Blog

Blog

7 de jun. de 2012

Aqui?... TEM TUDO!


Stairway to Heaven na harpa

Nojento: A retirada de uma mariposa do nariz de uma velha


Se você conseguir conter a aflição de ver a operação de retirada da mariposa de dentro das fossas nasais da velha, terá a incrível surpresa de ver que o inseto está vivo lá dentro.
Nauseabundo, não? Perfeito para sua segunda-feira matinal.

 Inesquecíveis filmes de fantasia

Para trazer a lembrança dessas obras à tona, eu resolvi criar esta pequena lista, com alguns dos filmes de temática fantástica que mais me marcaram. Obvio que são muitos filmes, mais do que eu seria capaz de me lembrar então só citarei aqui alguns, mas isso não significa nem que eles estejam categorizados por qualidade nem que algum filme que eu tenha me esquecido não preste. Não incluirei aqui filmes envolvendo aliens e nem super-heróis, embora eu reconheça que a temática dos super-heróis tem os pés na fantasia.


A Lenda (1985)
Filmaço. Quando alguém fala em filme de fantasia, eu penso logo nesse. A Lenda é um filme com Tom Cruise, interpretando um de seus melhores personagens. Tem tudo que a gente merece: Fadas, duendes, unicórnios e o capetão mais alucinante do cinema. Recomendo Veementemente. A fotografia é qualquer coisa de absurda. O filme é uma obra de arte. Do tipo que todo fã de Fantasia merece ter um Dvd edição de colecionador.


O cristal negro – 1982
O cristal negro estava adormecido no fundo das minhas memórias até agora a pouco, quando a Débora me mandou um email e eu lembrei dele. Foi daí que surgiu a vontade de fazer este post. O Cristal negro é um filme quase totalmente feito com puppets. Obra do Jim Henson e Frank Oz. Engraçado como pouca gente conhece este filme e ainda assim ele é cult.



Conan o bárbaro
Não preciso dizer o quanto eu adoro este filme. Não sei o que eu prefiro em Conan o Barbaro. Só sei que gosto de tudo nele. Tudo. Eu não mudaria absolutamente nada nessa obra. Adoro a forma como o Tulsa Doom fala, com o olhar vidrado de um psicopata, a transformação dele na cobra… A mensagem velada sobre o crescimento das religiões e seitas fundamentalistas no roteiro… A crucificação do Conan onde ele mata a dentadas o abutre, as porradas quando o Conan ainda está vivendo como escravo-gladiador. Porra é tudo foda! Tudo! Me intriga como depois desse fizeram uma BOSTA completa com “Conan o destruidor”. Achei “Conan o destruidor” tão merda que nem cito ele aqui. Mas eu curto tanto os filmes do Conan que até esta merda eu assisto sempre que passa.
O Conan O bárbaro marcou tanto minha infância que eu assisti na Tv e gravei no video. Daí eu vi isso pelo menos umas 200 vezes ao ponto de decorar as falas. O que eu gosto nesse filme é que ele é naturalmente violento. Não tem aquele joguinho de cena boçal para disfarçar a violência. É o melhor do estilo capa-e-espada nos anos 70, quando ninguém sabia o que era o “politicamente correto”. E a musica é F-O-D-A.
Este não é o melhor filme de fantasia que tem, mas é sem dúvida o meu preferido.


A história sem fim
Tá aí um filmaço. O filme é muito, muito bom, mas ainda assim fica aquém do livro, que é uma das obras primas da literatura.


Labirinto
Outro clássico dos anos 80. Com David Bowie e tudo mais! Bons efeitos para a época, temática sensacional. Vale a pena assistir.



Guerra nas Estrelas, o Império Contra-ataca e o Retorno de Jedi
Tá aí um filme que afetou a minha cabeça desde cedo. Infelizmente eu vi a obra fora da seqüencia certa. Comecei pelo império contra-ataca, ainda no cinema. Mas nunca mais me esqueci. Aquilo afetou meus miolos e eu virei um jedi maníaco. Mas eu tenho um certo preconceito com os demais filmes da saga fora dos três iniciais. Acho os outros excessivamente pirotécnicos, com muito efeito especial, mais do que precisava.
Vocês podem dizer que Star Wars devia estar na categoria ficção científica e não fantasia, mas devo lembrar que no fundo é um filme de fantasia com um toque sci-fi. Espadas de luz que colidem, naves que pegam fogo no espaço… “A força” dos jedis… Enfim, até um ork tem no filme – os soldados do palácio do Jabba.



