Blog

Blog

6 de jun. de 2012

Microcosmo no jardim


Hoje de manhã eu estava de castigo esperando a HP entregar aquele meu Netebook. Enquanto esperava, eu resolvi sair pelo jardim com o presente de natal da primeira dama, uma câmera fotografia Casio Exilim EX-FH20. Daí eu resolvi fazer uns testes com ela. A Nivea é aquele tipo de fotógrafa que ainda não domina os recursos manuais de uma câmera. Gosta de tudo automático, do tipo aponte e clique. Mas eu sou daquele tipo mais tarado, que tenta todos os modos possíveis (e com resultados quase sempre desastrosos).

olhandodajanela Microcosmo no jardim
mosquinhacolorida Microcosmo no jardim
Olhando da janela
Mosquinha de belo colorido
Não sou fotógrafo profissional, mas eu gosto muito de brincar com essas coisas. Principalmente quando o objeto da foto é não-humano. Quando fomos escolher a câmera nova, eu procurei uma que tivesse justamente uma boa quantidade de recursos eletrônicos, mas que também oferecesse um macro bom. Como vocês sabem, eu faço bonequinhos e miniaturas, e graças a isso, sou forçado a buscar sempre fotos de detalhes minúsculos. A nossa câmera antiga me dava altos problemas para obter boas macros. Mas depois do teste de hoje, me considero satisfeito.
barbuleta Microcosmo no jardim
aranhazinha Microcosmo no jardim
Dona Aranha. Eu estou criando essa aí.
bichim1 Microcosmo no jardim
bichim2 Microcosmo no jardim
Microabelhinha. Ela deve ter uns dois milímetros.
bichim3 Microcosmo no jardim
Pernilongo do inferno? Que bicho é esse???
bichim4 Microcosmo no jardim
Amar é: Meter a câmera novinha da mulher num formigueiro.
bichim5 Microcosmo no jardim
bichim6 Microcosmo no jardim
Não me pergunte. Eu não faço a mínima idéia que porra é essa. Cigarras trepando?
borboleta Microcosmo no jardim
florzinha Microcosmo no jardim
florzinha2 Microcosmo no jardim
fmga Microcosmo no jardim
Olha o macro do bagulho, meu.
gigarrinha Microcosmo no jardim
grilim Microcosmo no jardim
grilim2 Microcosmo no jardim
grilim3 Microcosmo no jardim
Grilo radioativo
lesminha Microcosmo no jardim
Lesminha feliz
Tudo que eu fiz foi pegar a câmera, colocar no supermacro e sair pelo meu jardim fotografando a vida silvestre. Brinquei de fotógrafo do Discovery até a hora do almoço e me espantei com a diversidade de espécies que encontrei no meu próprio jardim. Algumas tão minúsculas que me impressionei com o resultado.
Outra coisa interessante é o zoom animal que ela dá. 20X de zoom óptico mais um tanto de zoom digital. Esta foto do lagarto sorrindo, foi feita no zoom máximo, sem o Mal de Parkinson (o nome do meu tripé).

lagartim Microcosmo no jardim
Eu estava a uns 20 metros do animal, que pegava sol no muro. Olha o grau de detalhe que ela dá (vou deixar esta em full resolution):
Grilo Microcosmo no jardim
Uma parada que ela faz que é foda, muito foda mesmo, é a câmera lenta. Sim, meu. Ela filma em câmera lenta. Ok, não é a Supercâmera do Discovery, mas é o mais perto que eu já vi um equipamento doméstico chegar.
Aqui estão meus testes com a câmera lenta:

Posso dizer que dá pra ver um beija-flor bater asa, meu! Ela alcança a marca de 1000 frames por segundo! icon surprised Microcosmo no jardim mg:
Obviamente que nem tudo são flores. Dois pontos negativos dela me matam de raiva: Um é que ela BEBE bateria. O outro é que o controle focal dela em mono de foco manual é horrendo pra acertar. Infelizmente, os caras da Casio não fizeram a gente girar manualmente o controle da objetiva para obter o foco. Isso ferra a precisão no modo de foco manual. Também achei lentíssimo o tempo de gravação de imagens RAW. Isso porque ao gerar a RAW ele grava também um JPG junto.
Mas no fim das contas, o veredito da câmera foi muito positivo. Volta e meia eu comento alguns produtos que compro e gosto aqui, sem nenhuma intenção comercial. Entenda com isso que EU NÃO ESTOU GANHANDO NADA da CASIO para falar bem dessa câmera.
Minha opinião é de usuário. Se você é fotógrafo profissional, ela pode não te oferecer nenhuma boa vantagem. Mas para quem está começando na fotografia, quem não quer gastar os tubos com jogos de lentes e quem busca um equipamento automático que alie alguns interessantes recursos manuais, essa câmera é ótima. Uma das grandes vantagens é o peso. Ela é leve, sem deixar de ser robusta e não é muito grande ao ponto de precisar de uma mala para transportar. Ela tem ISO 1600 e um modo em que fotografa até 40 fotos por segundo em até 9 megapixel. Fora isso, a câmera faz imagens em JPG e RAW. Além de filmar em HD com 30fps.
Aliás, falando em filmar. Ela tem uma parada que contando assim, parece macumba. Ela filma o passado!
Não, não tô zoando não. É sério. Vamos dizer que vc está filmando uma corrida. O carro passa e vc dispara o botão de filmar tarde demais. Vc não perdeu a filmagem. Ela consegue guardar os 5 segundos ANTERIORES a você apertar o botão! (não me pergunte como. Isso parece mágica pra mim tb!)
Mas nos pontos fracos, o pior é que ela bebe bateria à vera, então não dá pra pensar nela sem considerar a hipótese de levar junto um pacote de baterias de 2500 mAh e o respectivo carregador. A Casio podia pensar em relançar esta câmera com uma tela Oled, para poupar bateria. Percebi que o grande consumo vem da tela TFT de 7,6cm. Outro ponto fraco é a memória interna de apenas 32mb. Fala sério. Hoje em dia com chips gigantescos de espaço em tamanhos minúsculos, custava colocar logo três ou quatro giga de espaço interno nativo na câmera? Então, se vc for filmar, compre um memory card de bom tamanho. Eu comprei um de 2gb e tem dado vazão. Mas eu filmo pouco. Se vc filma muito, sugiro um de 8GB ou mais. Outra parada que eu acho que ela podia ter é bluetooth.
O resto, é só diversão. Espero que curtam as fotos.