Blog

Blog

2 de dez. de 2011

Desenho animado da Disney Aquarela do Brasil


Desenho animado da Disney Aquarela do BrasilAproveitando que a animação Rio está para estrear nos cinemas brasileiros, nosso parceiro @marlioe indicou um vídeo do Youtube que muita gente até esqueceu da existência. Trata-se do desenho animado Aquarela do Brasil, produzida pela Disney lá pelos anos 40 do século passado e estrelada pelo Pato Donald e pelo personagem até então inédito Zé Carioca, um papagaio com toda a malandragem brasileira.


É interessante notar o quanto certo estereótipos do Brasil mostrados naquela época ainda perduram, se você comparar o desenho animado da Disney com a produção da Dreamw0rks. Está tudo lá: o samba, a malandragem carioca e pássaros silvestres como símbolos máximos da nossa fauna. Pelo menos a trilha sonora da animação dos anos 40 é formidável, tendo a canção-título Aquarela do Brasil, de autoria de Ary Barroso, sendo cantada por Aloysio Oliveira e o samba Tico-Tico no Fubá, de Zequinha de Abreu, tocando como música de fundo.
É o tipo do caso de vale a pena ver de novo, pois é muito interessante rever o desenho animado que introduziu o Zé Carioca nas animações da Disney e fazer algumas comparações com Rio, que tem direção do brasileiro Carlos Saldanha e promete ser um dos grandes filmes de animação de 2011. Confira!