Willow
Eu confesso que nunca gostei muito de Willow. aqueles anões sempre ma pareceram uma tentaiva velada de fazer uns hobbits. Mas No cômputo geral, Willow é o clássico filme de fantasia. Tem bons personagens e uma história estruturada de modo simples, com uso de muitos arquétipos, como o do predestinado. Bons efeitos e tudo mais. É um conjunto de muitas coisas boas individualmente que somados produzem um resultado bom, mas não ótimo e muito aquém de excelente. Diverte mas não empolga.



Fantasia 
Um dos maiores êxitos do Walt Disney, Fantasia tem um lugar cativo nas memorias da minha infância. Lembro de ter visto o filme no cinema, naturalmente em alguma reprise, pois fantasia é antigaço (1940), mas fez tanto sucesso que repetiu varias vezes no cinema durante as décadas seguintes. Nos 90 ele foi remasterizado. Eu adoro a parte do Mickey, aprendiz de Bruxo, mas o que eu realmente nunca mais esqueci é a Toccata e Fuga do Bach, executada magnificamente.



Monthy Pyton e o Cálice Sagrado ( eu existo graças a este filme!) 
Este filme é uma comédia bema antiga. Certa vez minha mãe me disse que estava vendo Tv com meu pai e achando o filme chato. Daí eles resolveram fazer algo mais interessante… E eu nasci. Logo, devo minha vida a este filme. Nesta obra existem cenas antológicas, como a do cavaleiro negro e a das andorinhas africanas.



Highlander
Este está no coração, junto com Conan, fantasia, A lenda e outros. Eu adorei Highlander. Nesta fase eu jogava RPG feito louco e tinha uma certa obsessão por colecionar espadas. Não precisa dizer que eu pirei com este filme. O melhor filme do Cristopher Lambert. Tão bom quanto o do Tarzã que ele fez.
Chato é que highlander sofre do mal que é o bordão do filme: “Só pode haver 1″. Só o primeiro prestou. O resto todo foi fiasco atrás de fiasco. Aliás, a franquia detém o recorde de maior vergonha alheia por um filme na história do cinema. (highlander 2)



Senhor dos anéis (os 3)
Não tenho muito o que dizer de LOTR além do fato de que aqui está uma obra muito, muito bem feita mesmo. Acho que é o máximo que dá pra fazer com o que o dinheiro pode pagar em termos de filme de fantasia. A obra original é um clássico e trazer isso para o cinema foi considerado insanidade durante décadas. Eu quase trabalhei nestes filmes, então eles são de certa forma, especiais pra mim.



A Bússola de ouro
Só vi este filme recentemente. É um filme baseado na obra do Philip Pullman. Bem feito, bem pensado e com ótimo acabamento. Eu gostei, apesar de ficar com “gosto de quero mais” no fim.



Piratas do Caribe (tudo) 
Piratas do Caribe era uma atração da dsineylandia que levou décadas para virar um produto audiovisual. E quando fizeram, fizeram bem. Jhonny Deep ficou eternizado com esta obra. Monstros, navios fantasmas, magia e seres intrigantes surgem e somem ao sabor das marés. Super recomendo. Filme para toda a família.  


Vinte mil léguas submarinas -1954

Baseado na obra de Julio Verne, aqui está um mega-clássico do cinema de fantasia. Cheio de efeitos especiais que impressionaram e marcaram gerações.



King Kong – 1933/2005
King Kong é também um clássico do cinema. Com varios remakes na carreira, este filme sempre deu certo. A última versão, conta com impressionantes efeitos especiais e insetos que dão pesadelos.



Bewoulf
Bewoulf é todo feito em 3d e conta com uma Angelina Jolie digital. Bem feita, a obra impressiona por sua qualidade técnica e estilo. Logo de cara eu esqueci que era 3d e curti.



