Eduardo Paes - Prefeito do Rio de Janeiro |
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes nos mostra quatro grandes idéias sobre como levar o Rio, e todas as cidades, ao futuro, deixando a cidade mais inteligente e com soluções arrojadas.
É uma grande honra estar aqui. É uma grande honra estar aqui falando sobre cidades, falando sobre o futuro das cidades É otimo estar aqui como prefeito Eu realmente acredito que os prefeitos tem a posição política que pode realmente mudar a vida das pessoas. Esse é o lugar que tenho que estar. E é ótimo estar aqui como o prefeito do Rio. O Rio é uma cidade linda, um lugar vibrante e especial. Na verdade, vocês estão olhando para um cara que tem o melhor trabalho do mundo. E eu gostaria de compartilhar com vocês um momento especial da minha vida e da história da cidade do Rio de Janeiro.
(vídeo) Locutor: E agora, senhoras e senhores, o envelope contendo o resultado. Jacques Rogge: Eu tenho a honra de anunciar que os jogos da 31ª Olimpíada acontecerão na cidade do Rio de Janeiro (Comemoração)
EP: OK. Isso é muito emocionante mas não foi fácil chegar lá. Na verdade, foi um grande desafio. Nós tivemos que derrotar a monarquia européia Esse é Juan Carlos, o rei da Espanha. Tivemos que derrotar os poderosos japoneses com toda a sua tecnologia Tivemos que derrotar o homem mais poderoso do mundo defendendo sua cidade natal. Então, não foi nada fácil. E, na verdade, esse último cara aqui disse uma frase alguns anos atrás que eu acho que se encaixa perfeitamente na situação, em que o Rio ganhou os Jogos Olímpicos. Nós realmente mostramos que: sim, nós podemos.
E essa é, então, a razão de eu ter vindo aqui esta noite. Eu vim aqui dizer para vocês que as coisas podem ser feitas e que nem sempre é preciso ser rico ou poderoso para fazer as coisas acontecerem, que cidades são um grande desafio. É uma tarefa difícil lidar com cidades. Mas, com alguns métodos inovadores de fazer as coisas acontecerem, com alguns mandamentos básicos, você pode transformar as cidades em lugares muito, muito bons para viver. Quero que todos vocês imaginem o Rio Provavelmente, vocês pensam em uma cidade cheia de energia, uma cidade vibrante, cheia de verde. E ninguém mostrou isso melhor que Carlos Saldanha no filme do último ano "Rio"
EP: Ok, algumas partes do Rio são bem desse jeito, mas não é assim em todo lugar. Somos como toda cidade grande do mundo. Temos muitas pessoas, poluição, carros, concreto, muito concreto. Essas fotos que estou mostrando aqui, são fotos de Madureira. É como o coração da periferia do Rio. E eu queria usar um exemplo do Rio do que estamos fazendo em Madureira, nesta região, para vermos o que devemos pensar como o nosso primeiro mandamento.
Todas as vezes que você vir uma selva de pedras como essa, o que você precisa fazer é achar espaços abertos. Se você não possuir espaços abertos, você deve ir lá e abrir espaços. Então, entre nesses lugares abertos e faça com que as pessoas possam entrar neles e usar-los. Esse será o terceiro maior parque do Rio em junho desse ano. Será um lugar onde as pessoas podem se encontrar, onde podemos colocar natureza. A temperatura vai baixar cerca de dois, três graus centígrados Então, o primeiro mandamento que quero lhes deixar hoje é: uma cidade do futuro deve ser ambientalmente amigável. Toda vez que você pensar em uma cidade, você deve pensar verde. Você deve pensar verde e verde.
Passando ao segundo mandamento que gostaria de lhes mostrar. Vamos pensar que as cidades são feitas de pessoas, muitas pessoas juntas. as cidades são abarrotadas de pessoas. Então, como locomover essas pessoas? Quando temos 3.5 bilhões de pessoas vivendo nas cidades -- até 2050, teremos 6 bilhões de pessoas. Todas as vezes que você pensa em locomover essas pessoas você pensa em transporte de alta capacidade. Mas, há um problema. Transporte de alta capacidade significa gastar muito, muito dinheiro.
(Música) (Vídeo) Pássaro: Isso é incrível. (Música)
Esse é um mapa do Rio. Todas as linhas, as linhas coloridas que vocês veem, são a nossa rede de transporte de alta capacidade. Atualmente, carregamos apenas 18 porcento da nossa população em transporte de alta capacidade. Com os VLTs que estamos fazendo novamente, o caminho mais barato e mais rápido, iremos aumentar para 63 porcento da população locomovendo-se com transporte de alta-capacidade.
Avançando para o terceiro mandamento. E esse é o mais controverso. Tem a ver com as favelas, os bairros pobres do que quer que chamem, há diversos nomes pelo mundo todo. O ponto em que queremos chegar aqui, hoje a noite, é que as favelas não são sempre um problema. Quero dizer, às vezes as favelas podem ser uma solução, se você lidar com elas, se você instituir políticas públicas dentro das favelas. Deixem-me mostrar um mapa do Rio de novo. O Rio tem 6.3 milhões de habitantes - mais de 20%, 1.4 milhões, vive nas favelas. Todas essas partes vermelhas são favelas. Vejam, elas estão espalhadas por toda a cidade. Essa é uma vista típica de uma favela do Rio. Você vê o contraste entre os ricos e os pobres.
