Blog

Blog

6 de jun. de 2012

Postes de Luz Espiões





Detalhes acerca das luzes de rua financiadas pelo governo federal que servem como dispositivos de vigilância onipresentes não estão ficando menos assustadores. Um vice-diretor da Segurança Interna disse à FOX Charlotte, “ você nunca vai saber ” se a Grande Irmã estava observando, uma frase que não ficaria deslocada em 1984 de George Orwell.


E não estamos só dizendo isso para fazer drama – a idéia de que você nunca poderia ter a certeza ou não de que o Grande Irmão estava observando você e a impressão de estar constantemente sob suspeita é um tema dominante na distópica novela de 1949, que mostrava um estado totalitário em que a população é mantida sob vigilância constante do governo.

“ Se a cidade instalou luzes de rua com capacidades de vigilância… você nunca vai saber ”, teria dito o vice-chefe da Segurança Interna de Charlotte segundo a Fox.

Assim como os habitantes da Oceania tinham teletelas que vigiavam todos os seus movimentos, gravavam suas conversas e exibiam mensagens de propaganda, está previsto aos americanos serem tratados da mesma maneira com o uso das luzes de rua ‘inteligentes’, que agora estão sendo instaladas nas principais cidades do país.

E, assim como Winston Smith era incentivado pela teletelas para informar sobre os criminosos do pensamento, essas luzes de rua vão exibir mensagens de Janet Napolitano estimulando aos americanos informarem sobre as “ atividades suspeitas ” de cada um.

Mas, ao contrário de Orwell em 1984, as Intellistreets não dependerão de crianças denunciando seus pais por fazerem declarações subversivas, a capacidade de gravação de conversas privadas do sistema tornaráeste processo muito mais eficiente.

A reportagem da FOX Charlotte também divulga também um novo modo pelo qual as luzes de rua serão usadas para ficar de olho nos americanos que se atreverem a sair de casa. O sistema está ligado diretamente com a polícia local. Se os sensores nas luzes de rua captarem qualquer movimento em certas horas do dia, as autoridades são alertadas, o que torna a aplicação de toques de recolher muito mais fácil.

Uma vez que os fabricantes dos dispositivos tem explorado a onda de publicidade, com o pontapé inicial dado pela nossa história, para salientar o quanto as luzes de rua podem ser usadas na “ segurança interna ” com o propósito de “ manter as pessoas seguras ” ao mesmo tempo em que economiza energia, o governo federal imediatamente proclamou que elas são “ duplamente boas ” e agora elas estão sendo instaladas em grandes cidades como Detroit, Chicago e Pittsburgh com uma ajuda financeira do Departamento de Energia.


Fonte: Planeta Prisão