Merlin 
Merlin é um telefilmes, ou seja uma obra feita para a BBC. Mas a qualidade e o apuro técnico que foram colocados neste filme fazem dele um clássico imperdível para todos os que curtem cinema de fantasia.



Dungeosn & Dragons – O filme
Este decepcionou. Eu esperava muito mais. O filme cagou com o potencial do D&D nas telonas. Triste morte para algo tão promissor. Me lembro claramente que só descobri que não era um filme do desenho Caverna do Dragão na poltrona do cinema. Quase chorei de raiva. Antes fosse.


Talvez uma das coisas mais difíceis seja definir exatamente o que é um filme de fantasia. É um filme que se passa na época medieval? Ao meu ver não, já que “Coração Valente” se passa nesta época e não é de fantasia. E Gladiator, apesar de haver belas lutas de espada, também não.
O troço é tão controverso na minha cabeça que por exemplo, “Reign of Fire”, um filme cujo monstro principal é um dragão, eu não considero uma obra do gênero fantasia.

Imagino que a melhor forma de descobrir se uma obra é um clássico do gênero fantasia é haver algum tipo de magia no filme, além de um toque fantástico que saia do aspecto da realidade. Pode incluir criaturas estranhas, seres de outras dimensões, mundos paralelos, pode se passar no passado ou no presente, pode se passar em mundos que não a Terra e pode se tratar até mesmo de um desenho animado. Estes filmes mostram que não existem limites para a criatividade e que as boas histórias são eternas. Infelizmente temos que reconhecer que algumas dessas obras só podem ser vistas se você achar uma antiga VHS num sebo de locadora. Penso que a Tv poderia reprisar muitos desses filmes. Mesmo que na madrugada, pois certamente qualquer um desses aqui é melhor do que a maior parte dos programas de Tv de hoje em dia. 

Buraco negro

Muito legal este filme



Festival anual de bizarrices acontece na Tailândia



O nome do estranho evento é vegetarian festival, e acontece em Phuket, na Tailândia. Durante o evento é comum que pessoas se martirizem gratuitamente, inserindo piercings de todos os tamanhos e formas em suas faces. A coisa é bastante estranha e seria impossível não noticiar o bizarro festival nesse blog, dada a gumpice extrema dos objetos que os tailandeses gostam de enfiar em seus corpos.
Vegetarian Festival 913705a Festival anual de bizarrices acontece na Tailândia
A festa macabra existe desde 1800 e reúne centenas de pessoas, dura dez dias e é marcada por nove procissões onde os rituais de auto-flagelação ocorrem para “purificar” as pessoas.
Aviso: Este post é bizarro. Imagens impressionantes inside!

03 10 2008 121120 epa 01508595 Festival anual de bizarrices acontece na Tailândia
1786387324 af8b3a1254 Festival anual de bizarrices acontece na Tailândia
2beach umbrella piercings jae Festival anual de bizarrices acontece na Tailândia
929224708 7da66315dd Festival anual de bizarrices acontece na Tailândia
Vegetarian Festival 913708a Festival anual de bizarrices acontece na Tailândia
Vegetarian Festival 913709a Festival anual de bizarrices acontece na Tailândia
Vegetarian Festival 913710a Festival anual de bizarrices acontece na Tailândia
Vegetarian Festival 913735a Festival anual de bizarrices acontece na Tailândia
phuketvegetarianfestival03 Festival anual de bizarrices acontece na Tailândia
piercing1 Festival anual de bizarrices acontece na Tailândia
shovel Festival anual de bizarrices acontece na Tailândia
veggie 03 Festival anual de bizarrices acontece na Tailândia
Vegetarian Festival 913703a Festival anual de bizarrices acontece na Tailândia
Antes de dizer que essas pessoas são loucas, reflita que esta é uma outra cultura, bem diferente da nossa, e que para eles, os nossos rituais podem parecer tão ou mais estranhos do que esses.

Socorrista atende alienígena acidentado numa rodovia brasileira?


