Blog

Blog

29 de jun. de 2012

Alergia!... Qual o melhor tratamento, como combatê-la?


Diagnóstico e tratamento de alergias

Coceira, pele irritada, tosse, espirros, coriza, vômitos, diarréia, , irritação na garganta ou coceira no ouvido, dificuldade para respirar, dor de cabeça, inchaços… São vários os sintomas de alergia de pele, respiratória ou alimentar. Existem, também centenas de substâncias que podem causar alergia, e a sensibilidade a cada uma delas varia para cada pessoa. Como, então, saber quais são as responsáveis pelas suas crises alérgicas? Como evitar ter uma crise? Existe cura?


A alergia é uma reação exagerada de defesa do organismo frente a substâncias reconhecidas como prejudiciais. Um simples perfume, que para a maioria das pessoas não causa nenhuma reação, pode fazer você sentir muita coceira e vermelhidão na pele, assim como pode disparar enxaqueca em outra pessoa, e espirros em mais uma. As células de defesa dessas pessoas têm sensibilidade para um ou mais dos componentes do perfume, deflagrando reações para combater e eliminar essa substância do seu corpo.


A melhor forma de identificar os alérgenos (substâncias causadoras de alergia) a que você tem sensibilidade é realizando o teste de alergia, ou alergoimunodiagnóstico. Através da exposição aos fatores alérgenos em pequenas doses, e verificando a reação causada por cada uma, é possível confirmar cada uma das substâncias que você deve evitar. O teste é feito com adesivos contendo as substâncias. Esses adesivos são mantidos na pele por 48 horas. Na retirada, o alergologista (médico especialista em alergia), observa quais causaram reação alérgica e em que grau. Existe outra variável do teste, em que são feitos minúsculos arranhões na pele, e são colocadas gotas das substâncias sobre eles, sendo mantidas por aproximadamente 30 minutos.


Além de evitar as substâncias a que você tem alergia, como manter a casa limpa (alergia ao pó), trocar os lençóis com frequência (alergia a ácaros), não comer determinados alimentos ou não usar perfume, o médico poderá receitar medicamentos como anti-histamínico ou anti-leucotrieno (anti-alérgicos), corticosteróides, descongestionantes nasais e broncodilatadores, para combater a crise alérgica e minimizar os sintomas.


O tratamento mais eficaz, entretanto, é a utilização de vacinas. Apesar de não levar à cura, possibilita alguns anos de resistência aos alérgenos. As vacinas necessárias são definidas de acordo com o resultado do teste de alergia e aplicadas em intervalos regulares, prescritos pelo médico.



Renata Ribeiro

Veja este vídeo, você pode encontrar a solução para seu problema alérgico!

Alergia e Medicina Antroposófica