Blog

Blog

29 de jun. de 2012

Senado americano aprova reforma na saúde de Obama - Chip a marca "das bestas"



A Comissão de Finanças do Senado dos Estados Unidos aprovou nesta terça-feira por 14 votos a 9 o plano de reforma do sistema de saúde americano, um dos principais projetos políticos do presidente Barack Obama.

Nesta votação - considerada crucial para a Casa Branca e a maioria democrata - os aliados de Obama no Congresso obtiveram o apoio da senadora republicana moderada Olympia Snowe, o primeiro apoio republicano a esse projeto.

"Nosso plano fornecerá uma cobertura de saúde a mais 23 milhões de americanos", destacou o presidente democrata da comissão, Max Baucus, ao abrir a sessão desta terça-feira. Segundo ele, 14 milhões de outras pessoas se beneficiaram com o plano através do sistema Medicaid (seguro saúde para os mais pobres).

O projeto de lei deve, agora, ser incorporado ao aprovado pela Comissão de Saúde do Senado, em julho, antes de ser apresentado para a votação em plenário.

Na Câmara de Representantes, três outras comissões aprovaram suas versões e será preciso conseguir um acordo para que a reforma passe antes do final de 2009, conforme a vontade de Obama.

O projeto que passou pela Comissão de Finanças já recebeu uma estimativa favorável em termos de custo. O Comitê de Orçamento do Congresso (CBO) publicou um estudo concluindo que contribuiria para reduzir o déficit orçamentário americano.

Segundo o CBO, o plano de reforma preparado pela Comissão de Finanças permitiria obter uma redução do déficit orçamentário da ordem de 81 bilhões de dólares em 10 anos, com um custo total de 829 bilhões de dólares. Mas o debate ainda está longe de terminar. Estuda-se, também, a possibilidade de incluir na reforma uma "opção pública" que entraria em concorrência com os planos privados de saúde.

Nas negociações que já começaram entre a maioria democrata, a ideia de um sistema público de segurança que seria administrado pelos Estados começa a ter relevância.

(Com agência France-Presse)
Fonte: Veja

Obama também aprovou a lei de implantação de microchip nos Estados Unidos como reforma na saúde para o ano de 2013. O microchip será obrigatório, sem o qual não se poderá ter acesso aos centros de saúde. Um minúsculo  implante no braço de um paciente para acelerar a informação vital sobre o histórico médico de um paciente para médicos e hospitais...Me engana que eu gosto!