Fala sério? Se bobear isso é verdade, meu. Afinal se é pra inventar, por que o cara não pensou um troço mais plausível? E se ele inventou isso para aparecer, por que quer ficar anônimo? Resta também a possibilidade da maluquice ou aposta entre amigos.
Esse mundo é muito gump mesmo!


Simulação do sistema Ares


Muito legal o video. Veja só:



Aproveitando o assunto, um novo planeta com condições potenciais de abrigar algum tipo de vida foi descoberto:
Pesquisadores da Nasa (agência espacial norte-americana) anunciaram a descoberta de química básica para a vida em um segundo e novo planeta quente e gasoso, muito distante do nosso Sistema Solar. Feito na terça-feira (20), o anúncio da pesquisa também informa que isso permite aos astrônomos avançar quanto a identificar planetas onde a vida possa existir.

“É o segundo planeta fora do nosso Sistema Solar em que água, metano e dióxido de carbono foram encontrados –elementos importantes para processos biológicos em planetas habitáveis”, disse o pesquisador Mark Swain, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa. “A descoberta de componentes orgânicos nos dois exoplanetas já traz a possibilidade de que será corriqueiro encontrar planetas com moléculas que podem ser vinculadas à vida.”

Os pesquisadores usaram dados de dois observatórios em órbita: os telescópios espaciais Hubble e Spitzer, para estudar o HD 209458b –que, além de quente e gasoso, é gigante (maior do que Júpiter) e orbita em uma estrela semelhante ao Sol por volta de 150 anos-luz de distância da Terra, na constelação de Pegasus.

Sequencial

A descoberta segue a uma outra, ocorrida em dezembro de 2008, que mostrou a presença de dióxido de carbono (CO2) em outro planeta do tamanho de Júpiter, o HD 189733b. Observações anteriores do Hubble e do Spitzer também tinham revelado que o planeta contém água em vapor e metano.
Para rastrear as moléculas orgânicas, a Nasa usou espectroscópios, instrumentos que dividem a luz em componentes para mostrar a “assinatura” de diferentes elementos químicos. Dados da câmera infravermelha do Hubble e do espectrômetro de multiobjetos mostraram a presença de moléculas, e dados do fotômetro e do espectrômetro infravermelho do Spitzer mediram as respectivas quantidades.
“Isso demonstra que nós podemos identificar as moléculas importantes nos processos de vida”, disse Swain. Os astrônomos podem, a partir de agora, comparar as duas atmosferas de ambos os planetas, pelas diferenças e similaridades. Por exemplo: as quantidades de água e dióxido de carbono relativas a ambos os planetas são similares, mas o planeta HD 209458b mostra ter metano em abundância, quando comparado com o HD 189733b. “A alta abundância de metano está nos dizendo alguma coisa”, disse Swain. “Pode significar que houve algo especial sobre a formação deste planeta.”
“A detecção de compostos orgânicos não significa necessariamente que há vida em um planeta, porque existem outras formas para a geração destas moléculas”, disse Swain. “Se detectamos compostos químicos orgânicos em um planeta rochoso como a Terra, nós vamos entender o suficiente sobre o planeta para descartar processos sem vida que poderiam ter conduzido os elementos químicos até lá.”
O planeta, que leva o nome de HD 209458b, não é habitável, mas possui a mesma química que, se encontrada em um planeta rochoso no futuro, pode indicar a presença de vida.



A aparição no elevador



É possível falar com um piano

Obviamente que isso não se dá com um sujeito tocando, mas sim com um computador e um sistema de controle automatizado de cada nota. Através do engenho, foi possível reproduzir a fala de uma criança. Confira:


A criança está recitando um trecho de “Proclamation of the European Environmental Criminal Court” que foi lida no World Venice Forum de 2009.
É meio estranho e talvez até assustador, mas se formos decompor a voz humana, perceberemos que são inúmeros pequenos tons que somados conduzem nossa percepção.
O compositor Austríaco Peter Ablinger começou este trabalho pegando a voz de crianças e decompondo-as e transferindo a freqüência de espectro para o piano.
Evidentemente, a voz não sai perfeita, já que foi decomposta em uma variação tonal pequena. A velocidade também interfere na composição da “fala” do piano.
Este experimento chega aos limites entre a musicalidade e a comunicação.