A segunda afirmação que quero fazer sobre favelas é: você deve abrir espaços na favela. Levar infraestrutura às favelas, aos bairros pobres, onde quer que você esteja Rio tem o objetivo, até 2020, de ter todas as suas favelas completamente urbanizadas. Outro exemplo, aqui havia um aglomerado de casas, depois construimos isso, o que chamamos de quarteirão inteligente. Esse é um lugar com tecnologia de ponta onde as crianças que vivem nas casas pobres próximas a esse lugar podem entrar e ter acesso a toda a tecnologia. Também construímos um cinema lá -- filmes 3D. E esse é o tipo de mudança que você pode ter. E, no fim do dia, você ganha algo mais importante que um prêmio do TED, que é uma bela gargalhada de uma criança que mora na favela. Assim, o terceiro mandamento que quero lhes deixar hoje é: uma cidade do futuro deve ser socialmente integrada. Você não pode lidar com uma cidade se ela não é socialmente integrada.
Avançando ao nosso quarto mandamento, eu realmente não estaria aqui hoje a noite. De novembro a maio, o Rio fica completamente abarrotado. Acabamos de ter, na semana passada, o carnaval. Foi ótimo. Muito divertido Tivemos o Reveillon. Havia aproximadamente dois milhões de pessoas na praia de Copacabana Tivemos problemas. Nessa epoca do ano, enfrentamos as chuvas tropicais, enchentes. Vocês podem imaginar como as pessoas ficam felizes comigo vendo esse tipo de cena. Temos problemas com as chuvas tropicais. Quase todo ano temos esses deslizamentos de terra, que são terríveis.
Mas a razão pela qual pude vir aqui é por causa disso. Isso é algo que fizemos com a IBM há pouco mais de um ano. É o que chamamos de Centro de Operações do Rio E quero lhes mostrar que posso administrar minha cidade, usando tecnologia, daqui, de Long Beach, assim, cheguei aqui ontem a noite e sei tudo. Vamos falar agora com o Centro de Operações. Este é Osorio ele é nosso secretário de assuntos urbanos. Osorio, bom estar com você. Já disse às pessoas que temos chuvas tropicais nessa época do ano. Como está o clima no Rio agora?
Osorio: O clima está ótimo. Temos tempo bom hoje. Deixem-me lhes mostrar nosso radar de satélite do clima. Vocês veem só um pouco de umidade em torno da cidade. Nenhum problema no Rio, em termos de clima, hoje e nos próximos dias.
EP: Ok, como está o trânsito? Nessa época do ano, nós temos muitos engarrafamentos. As pessoas ficam muito bravas com o prefeito. Então, como está o trânsito hoje a noite?
Osorio: Bem, o trânsito, hoje a noite, está bom. Deixem-me lhes mostrar um de nossos 8.000 ônibus. Uma transmissão ao vivo do centro do Rio para você, Sr. Prefeito. Viram, as ruas estão livres. Agora, são 11 horas da noite no Rio. Nada para preocupar em relação ao trânsito. Vou lhes mostrar agora os incidentes do dia. Tivemos trânsito pesado nas primeira horas da manhã, e na hora do rush na parte da tarde, mas, nada para grande preocupação. Estamos abaixo da média em se tratando de incidentes de trânsito na cidade
EO: OK, agora você está mostrando alguns serviços públicos. Esses são os carros.
Osório: Exatamente, Sr. Prefeito. Deixem-me mostrar a nossa frota de caminhões de lixo. Essa é uma transmissão ao vivo. Temos GPS em todos os nossos caminhões. E vocês podem vê-los trabalhando em todas as partes da cidade. Coleta de Lixo no horário. Serviços públicos funcionando bem.
EP: Ok, Osorio, muito obrigado. Foi ótimo lhe ter aqui conosco. Vamos avançar para que eu possa concluir. (Aplausos) Ok, sem arquivos, esse lugar, nenhuma papelada, nenhuma distância, trabalho em tempo integral. Assim, o quarto mandamento que quero lhes deixar hoje a noite é: uma cidade do futuro deve usar a tecnologia para estar presente. Eu já não preciso estar lá para saber e para administrar a cidade.
Mas, tudo que eu disse aqui, hoje a noite, os mandamentos são meios, são caminhos, para que a gente administre as cidades-- investir em infraestrutura, investir no verde, abrir parques, abrir espaços, integrar socialmente, usar a tecnologia. Mas, no fim do dia, quando falamos de cidades, falamos em reunir pessoas. E não podemos ver isso como um problema. É fantástico. Se há 3.5 bilhões agora, haverá 6 bilhões depois haverá 10 bilhões. Isso é ótimo, significa que teremos 10 bilhões de mentes trabalhando juntas, 10 bilhões de talentos juntos.
Assim, uma cidade do futuro, eu realmente acredito, que é uma cidade que se preocupa com seus cidadãos, integrando-os socialmente. Uma cidade do futuro é uma cidade que nunca deixa ninguém de fora da grande festa, que são as cidades.
Muito obrigado.
[Via BBA]