Blog

Blog

2 de jun. de 2012

Fenômenos paranormais


A Sombra da Noite


Episódio completo sobre o caso do Poltergeist de Porto Alegre.


Porto Alegre, agosto de 1953. Um apartamento na Rua André da Rocha se tornou o centro das atenções do público e repórteres: estranhos movimentos e aparições acontecem por lá: uma imagem de Santa Bárbara flutua pela sala, louça se espatifa misteriosamente. A polícia é chamada, repórteres fazem vigília esperando os fantasmas e a história fica cada vez mais surpreendente.

Além de diversos depoimentos de familiares e vizinhos que presenciaram a movimentação na década de 1950, o Projeto Neblina esteve no local para procurar evidências sobre o que de fato aconteceu naquela noite...

Caso do Fantasma da Dra. Gladys


Quadro "Assombração", que foi exibido no jornal "RJ no Ar" do dia 19/04/2011, na Rede Record.
O Projeto Neblina foi até a casa da Dona Ione, no Rio de Janeiro, para investigar possíveis manifestações que acontecem durante a madrugada, inclusive a aparição de uma mulher que ela desconfia ser a antiga dona do imóvel.



Abaixo seguem as duas imagens sequenciais citadas na reportagem. Ambas foram tiradas do mesmo corredor utilizando o equipamento ultravioleta. Na segunda imagem é possível ver uma forma esfumaçada que não aparece em nenhuma das outras imagens feitas naquela noite.




(Clique nas Imagens para Ampliar)


O caso, a princípio, gira em torno da Dra. Gladys Browne, uma conhecida cirurgiã da década de 60, e que era cunhada de Dona Ione, atual proprietária do apartamento.
Os tipos de manifestações, as visões de uma mulher andando pela casa e o próprio relacionamento conturbado entre as duas, sugerem que a possível atividade esteja mesmo ligada a Dra. Gladys.
Porém, novos detalhes descobertos em um velho recorte de jornal podem indicar um outro caminho...



A investigação ganha um elemento à mais quando um suicídio, aparentemente não esclarecido, entra na história. Alguns objetos pessoais do médico que se matou foram levados para dentro do apartamento onde os fenômenos tem acontecido, e eram guardados no banheiro, exatamente o ponto de maior atividade da casa.

Trailer do Programa "Histórias Extraordinárias"


A RBS TV liberou hoje o trailer de um dos episódios que fará parte da temporada 2011 da série "Histórias Extraordinárias".
Este episódio, que vai se chamar "À Sombra da Noite", mostrará o caso do Poltergeist de Porto Alegre e os eventos ocorridos durante a madrugada em que o Projeto Neblina esteve dentro do apartamento onde a manifestação aconteceu.

Caso do Engenho da Rainha



Trailer do longa nacional - MEIA LUZ


Entre Agosto e Setembro deste ano, o Projeto Neblina participou da produção do longa metragem nacional MEIA LUZ, que mostra uma pesquisa de campo realizada por um grupo de jovens tendo como pano de fundo uma lenda urbana da cidade de Batatais, interior de São Paulo.
Durante as gravações, o Projeto Neblina cedeu equipamentos de pesquisa e prestou a consultoria necessária para o seu uso, bem como os procedimentos de campo adotados em uma investigação real.

O filme conta com a direção de Rogério Takashi e produção executiva de José Adalto Cardoso, e sua estréia está prevista para Janeiro de 2011.

Mansão Winchester


Winchester Mistery House

   A Mansão Winchester até hoje desperta a curiosidade do grande público por sua arquitetura peculiar, a função excêntrica de suas instalações e pelas histórias que a cercam. As obras se iniciaram em 1884 e só terminaram em 1922, por ocasião da morte de sua proprietária. Ao todo são 160 salas, 40 quartos, 47 lareiras e 10 mil janelas aproximadamente, planejados durante 38 anos de construção ininterrupta.

Sarah Winchester (1839-1922)

   Sarah Lockwood Pardee nasceu em Connecticut, Nova Inglaterra, Costa Leste dos Estados Unidos. Em 1862, contraiu matrimônio com Willian Wirt Winchester, cujo pai era proprietário da maior fábrica de armas de então: Winchester Repeating Arms Company. Seus rifles se difundiram por terem disparos repetidos, diminuindo os intervalos de recarga. O primeiro desses rifles foi apelidado como 'Yellow Boy', desenvolvido em 1866, somente superado mais tarde pelo modelo de 1873, conhecido por ser ''A Arma que Conquistou o Oeste''. Willian e Sarah tiveram uma menina naquele ano de 1866, mas, devido a uma doença de nome marasmo - provocada pela deficiência de proteínas no organismo; faleceu semanas após. Em 1881 foi a vez do marido de Sarah,vítima de tuberculose. Willian deixou-lhe uma soma considerável, de maneira que Sarah passou a ter um rendimento diário de $ 1.000 dólares (perto de $ 22.000 nos valores atuais).

O rifle apelidado de 'Yellow Boy' por causa do receptor de latão

   As perdas da filha e do marido (fotografia ao lado) exerceram forte impressão sobre Sarah. Ambos teriam sucumbido por causa de uma maldição gerada a partir das inúmeras almas de pessoas mortas pelos tais rifles, segundo um médium de Boston, e o único meio de Sarah livrar-se dela seria construir uma casa para abrigar estes almas - com um detalhe: Sarah jamais poderia parar a obra ou ela também morreria. Sarah Winchester iniciou a procura pelo local ideal, confiante que os espíritos a guiariam, e foi achá-lo em San José, cidade da Califórnia.

A Mansão Winchester antes do terremoto de 1906

   A mansão começou a ser erguida em 1884 por operários que trabalhavam durante 24 horas sem parar. Sarah concebia o projeto durante o sono e, no dia seguinte, mostrava ao encarregado responsável por executá-lo. Caso não ficasse como o desejado, Sarah mandava derrubar e refazer. O desenho dos cômodos eram, de acordo com a lenda, indicações dos próprios espíritos. Ali há escadas que dão em nenhum lugar, portas falsas, fossos e corredores labirínticos que serviriam para despistar entes malévolos que porventura viessem a perseguir a milionária. Sessões misteriosas começavam à meia-noite em um quarto azul, onde ninguém estava autorizado a entrar, e terminavam por volta das duas da manhã com o soar de um sino. O terremoto de 1906 fez ruir os três últimos dos sete andares já erguidos. Sarah atribuiu a causa à irritação dos espíritos, provocada pelo fato dos construtores perderem muito tempo nos cômodos dianteiros.
   Sarah morreu em 1922, e a mansão pôde ser terminada, pondo fim a 38 anos de uma obra que mais parecia fruto de uma mente perturbada. A casa virou atração turística, e quem estiver interessado pode consultar a página oficial para melhor conhecer a história, ver fotos e assistir os vídeos disponibilizados.
Basta clicar no endereço abaixo:
http://www.winchestermysteryhouse.com/

Há também uma curta reportagem do Fantástico sobre a Mansão Winchester logo abaixo:

O PÉ GRANDE... Existe gente que acredita!



Este é um documentário exibido no programa American Paranormal da National Geographic, sobre a tentativa de provar cientificamente a existência do Pé Grande, uma lenda norte americana. Para os crédulos qualquer coisa é uma prova. Para os céticos, nem mesmo Deus e o Diabo dançando can-can na sua frente consiste em prova. E você o que acha? Confira!

PS.: Infelizmente não é possível acessar a parte 2 no nosso país, mas ela não prejudica o entendimento global. Felizmente, o documentário está sendo exibido no Brasil em português em diversos horários - CLIQUE AQUI!