Dinossauros lutam num programa de Tv ao vivo


É óbvio que os dinossauros são fantasias, já que estes animais estão extintos a milhões de anos. Mas me impressionou o molejo da roupa de filhote de Trex (ou similar) que o cara usa. Dá pra ver as pernas do ator fora da roupa, mas isso no escuro faz qualquer um correr pela própria vida. Imagina que show chegar numa festa a fantasia assim. Muito legal. Se não me falha a memória, eu postei um video aqui em meados do ano passado, que mostrava esta fantasia sendo fabricada. 

Porto de Galinhas – eu fui!

129542470skYGJe ph Porto de Galinhas   eu fui!
cimg1904800 Porto de Galinhas   eu fui!
nadando Porto de Galinhas   eu fui!
3985547285 4063330837 Porto de Galinhas   eu fui!
cimg2165800 Porto de Galinhas   eu fui!
cimg2170 Porto de Galinhas   eu fui!
cimg2186800 Porto de Galinhas   eu fui!
cimg2227800 Porto de Galinhas   eu fui!
p0310090130 Porto de Galinhas   eu fui!
porto3w Porto de Galinhas   eu fui!


Confira os videos do evento



1 dia:
2 dia:
Passeio no Pontal:


3 dia:

Animação insana

Mais um tesouro encontrado


saxongoldreutersfish584 Mais um tesouro encontrado
O tesouro foi descoberto enterrado nas terras e uma fazenda, que fica num local não divulgado em Staffordshire. Segundo historiadores britânicos, trata-se do mais valioso tesouro já descoberto no Reino Unido.
O mais provável é que os Museus de Londres façam uma polpuda oferta pelos tesouros ao -feliz- caçador de tesouros.
O local onde o tesouro foi encontrado foi o terreno de Mercia, um dos cinco grandes reinos anglo-saxões do século 7.
Terry Henert disse que achar o tesouro foi mais legal que ganhar na loteria. Os  arqueólogos estão exitados com o potencial da área e acreditam que podem descobrir mais coisas.




Chineses gravaram um monstro marinho?


A estranha criatura teria sido registrada nadando perto da superfície de um lago na China.
Monstros lacustres são (são?) mitos que fazem parte da história humana desde tempos bem antigos. Serpentes marinhas, criaturas gigantescas cheias de tentáculos como o monstruoso Kraken eram figuras comuns no imaginário dos valentes homens que se lançavam ao mar em busca de desbravar o planeta (que pensavam ser plano) para descobrir riquezas. Muitos desses monstros ficaram famosos e são conhecidos (com inúmeras testemunhas oculares) até os dias de hoje. O mais famoso é Nessie, o monstro do Lago Ness, na Escócia. Outro monstro bastante famoso é o Ogopogo, que fica nos lagos da Columbia Britânica, no Canadá e vem sendo registrado desde 1700.
Embora criaturas enormes, com grandes corpos e cabeças de serpente venham sendo descritas e em alguns casos até registradas por equipamentos de testemunhas, não se obteve nenhuma prova irrefutável de que realmente existam. Por conta disso, os monstros marinhos estão na mesma categoria dos aliens e “pés grandes”, “homens das neves”, yetis e etc.
Seria possível mesmo que algum tipo de animal desconhecido ou ser pré-histórico tenha conseguido se manter incólumes em habitats longes dos olhos humanos por tantos milênios?
Esta é uma pergunta que muitos pesquisadores tentam – até o momento – em vão responder. Pesquisas usando sonares de alta precisão não identificaram o monstro de Loch Ness, embora tenham registrado atividades estranhas no lamacento fundo do lago, que permanecem inconclusivas (pois podem ser pedras, lodo, troncos podres ou até cardumes de esturjão).
Embora tenha sido registrado em relatos, e até mesmo em boletins policiais, o Monstro do Lago Ness, “Nessie” para os íntimos, sempre foi algo de truques e boatos falsos que embora tenham servido para divulgar o monstro, operaram com igual força na mente das pessoas para desacreditá-lo.
Um exemplo disso é a famosa foto em que Nessie aparece com a cabeça para fora do lago, que anos depois de rodar o mundo, foi reconhecida pelo próprio autor como uma fraude deliberada.

