Blog

Blog

20 de dez. de 2011

Tecnologia!...

Le Internet Medley: homenagem a 40 memes em apenas uma canção


Explicar um meme é mais ou menos o mesmo que tentar fazer que a tia que passa o dia todo em frente da televisão compreenda o arremate de uma piada com duplo sentido. O meme na cibercultura popular e com o começo do auge das redes sociais, converteu-se na via de escape e catarse de milhões de sensações  (algumas muito bobas, para dizer a verdade) tanto de artistas como improvisados, já que na cultura meme, o que menos importa é a qualidade da obra senão sua efetividade.

Chuck Norris, Trololo, Nyan Cat, Forever Alone, Rickrollers, Trollface, Keyboard Cat, Bixa Muda e toda expressão com uma mínima percentagem de conteúdo bizarro é caldo de cultivo de um futuro meme.

Estes caras do grupo The GAG Quartet (que não sabemos se existia antes desta canção ou são um meme que agrupa centenas de memes) decidiram homenagear mais de 40 memes de popularidade mundial em uma canção onde os protagonistas são dezenas de virais que invadiram a internet desde tempos desconhecidos, que hoje já desfrutamos como se fossem de nossa família (ainda que a tia continue sem entender...). Como dado adicional e para destacar que a ideia não foi algo improvisado, o guitarrista Or Paz é um dos coautores junto a Tom Trager do popular site Ahmed & Salim.

Para entendê-lo melhor, vejam e desfrutem o vídeo, que com mais de 4 milhões de visitas já não deixa dúvidas de que é a homenagem que o Forever Alone solto na rede já merecia há muito tempo.

Insuperável time-lapse desde a ISS


Já vimos vários vídeos desde a Estação Espacial Internacional, e cada vez que publicam um novo, sempre nos parece ser o definitivo, afinal sempre é possível um passo além. É o que comprova esta recopilação em HD realizada por Michael König, que nos oferece uma viagem ao redor de nosso planeta como nunca havíamos sonhado. Para apagar a luz, aumentar o volume do som e recostar no cadeirão.

Quero um avião de papel que se faça só, como este origami


Há aviõezinhos de papel que são bem complicados de fazer. Então imagine um que a sua folha esticada quando recebesse luz começasse a se armar sozinho, assim como um Transformer de papel. Pois foi isso o que conseguiu um grupo de cientistas da Universidade Estatal da Carolina do Norte: converter objetos 2D em objetos 3D.

A única coisa requerida é uma lâmina de plástico previamente tencionada na qual depois imprimem grossas linhas negras nos pontos de interesse de dobra. Depois é exposta a uma luz infrarmelha e Tcham Rammm!!! A folha dobra-se para formar o objeto desejado.

O que acontece aqui é que as linhas negras absorvem muita mais energia da luz que o resto do plástico. Dessa forma já conseguiram fazer cubos e pirâmides e espero que logo consigam desenvolver a técnica de tal maneira que possa ter um aviãozinho que se dobra por sua conta.
Via | Gizmodo.

Teste de um cão guia robô para cegos


Desde 2005, a companhia de robótica japonesa NSK vem desenvolvendo um cão robô guia para cegos. O último modelo tem quatro articulações em cada pata, bem como câmeras e sensores que permitem com que "veja" os obstáculos enquanto guia um ser humano. Caminha ao redor de duas milhas por hora e não tem problemas com escadas, mas me pareceu um pouco lento, como podemos ver no vídeo.
Via | .

O mundo em que vivemos


Nem sempre gosto das campanhas ecologistas da WWF, que ultimamente vem assumindo alguns posicionamentos bem distantes da razão sem considerar os possíveis avanços científicos, típica atitude de idosos rabugentos. Mas devo concordar que este vídeo é brilhante. Não vivemos sozinhos neste planeta, às vezes convém recordar.

Biólogos unidos em uma canção por uma melhor reação em cadeia da polimerase


Como demonstração prática de que qualquer coisa não só fica melhor adereçada com violinos ou sabres de luz, senão que também cantada em coro ao estilo We Are the World inclusive emociona, aqui temos um entranhável grupo de "cientistas" cantando os benefícios da PCR (reação em cadeia da polimerase), uma técnica de laboratório que serve para amplificar os fragmentos de DNA de nossas células.

É chegado o fim: robôs chineses jogam ping-pong e prometem ganhar


Wu e Kong são dois robôs de tamanho humano que jogam ping-pong bem melhor que qualquer um de nós. Se os robôs japoneses já me assustavam, com a chegada dos chineses estou pensado em me esconder debaixo da cama.

O nome destas máquinas criadas na Universidade de Zhejiang têm origem no personagem principal da novela clássica épica chinesa "Viagem ao Oeste", Sun Wukong (O Rei Gracioso) e são parte de um longo projeto da universidade para construir uma sistema de robôs humanóides de alto rendimento.

Segundo podemos ver no vídeo, não requerem mover seus pés (mantêm seu equilíbrio sozinhos), e rebatem tudo graças a seus 30 motores que funcionam de maneira independente e detectam o movimento da bolinha com as câmeras em seus olhos para predizer seu trajeto. E, pasmem, são capazes até de sacar. Medo!
Via | Engadget.

Incrível vídeo: um passo mais próximo do patinete de Marty


Ainda que chamem de efeito quântico (não é para tanto) este vídeo mostra uma bela demonstração do efeito Meissner. Espetacular como poucos, o efeito Meissner produz um curioso comportamento nos campos magnéticos, que incluem um "efeito de levitação" bastante espetacular. O outro vídeo mostrado depois do salto contém explicações mais detalhadas:

Robô cabeleireiro


Este invento não chegará ao nível do Orgasmatron imaginado por Woody Allen, mas acho que se aproximará muito. A ideia não é complicada: um robô que lavará, massageará e secará nossas cabeças com 24 dedos. O aparelho, desenvolvido pela Panasonic, sairá ao mercado em 2012 e promete deixar desempregado milhares de aprendizes de cabeleireiro.

Até aqui o invento e, a partir daqui, a imaginação: robô cabeleireiro afetado, robô cabeleireiro fofoqueiro, robô cabeleireiro louco que decapita os clientes que falam mais do que a boca...

A furadeira que faz furos quadrados


Quem tem um pouco de conhecimento em metalurgia sabe que é impossível realizar de forma mecânica um furo quadrado, a não ser aplicando a tecnologia de eletroerosão presente em ferramentarias. Afinal todo tipo de furadeira deixa sempre uma impressão circular porque sempre depende de uma peça cilíndrica que gira. Pois bem, isto agora é passado, no seguinte vídeo você verá a primeira furadeira que faz esses buracos com forma quadrada graças a um engenhoso mecanismo xing ling (quem poderá agora dizer que eles só copiam?).

A explicação à curiosa forma de deixar um bloco metálico cheio de furos quadrados reside na forma da broca, que se assemelha a um triângulo com arestas convexas. E ao invés de seguir o habitual movimento de giro sobre um eixo central estático podemos apreciar uma série de giros excêntricos. Uma solução sem dúvida engenhosa e que resolve de maneira prática e elegante uma questão que, nos casos a que se propõe, costuma ser onerosa e demorada.

Minha grande dúvida agora é onde posso comprar parafusos quadrados? E especialmente... como são rosqueados? :-)