14 anos antes, com Erasmo. “Amigo arrasta uma cadeira/ Chega mais pra perto e fale o que quiser/ Fale o que tiver vontade/ De amor, de saudade, fale de mulher”, dizem os primeiros versos, criados com a participação da dupla caipira-pop já em mente.

     DETALHES ROBERTO CARLOS





Detalhes
O melhor detalhe de Detalhes é que o cantor se incomodou com “o ronco barulhento do seu carro” – não gostava da palavra ronco. “Fiquei preocupado com isso meses. Cada vez que mostrava a música ficava olhando a expressão das pessoas pra ver se elas torciam a cara. Mas, não, olharam com naturalidade. Deixei rolar e depois me acostumei”. Esta é um superclássico, de 1971, composta com Erasmo.

     Emoções - Roberto Carlos





Emoções
“Fiz essa canção porque eu queria um show um dia que se chamasse emoções”, contou Roberto em uma coletiva de imprensa em 2004. O plano deu certo: o show, que aconteceu em 1981, fez da palavra a melhor definição do Rei, que na década de 1980 estabeleceu-se como cantor romântico. Quem sabe canta junto a letra que tem colaboração de Erasmo: “Quando eu estou aqui/ Eu vivo esse momento lindo”…

Roberto Carlos - Além do horizonte - Acústico





Além do Horizonte
Do duo Roberto & Erasmo, foi gravada em 1975. O cantor tomou por hábito mudar as palavras negativas de suas letras por versões positivas. Um bom exemplo está na execução de Além do Horizonte do Acústico MTV, de 2001.  Em vez de “Se você não vem comigo nada disso tem valor”, entoa “Por que você vem comigo tudo isso existirá”. Outra: “De que vale o paraíso sem amor” tornou-se “Pois só vale o paraíso com amor”.

     A volta (Roberto Carlos legendado).avi


   


A Volta
“Estou guardando o que há de bom em mim/ Para lhe dar quando você chegar (…)/E em cada beijo certo ficarei/ Que você não vai me deixar”. Se o Rei promete isso tudo, quem ousa sair da linha enquanto espera? Escrita pela dupla e Roberto e Erasmo, a música segura-mulher foi gravada em 2004 no álbum Roberto Carlos Pra Sempre – Ao Vivo.

     Roberto Carlos COMO É GRANDE O MEU AMOR POR VOCÊ 720p





Como é grande o meu amor por você
Esta declaração de amor musicada faz parte da trilha do filme Roberto Carlos em Ritmo de Aventura, de 1967. Haja amor: fica difícil superar os versos “E não há nada pra comparar/ Para poder lhe explicar/ Como é grande o meu amor por você/ Nem mesmo o céu, nem as estrelas/ Nem mesmo o mar e o infinito/ Não é maior que o meu amor, nem mais bonito”. Foi escrita por Roberto, sozinho, para a sua primeira esposa, Nice.



Jesus Salvador

Roberto Carlos - Jesus Cristo



A música mais tocada do rei do romance, quem diria, fala de Jesus. Em dezembro de 2009, junto com familiares e fãs, Roberto Carlos cantou Jesus Salvador na missa celebrada pelos dez anos da morte de Maria Rita, sua última mulher. Com razão, já que a composição de Roberto e Erasmo, gravada no disco de 1994, é praticamente uma prece.




     FILME BíBLICO: JESUS SEGUNDO EVANGELIO DE SÃO LUCAS .FLV