A famosa foto falsa do Monstro de Loch Ness
A maioria das pessoas já não crê mais em serpentes marinhas, famosas na idade média. Hoje, a maioria das pessoas que especulam sobre as erráticas criaturas que tem sido registradas, acreditam que possam ser algum tipo de plessiossauro, um tipo de dinossauro que parece se encaixar como uma luva sobre os relatos das testemunhas.
plesiosaur Bizarro: Chineses gravaram um monstro marinho?

nessieflipper Bizarro: Chineses gravaram um monstro marinho?Embora muitos céticos creiam que tudo não passa de uma questão cultural, algumas fotos deixam a coisa ainda mais intrigante. Uma delas é esta nadadeira, registrada com uma câmera submarina pelo barco de Robert Rines, em 1972, um barco que estava em busca do famoso monstro.

A notícia de que fósseis de plessiossauros foram encontradas nas margens do lago Ness, contribuem para a crença de que Nessie seja uma remanescente de dinossauros, embora os plessiossauros tenham existido milhares de anos antes do lago vir a se formar, na era do gelo.
Outra fotografia impressionante é a do não tão famoso “Champ”, o monstro do lago Champlain.

O monstro do lago Champlain, um lago enorme que vai de Nova York ao Canadá já “apareceu” para cerca de 130 pessoas diferentes, sendo registrado em fotos muitas dessas vezes. A foto mais famosa foi obtida em 1977, quando Sandra Mansi passeava com a família na beira do lago. Ela viu a enorme cabeça da criatura emergir, sendo precedida por um longo pescoço e um corpo escuro. O marido de Sandra entrou em Pânico, gritando para que as crianças saíssem da água.Desde que sua foto foi publicada no New York Times, muitas pessoas alegaram ter visto o Champ. Entretanto, muita gente desconfia da veracidade da história alegando que o que foi registrado era apenas um tronco com um pedaço de madeira flutuante. Outra boa hipótese foi a de um elefante se refrescando num lago, com a tromba para fora. O problema maior com esta hipótese, é que não existem elefantes na região do lago Champlain.
A região do Canadá é fértil em termos de lagos e por conseguinte, de monstros lacustres. Talvez o monstro mais famoso de lá seja o Ogopogo, que aparece em registros de 1700.  O Ogopogo, ao contrário dos outros monstros, parece uma serpente, surgindo copm diversas corcovas para fora da superfície do lago. Ele teria uma cabeça parecida com a de um cavalo e seria muito rápido.
ogopogo Bizarro: Chineses gravaram um monstro marinho?
O aspecto mais assustador do Ogopogo é que ele come gente. Lendas dos nativos americanos referem-se ao Ogopogo tendo se alimentado de pessoas que se aproximavam do lago. E muitas pessoas que foram nadar no lago Okanagan sumiram sem deixar vestígios e seus corpos nunca foram encontrados.
Fora este, existem também os monstros (sim, um casal) Caddy e Amy, que supostamente vivem no baía de Cadboro. Já se passaram mais de duas décadas de aparições do estranho casal de moradores da baía. Estima-se que a taxa de avistamentos dos dois oscila em 6 avistamentos ao ano. Uma taxa impressionante para qualquer monstro marinho que se preze. As aparições chegaram a tamanha taxa de freqüência que ocorreu uma grande tentativa de capturá-los e transferí-los para um tanque em Vancouver. Obviamente, o empreendimento não obteve sucesso.
Sabe-se que outros lagos menos conhecidos ostentam casos de monstros. Um deles é um monstro argentino. Ele teria sido visto por um fazendeiro no lago Nahuel Huap, e seu nome é Nahuelito.
Nahuelito, o monstro lacustre portenho
Outro monstro curioso é o que habita um lago na Turquia. Confira o documentário sobre ele.



Se realmente essas criaturas existem ou se são produtos da mente humana, não podemos dizer. Mas apenas registrar e esperar que mais cedo ou mais tarde, novas descobertas da criptozoologia joguem luz sobre estes intrigantes mistérios do mundo. 


Não vou perder tempo escrevendo. Assista e pense.